X

As 10 Melhores Questões sobre Reforma e Contrarreforma com Gabarito

Questões sobre Reforma e Contrarreforma

A reforma protestante foi um dos marcos iniciais da Idade Moderna. Ela estabeleceu novos parâmetros religiosos na Europa do século XVI, que foram acompanhados de inovações políticas ao quebrar a unidade garantida pela Igreja Católica. Porém, esta última não deixaria passar em branco tudo que acontecia. Neste texto, você encontra um resumo e testa seus conhecimentos com questões sobre Reforma e Contrarreforma.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder as questões sobre Reforma e Contrarreforma, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que foi a Reforma Protestante?

Já ouviu falar na União Europeia? Ela é um bloco econômico que conecta diversos Estados-nação europeus e dá as bases de diversas leis, de modo a formar um modo próprio de vida no continente.

Porém, ela nem sempre existiu. Até o século XVI, quem garantia essa unidade e estabelecia os costumes na Europa era a Igreja Católica. A unidade era mais espiritual que política.

Contudo, um monge agostiniano chamado Martinho Lutero estava inconformado com certas práticas de alguns clérigos. Eles praticavam o pecado da simonia, que é a venda de bênçãos, cobrança por sacramentos e indulgências.

Geralmente esse é um dos pontos mais cobrados nas questões sobre Reforma e Contrarreforma. Isso se deve ao fato de Lutero ter publicado 95 teses sobre os erros dos clérigos, iniciando um debate entre seus alunos.

Com a imprensa, inventada por Gutemberg anos antes, as teses ganharam uma proporção que não se esperava, chegando ao conhecimento das autoridades da Igreja. O Papa Leão X escreveu uma bula apontando 41 erros nas teses de Lutero e exigiu a sua retratação, mas ele se negou a fazê-la. Estava iniciada a Reforma Protestante.

À época, o Sacro Império Romano Germânico, que começou com a coroação de Carlos Magno pelo papa Leão III em 800 d.C., era governado por Carlos V. Ele convocou a Dieta, ou Assembleia, de Worms, em 1521 para analisar o caso de Lutero, que foi declarado herege.

Lutero seria punido, mas o príncipe Frederico de Wartburg o escondeu em seu castelo, onde ele traduziu a Bíblia para o alemão.

A atitude de Lutero conquistou políticos de diversas casas nobiliárquicas, o que levou à quebra da unidade que vigorava na Europa de então. Isso, somado ao ambiente criado pelo Renascimento, abriu espaço para outros reformadores.

Dentre eles, os mais destacados são João Calvino e Henrique VII, rei da Inglaterra. Esses nomes aparecem em várias questões sobre Reforma e Contrarreforma.

O que foi a Contrarreforma?

Como a Igreja Católica reagiu às críticas? Esse é um dos tópicos que mais caem nas questões sobre Reforma e Contrarreforma. Vamos descobrir.

A Igreja Católica responderia às acusações levantadas contra ela com o auxílio do Estado, como o Tribunal do Santo Ofício. Contudo, o recurso à inquisição e outros instrumentos de poder não deram muito certo. 

Assim, ela passou a promover reformas internas, buscando a moralização dos clérigos e dos fiéis, o que ficou conhecido como Contrarreforma.

A Igreja não cedeu às reivindicações teológicas de Lutero e demais críticos. Pelo contrário, ao organizar o Concílio de Trento (uma reunião de bispos de diversos lugares do mundo) reafirmou a sua doutrina.

No entanto, houve mudanças disciplinares e litúrgicas. O celibato dos padres passou a ser obrigatório em todo o mundo, regras litúrgicas foram estabelecidas também de modo universal, criando uma missa só para as dioceses, conhecida como Missa Tridentina.

Além disso, ordens religiosas foram criadas ou as que existiam passaram por reformas. O destaque vai para os jesuítas, fundada por Santo Inácio de Loyola com vocação intelectual e missionária.

Estes foram os padres responsáveis pela catequização da maior parte das nações indígenas brasileiras e pela busca da moralização dos colonos. Eles eram rigorosos nos costumes morais e nas coisas da fé, mas também pouco rígidos em adotar elementos da cultura nativa, o que facilitou seu trabalho entre os índios.

Questões sobre Reforma e Contrarreforma

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. Vamos agora às questões sobre Reforma e Contrarreforma!

Questão 1- (UECE) Numere os ideais das reformas religiosas que ocorreram no decorrer do século XVI, apresentados abaixo, de acordo com os seguintes representantes dos movimentos reformistas:

1. Luteranos; 2. Calvinistas; 3. Anabatistas; 4. Contrarreformistas.

( ) Defendiam a liberdade de consciência em matéria de fé.

( ) Defendiam a justificação pela graça e as obras.

( ) Acreditavam que apenas a fé na promessa divina era eficaz para a salvação.

( ) Acreditavam que, na predestinação divina, havia eleitos e condenados.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) 2, 3, 1, 4.

b) 1, 2, 4, 3.

c) 4, 1, 2, 3.

d) 3, 4, 1, 2.

Questão 2 – (Puc-Rio) – A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:

a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.

b) ausência de hierarquia eclesiástica.

c) tolerância em relação às demais religiões cristãs.

d) afirmação da primazia da igreja sobre o Estado.

e) crítica às estruturas sociais vigentes.

Questão 3-  (Mackenzie) As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se:

a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.

b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.

c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.

d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.

e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

Questão 4- (Cesgranrio) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

l – o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.

2 – a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.

3 – a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

4 – a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

As afirmativas corretas são:

a) apenas l e 2.

b) apenas l e 3.

c) apenas l e 4.

d) apenas 2 e 3.

e) apenas 2 e 4.

Questão 5 – (FCC-SP) O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:

a) divulgar intensamente a doutrina calvinista no país, sobretudo na região da Escócia.

b) iniciar a expansão externa, formando, assim, as bases do império colonial inglês.

c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.

d) implantar o catolicismo no reino, o que foi acompanhado de repressão aos reformistas.

e) restaurar os antigos direitos feudais, que foram limitados pela Magna Carta de 1215.

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre Reforma e Contrarreforma. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Unifesp) “Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo

O texto acima traduz a ideia defendida pelo:

a) Protestantismo de Lutero;

b) Protestantismo de Calvino;

c) Catolicismo da Idade Média;

d) Catolicismo da Contra-Reforma.

Questão 7- (UnB – adaptada) A Reforma Protestante rompeu com a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito assinale qual alternativa é falsa.

a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.

b) A ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.

c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.

d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.

Questão 8- (PUC – MG) Diante do avanço do protestantismo, o papa Paulo III convoca o XVIII Concílio Ecumênico da Igreja Católica, reunido em Trento, na Itália, a partir de 1545, apresentando como resultados, exceto:

a) o reconhecimento do batismo e do casamento como únicos sacramentos válidos.

b) a instituição dos seminários destinados à formação dos clérigos.

c) o fortalecimento da autoridade pontifical através da infalibilidade do Papa.

d) a adoção do latim como língua litúrgica oficial da Igreja Católica.

e) a determinação do celibato clerical e o combate aos movimentos heréticos.

  • Ufa! Faltam só duas questões sobre Reforma e Contrarreforma. Avante!

Questão 9-  (Avança SP) No tocante às reformas religiosas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – Henrique VIII afastou a influência de Roma dos assuntos políticos do reino inglês.

II – Lutero é considerado o causador do Cisma do Oriente.

III – O anabatismo consistia em absolutismo monárquico.

a) Apenas o item I é verdadeiro.

b) Apenas o item II é verdadeiro.

c) Apenas o item III é verdadeiro.

d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

e) Todos os itens são verdadeiros.

Questão 10 –  (Consulpam) Quem foi o imperador alemão na época da reforma de Lutero?

a) Carlos V.

b) Fernando II.

c) Eduardo XI.

d) Leopoldo I

e) Henrique VII

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre Reforma e Contrarreforma. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos questões sobre Reforma e Contrarreforma

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) 3, 4, 1, 2.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra a) celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) apenas l e 3.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) promover a reforma anglicana, ao mesmo tempo em que contribuiu para a centralização do governo.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra b) Protestantismo de Calvino;

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) o reconhecimento do batismo e do casamento como únicos sacramentos válidos.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra a) Apenas o item I é verdadeiro.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra  a) Carlos V.

  • Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

Gostou dos nossos questões sobre Reforma e Contrarreforma? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.