Prouni 2024

Lista de espera do Prouni

Lista de Espera do ProuniLista de Espera do Prouni
Instagram Beduka

A lista de espera do Prouni é uma das últimas chances que o candidato tem para conseguir uma bolsa naquela edição! Saiba como participar dela, como funciona e muito mais!

Você é uma das pessoas que vão concorrer à bolsa de estudos na faculdade privada por meio do Prouni? Então deve se informar sobre a lista de espera do Prouni, e as outras coisa que o programa oferece.

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo sobre esse assunto. Clique em um dos tópicos abaixo para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Como funciona a lista de espera do Prouni?
  2. Quem pode participar da lista de espera?
  3. Como é o resultado?
  4. O que são bolsas remanescentes?

Você sabia que o Prouni usa a nota do Enem? Prepare-se com o Simulado do Beduka. É grátis!

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Como funciona a lista de espera do Prouni

Após o período de inscrições , o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada com os candidatos classificados. Após a primeira chamada, o Prouni realiza uma segunda chamada com os candidatos restantes.

Mesmo após as duas chamadas, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Isso porque algumas pessoas perdem o prazo ou não se matriculam a tempo.

Dessa forma, o Prouni abre a lista de espera. Ela é utilizada pelas instituições de ensino participantes do programa com o objetivo de preencher todas as vagas, até o final!

A lista de espera é uma das últimas chances que o participante vai ter de conseguir uma bolsa de estudos naquela edição. Se não conseguir nesta última etapa, deverá tentar no próximo semestre ou ano.

Já que a lista de espera comporta todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do Prouni, fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo. Por isso, não desanime tão cedo!

É importante saber que os candidatos que tiverem interesse em participar da lista precisam se inscrever nela ao final da segunda chamada. E isso deve ser feito dentro de um prazo!

Como participar da lista de espera do Prouni?

Para participar da lista de espera do Prouni, você só precisa de 3 coisas:

  • Acessar a página oficial do programa;
  • Fazer login na área do candidato;
  • Clicar na opção “manifestar interesse em participar da lista de espera” da vaga em que você se candidatou.

Não se esqueça que as datas da edição do primeiro semestre do Prouni 2024 já foram publicadas! Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

Só pode participar da lista de espera quem se inscreveu no programa regularmente e não foi aprovado nem na primeira ou segunda chamada. Além disso, ainda precisa escolhe quanto à primeira ou segunda opção de curso.

Para fazer da lista de espera do Prouni para a primeira opção de curso é necessário preencher um dos requisitos abaixo:

Cronograma de estudos
  • Não ter sido selecionado em nenhuma das opções em que se inscreveu;
  • Ter sido selecionado na primeira ou na segunda chamada, mas não ter se matriculado devido à falta de turmas.

Para fazer da lista de espera do Prouni para a segunda opção de curso é necessário preencher um dos requisitos abaixo:

  • Não ter sido chamado na primeira e segunda chamada devido a não formação de turma;
  • Não ter sido chamado para a primeira opção de curso por falta de bolsas;
  • Ter sido chamado para a primeira opção de curso, mas não ter feito a matrícula por causa da não formação de turma.

Cotas na lista de espera

Existe um número específico de vagas reservadas para cotistas no Prouni. Caso esse número de vagas não seja preenchido na primeira e na segunda chamada, o programa cria uma lista de espera apenas com cotistas.

E o resultado da lista de espera?

Depois que o período de manifestação de interesse na lista de espera se encerrar, o Prouni irá divulgar a relação dos candidatos participantes.

É necessário que o candidato fique atento ao cronograma e ao site do Prouni para acompanhar a divulgação.

Os candidatos selecionados para a lista deverão comparecer às respectivas instituições para comprovar as informações fornecidas na inscrição.

O que são Bolsas remanescentes?

As duas chamadas e a lista de espera fazem parte do processo regular do Prouni. Mas se depois dessas etapas ainda restarem vagas, é feito o processo das bolsas remanescentes.

As inscrições para as bolsas remanescentes acontecem após o encerramento da lista de espera. Você deve se inscrever pelo site do Prouni.

Para concorrer a uma bolsa remanescente do Prouni, é necessário se encaixar em uma das situações abaixo:

  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Ter participado da última edição do ENEM, tendo obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação;
  • No caso da primeira edição do Prouni 2021, será considerada a nota do ENEM 2019.
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no primeiro semestre do ano vigente.

Gostou de saber sobre a lista de espera do Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.