X

Aprenda como funciona a reprodução por brotamento em diversos tipos de espécies

O que é Brotamento?

Na reprodução assexuada os indivíduos se dividem para produzir descendentes com material genético idêntico. O brotamento é um tipo de reprodução assexuada e pode ocorrer nos protozoários, plantas e animais. Neste artigo vamos explicar o que é brotamento nos seres vivos e suas diferenças para cada caso.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Biologia para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre o que é brotamento, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

O que é reprodução assexuada?

Para compreender o que é brotamento, antes precisamos definir o que é reprodução assexuada e seus diferentes tipos.

Na reprodução assexuada os organismos se dividem para gerar outros organismos com o mesmo material genético. 

Esse tipo de reprodução pode acontecer de diferentes formas, a mais lembrada é a reprodução por divisão binária (que ocorre nas bactérias), na qual um organismo se divide, produzindo dois

Entretanto, existem outras formas de reprodução assexuada, como: divisões múltiplas, propagação vegetativa, fragmentação, partenogênese e brotamento.

Por ser uma reprodução assexuada, os gametas não estão envolvidos na reprodução e não há variabilidade genética. Desse modo, os descendentes são idênticos aos organismos que os produziram e podem ser chamados de clones. 

Contudo, podemos destacar que eventualmente mutações podem acontecer, o que leva à variação genética.

Agora que você sabe a definição de reprodução assexuada, entenda o que é brotamento.

O que é brotamento?

Como o próprio nome sugere, a reprodução por brotamento ou brotação, consiste em pequenos brotos que aparecem na superfície do organismo.

Esses brotos desenvolvem-se e produzem novos organismos, que podem ser liberados no meio ambiente ou permanecer em contato com o organismo que o produziu. Neste último caso, formam-se colônias.

A brotação ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e plantas, principalmente nas angiospermas. Em animais, esse tipo de reprodução também pode ser observado nos poríferos e cnidários.

A seguir vamos te mostrar o que é brotamento nos diferentes seres vivos, confira!

Brotamento nos protozoários

A brotação também ocorre em alguns organismos unicelulares, como os protozoários (ameba, paramécio, giárdia, entre outros). Neste caso, o brotamento acontece de forma ligeiramente diferente do que descrevemos anteriormente. 

Nos protozoários, a célula divide-se em duas partes, mas, ao contrário da divisão binária, uma célula filha menor que a célula original é formada.

Brotamento nas plantas

Nas plantas, em especial nas angiospermas, a reprodução por brotamento acontece da seguinte forma: 

O corpo da planta pode desenvolver brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta com o mesmo material genético da planta “mãe”. Para se desprender da planta mãe, os brotos contam com a ajuda do vento ou dos animais.

Brotamento nos animais

Uma das formas de reprodução dos poríferos (esponjas) é o brotamento. Na esponja, o brotamento envolve a formação de um broto no corpo do animal, que então se desprende do corpo da esponja mãe para produzir uma nova esponja. 

Em alguns casos, o broto ainda pode permanecer fixo ao animal que o produziu.

Entre os cnidários, um exemplo clássico é a Hidra. Nesses organismos, o processo de mitose resulta na formação de um grande número de células. 

Essa massa celular produz uma pequena hidra que se separa da hidra que a produziu. Nos corais pedregosos, os brotos permanecem ligados aos pais, caso em que as colônias são produzidas.

Gostou do nosso resumo sobre o que é brotamento? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre o que é brotamento.

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.