X

Entenda o que é Ecologia, seus conceitos, categorias e importância!

Entenda o que é Ecologia!

A Ecologia é área da Biologia que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente em que vivem. Essa temática é bastante ampla e costuma ser cobrada com frequência no Enem e demais vestibulares. Leia este artigo e aprenda o que é Ecologia, seus principais conceitos e categorias!

Neste resumo sobre o que é ecologia há muitas coisas para aprender. Clique em um dos tópicos abaixo para ir ao conteúdo de seu interesse:

A prática constante é o caminho para o sucesso. Treine questões de Biologia e outras matérias com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito!

O que é Ecologia?

A palavra “ecologia” é formada por dois termos gregos “oikos” e “logos” que significam, respectivamente, “casa” e “estudo”.

Dessa forma, a Ecologia é a área da Biologia que estuda e analisa as relações entre os seres vivos e o meio ambiente ao seu redor.

Este termo foi usado pela primeira vez por um zoólogo em 1866, em uma obra das obras de  Ernst Haeckel. Ele próprio definiu como “ o estudo científico das interações entre os organismos e seu ambiente”.

Como se trata de estudo científico, é uma ciência ampla e complexa. Para compreender o funcionamento da natureza, conceitos de outros campos são utilizados.

Assim, dentro da Ecologia, toca-se em pontos da Evolução, Genética, Fisiologia e Anatomia, Geografia, Física, História e até mesmo da Matemática!

Classificações, ramos e objetos de estudo da Ecologia

Já ficou claro que o objeto de estudo é composto por dois elementos: organismo e ambiente. Contudo, a Ecologia pode ser dividida em grupos de análise, de acordo com a abrangência temática do estudo:

• Autoecologia: é o estudo voltado para um organismo ou espécie, analisando de forma clássica e experimental o comportamento e as características biológicas.

Exemplo: estudar uma planta de uma região.

• Sinecologia: é o estudo de grandes grupos de organismos e suas associações com outros, feito de forma mais filosófica e descritiva. Muitas vezes é dividida e subdividida.

Exemplo: ecologia aquática, que abrange a limnologia (cursos d’água não marinhos) e pode ser estudada enquanto Ecologia Animal ou Vegetal.

• Demoecologia: é o estudo da dinâmica das populações, analisando como varia a riqueza das espécies, como e por que isso ocorre, etc.
  • Ecologia Humana: estuda as relações entre os organismos e os diferentes grupos humanos. Também analisa doenças, epidemias, problemas de saúde pública e qualidade ambiental.

Uma vez que estabelecemos o ramo a ser estudado, podemos analisá-los em 4 níveis de estudo:

• População: delimitação do conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma mesma região e, portanto, tem mais chance de reproduzir entre si. Ex: as relações ecológicas de um cupinzeiro.
  • Comunidades: Conjunto de populações que vivem em uma determinada área e compartilham de relações. Ex: estudar as relações entre os cupinzeiros de um pasto.
  • Ecossistemas: Conjunto de comunidades de uma determinada área em associação com os fatores abióticos (elementos não vivos: solo, água, etc.) Ex: estudo dos cupinzeiros do cerrado brasileiro.
  • Biosfera: É o nível mais amplo e engloba todos os seres vivos do planeta, todos os ecossistemas.

Principais conceitos da Ecologia

À medida em que se foi incrementando o estudo, novos conceitos foram surgindo. Hoje utilizamos e temos muito contato, até imaginamos os significados de forma intuitiva ou pelo contexto.

Contudo, no estudo da Ecologia é preciso saber a definição certinha, pois são fundamentais!

Fatores bióticos e abióticos

• Fatores bióticos são os elementos vivos que compõe a biosfera.

Exemplos: plantas, as bactérias, os protozoários, fungos e os animais.

• Fatores abióticos são os elementos sem vida que compõe a biosfera.

Exemplos: minerais, o solo, as rochas, a água, o vento, o clima, a luminosidade, a umidade, etc.

Embora esses elementos sejam bem categorizados, todos os fatores bióticos e abióticos têm uma relação de dependência, direta ou indiretamente. Isso fica claro quando entendemos o funcionamento dos Ciclos Biogeoquímicos, conceito que veremos adiante.

Habitat

O habitat é o ambiente físico, o local em que vivem as espécies. Cada espécie possui seu habitat natural e as condições do ambiente dependem dos fatores abióticos que afetam diretamente os seres vivos presentes.

Exemplo: o Habitat do Leão é a savana e o da Jibóia é a floresta.

Nicho ecológico

O Nicho Ecológico é conjunto de hábitos, ou seja, o modo de vida dos animais daquela espécie ou região.

Exemplo: uma das características do nicho dos leões é que os machos têm o papel de defesa e vigilância, enquanto as fêmeas cuidam dos filhotes e vão à caça.

Teia e Cadeia alimentar

A cadeia alimentar explicita as relações alimentares entre os organismos da biosfera. Ela avalia cada tipo de alimentação (herbívoro, carnívoro, etc), nomeia os níveis tróficos e analise os fluxos de energia em forma de alimento.

Para entender os detalhes da Teia e da Cadeia Alimentar, confira os nossos artigos exclusivos!

Ciclos biogeoquímicos

Como a Ecologia é uma ciência que pega a totalidade das relações, e há a presença dos fatores bióticos e abióticos, também estudamos o ponto de vista químico e físico.

Assim, os ciclos biogeoquímicos são os processos que os elementos químicos passam, se transformando em energia e matéria, e se movimentando de forma cíclica enquanto sofre transformações.

Eles são essenciais para a manutenção da vida na biosfera e cada elemento tem seu próprio ciclo.

Exemplos: ciclo do nitrogênio, ciclo do oxigênio, ciclo do carbono, etc.

Relações ecológicas

As relações ecológicas são os tipos de interações que ocorrem entre os seres vivos. De modo geral, elas podem ser:

• Intraespecíficas: dentro de uma mesma espécie
  • Interespecífica: relaciona indivíduos de diferentes espécies
  • Harmônicas: benéficas, positivas
  • Desarmônicas: negativas, causam prejuízo
  • Neutras: não causam bem nem mau

Exemplo: Mutualismo, Predação, Herbivorismo, Comensalismo, Parasitismo, Colônia, etc. Confira nossa artigo completo sobre as relações ecológicas para aprender muito mais!

Biodiversidade, Abundância e Riqueza

A biodiversidade pode ser definida como a variedade dos seres viventes de uma região. Contudo, ela engloba outros conceitos:

Abundância: é dada pelo número de organismos de determinada espécie em uma área específica.

Riqueza: está ligada à quantidade de espécies distintas em uma região.

Qual é a importância da Ecologia?

A Ecologia é um assunto que sempre está em alta, e isso se deve ao tamanho da sua importância, pois é por meio dessa ciência que podemos compreender como os organismos vivem e como se relacionam

Com isso, é possível criar medidas de preservação e conservação, prever os impactos que a ação humana pode gerar ou que a população humana pode sofrer, torná-los positivos ou negativos e assim por diante.

Ela também é necessária para delimitar um ritmo saudável de produção/consumo e fazer boa administração dos recursos naturais, para hoje e para as gerações futuras. Também é por meio dela que descobrimos técnicas de biorremediação e tantas outras!

Gostou do nosso artigo sobre o que é Ecologia? Resumo completo! Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Seu objetivo é entrar na faculdade? Saiba que o Beduka pode te ajudar a realizar esse sonho!

Nós conectamos você à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável.

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final nosso artigo sobre como o que é Ecologia!

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.