X

O que é Histologia? Descubra o que se estuda em histologia, definição e tipos

O que é Histologia

O que é histologia? Histologia é o ramo da Biologia que estuda a formação, a anatomia e a função dos tecidos dos seres vivos, de plantas ou animais. Os tecidos são formados pela junção de várias células de estrutura e função semelhantes.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à Histologia são bastante frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que é Histologia é fundamental para responder questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir nossos exercícios de Histologia!

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

O que é Histologia?

A Histologia é a parte da Biologia responsável por estudar a anatomia, as funções e as interações dos tecidos. A associação de várias células com características semelhantes e que desempenham as mesmas funções formam os tecidos.

Em 1819, Mayer criou o termo histologia, que se originou a partir da junção dos termo gregos hystos, que significa “tecido”, e logos, que quer dizer “estudo”.

O francês Xavier Bichat denominou de tecido as estruturas macroscópicas encontradas no corpo que apresentavam diferentes texturas. Segundo Bichat, os seres humanos possuíam no corpo cerca de 21 tipos diferentes de tecidos.

A histologia se desenvolveu simultaneamente à evolução dos microscópicos, uma vez que para realizar o estudo da histologia, o uso de equipamentos que possibilitaram a visualização das estruturas microscópicas foi necessário. À medida que os microscópios foram melhorados, mais descobertas foram feitas.

Tipos de Tecidos

A histologia organiza os tecidos dos seres humanos em quatro grupos básicos:

  1. Tecido epitelial;
  2. Tecido conjuntivo;
  3. Tecido nervoso;
  4. Tecido muscular

1. Tecido Epitelial

O tecido epitelial é um tecido de revestimento composto por células bem próximas e unidas, que possuem a função de barreira contra agentes infecciosos e evitam a perda d’água e ressecamento. Em alguns casos, esse tecido pode assumir a função de secreção de substâncias.

Funções do tecido epitelial

  • Proteção e revestimento (pele);
  • Secreção (estômago);
  • Secreção e absorção (intestino);
  • Impermeabilização (bexiga urinária).

Características do Tecido Epitelial

  • Células próximas umas das outras (possuem pouco material extracelular entre elas);
  • Células unidas de maneira organizada;
  • Suprimento nervoso;
  • Avascular;
  • Capacidade elevada de renovação e regeneração;
  • Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal.

2. Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo é um tecido de conexão, constituído por de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. As principais funções do tecido conjuntivo são fornecer sustentação, nutrir os outros tecidos e preencher espaços entre eles.

O tecido conjuntivo pode ser classificado em:

  • Tecido Conjuntivo propriamente dito (frouxo ou denso): possui matriz extracelular rica em fibras colágenas, reticulares e elásticas, além de moléculas que atuam no papel de nutrir outros tecidos;
  • Tecido Hematopoiético: é responsável pela formação das células sanguíneas e componentes do sangue. Está presente na medula óssea, no interior de alguns ossos;
  • Tecido Cartilaginoso: é o tecido que compõe as cartilagens, composto principalmente por fibras colágenas. Ajuda a dar sustentação e absorve impactos nos ossos;
  • Tecido Adiposo: constituído de adipócitos, esse tecido atua como reserva de energia e como isolante térmico;
  • Tecido Ósseo: tecido rico em fibras colágenas e minerais que o tornam rígido, atuando na sustentação do corpo.

3. Tecido Nervoso

O tecido nervoso é o responsável pela comunicação entre todo o corpo humano. Através da transmissão de impulsos elétricos, o tecido nervoso integra todas as partes do organismo recebendo e desencadeando respostas a estímulos do meio externo ou interno.

O tecido nervoso é composto por dois tipos de células: os neurônios e as células da neuroglia. Os neurônios são os responsáveis por receber e transmitir os impulsos nervosos, que serão decodificados e respondidos pelo sistema nervoso. Já as células da neuroglia se situam ao redor dos neurônios, nutrindo, protegendo e sustentando eles.

A transmissão do impulso nervoso é como os neurônios se comunicam. Os impulsos são fenômenos de natureza eletroquímica, pois substâncias químicas e a propagação de sinais elétricos são envolvidos no processo.

4. Tecido Muscular

O tecido muscular está relacionado com os movimentos do corpo humano. Suas principais características são: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. As células do tecido muscular são chamadas fibras musculares ou miócitos. Elas são alongadas e ricas em duas proteínas: actina e miosina.

Funções do Tecido Muscular

  • Movimento do corpo;
  • Estabilização e postura;
  • Regulação do volume dos órgãos;
  • Produção de calor.

O tecido muscular é classificado em três tipos:

  1. Estriado esquelético;
  2. Estriado cardíaco;
  3. Liso ou não-estriado.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou de conferir uma explicação sobre a o que é Histologia. Prepare-se para o vestibular com outros conteúdos que o Beduka já disponibilizou. Aproveite para descobrir qual função do núcleo da célula, aprender a fisiologia do sistema respiratório ou até mesmo conferir importância da ecologia e meio ambiente.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Histologia? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

    • Que bom, Carol. Nossa missão é justamente tornar os estudos algo prazeroso e útil. Que bom que pudemos ajudá-la.