X

O que é um Organismo? Aprenda o que todos os seres vivos têm em comum

o que é um organismo

A palavra “organismo” vem do grego e significa “organização”. Para a Biologia, organismo é qualquer ser individual que apresenta as propriedades da vida: organização celular, composição química, metabolismo, reprodução, hereditariedade e evolução.

Neste resumo você aprenderá o que é um organismo, quais são as características comuns a todos os seres vivos e como o estudo da Biologia é organizado.

Além disso, ao final você saberá quais dessas temáticas retratadas é a mais cobrada no maior vestibular do Brasil: o Enem! Leia até o final para não perder nenhum detalhe.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Dominar Biologia pode garantir uma boa nota na prova de Ciências da Natureza. Treine com as questões de anos anteriores com o Simulado Beduka do ENEM, é gratuito!

O que é um organismo?

Como o próprio nome diz, Biologia é a área do conhecimento que estuda a vida em todos os seus aspectos: origem, evolução, composição química, funcionamento, interação dos organismos entre si e com o meio, fatores abióticos e fenômenos biológicos.

Mas você já parou pra pensar o que é um organismo? Quais características comuns definem um ser vivo? Quais são os níveis de organização biológica?

Para tentar responder a esses questionamentos, muitas considerações científicas e filosóficas foram e ainda são feitas, sendo essa temática bastante polêmica.

Uma boa definição a respeito do que é um organismo vem do Instituto de Astrobiologia da NASA, que diz que: “A vida é um sistema químico, autoreplicativo que evolui como consequência da interação com o meio.”

Sendo assim, de forma geral, podemos dizer que um organismo é um conjunto de moléculas que funcionam de maneira estável e que possuem as propriedades da vida: organização celular, composição química, metabolismo, reprodução, hereditariedade e evolução.

Veja a seguir as características que todos os seres considerados vivos possuem.

Quais são as características dos seres vivos?

Para compreender o que é um organismo, precisamos conhecer as características básicas de todo ser vivo. Acompanhe cada uma delas!

Organização celular

Todo organismo é constituído pela unidade básica da vida: a célula. A célula é uma estrutura delimitada por membrana e que contém em seu interior citoplasma e material genético (DNA).

Os seres vivos podem ser formados por uma única célula (unicelulares) ou várias células (multicelulares). Além disso, eles podem ser procariontes ou eucariontes:

• Procariontes: células pequenas e simples que não possuem núcleo definido, seu DNA é circular e fica disperso no citoplasma, não apresenta organelas membranosas, tem ribossomos menores e menos complexos. Ex: bactérias e cianobactérias.
  • Eucariontes: células maiores e mais complexas que possuem núcleo organizado, seu DNA é linear e encontra-se no interior do núcleo, apresenta organelas membranosas (mitocôndria, complexo de golgi, entre outras). Ex: animais, vegetais, fungos e protistas.

Composição química

Esses são os principais elementos presentes nos seres vivos, o famoso CHONPS:

• Carbono (C );
  • Hidrogênio (H);
  • Oxigênio (O);
  • Nitrogênio (N);
  • Fósforo (P);
  • Enxofre (S).

Vale ressaltar que o carbono é o elemento fundamental para a formação das substâncias orgânicas, que é o caso dos carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

Além disso, substâncias inorgânicas como água e os sais minerais também são de suma importância para os seres vivos; lembre-se disso quando se perguntar o que é um organismo.

Metabolismo

São as reações químicas que ocorrem com a função de controlar a energia e os recursos para suprir as necessidades de um ser vivo.

A energia proveniente dessas reações é empregada em todas as atividades do organismo, como: movimento, reprodução, construção de grandes moléculas orgânicas durante o processo de crescimento, entre outras.

Também podemos destacar que a todo momento dois processos ocorrem nos organismos:

• Anabolismo: construção de moléculas.
  • Catabolismo: degradação de substâncias complexas em outras mais simples.

Além disso, a homeostase, isto é, a tendência à estabilidade das condições químicas e físicas do meio interno dos organismos, independente das mudanças internas ou externas, também tem um papel importante no metabolismo.

Depois de entender o que é um organismo, que tal aprender um pouco mais sobre Metabolismo Energético?

Reprodução

Nenhum ser vivo surge espontaneamente, todo organismo é originado a partir de um ancestral e dá origem a descendentes, processo que chamamos de reprodução. Existem duas formas de reprodução:

• Reprodução assexuada: um único indivíduo produz descendentes iguais ele.
  • Reprodução sexuada: há a formação e união de gametas e o indivíduo formado é semelhante, mas não idêntico aos pais.

Hereditariedade

É a capacidade de transmitir informações genéticas para seus descendentes. Essas informações estão contidas em nossos genes que, junto com o ambiente, definem a maior parte de nossas características.

De forma resumida, podemos dizer que os genes são constituídos por segmentos de uma molécula orgânica, o ácido desoxirribonucleico (DNA). Essas moléculas são organizadas em filamentos, e nas células eucariontes são encontradas no núcleo.

Os genes atuam junto com com outras moléculas orientando a produção de proteínas, que, por sua vez, promovem determinadas transformações químicas no organismo.

Também é importante destacar que todos os seres vivos utilizam o mesmo código genético para codificar as informações contidas no DNA, portanto, ele é universal.

Evolução

Os seres vivos evoluem, ou seja, ao longo das gerações, populações de uma mesma espécie apresentam mudanças e eventualmente podem diferenciar-se a ponto de gerar novas espécies.

Essa ideia está embasada na teoria da evolução Charles Darwin, que diz que os ambientes “selecionam” os organismos considerados mais adequados para habitar determinado lugar. Esse é o fenômeno conhecido como seleção natural.

Além disso, Darwin também postulou que os seres vivos descendem de um ancestral comum, com modificações.

Dessa forma, todas as espécies existentes evoluíram de espécies mais “simples” que viveram antigamente e foram modificadas ao longo do tempo.

Todas essas propriedades listadas ajudam a responder o que é um organismo. E todas elas são estudadas de maneira detalhada pela Biologia.

Quais são os níveis de organização biológica?

Agora que você já conhece o que é um organismo e quais são suas características comuns, conheça como se dá a organização biológica.

Como a Biologia é uma área que possui uma enorme diversidade de temas a serem estudados, ela pode ser organizada em níveis hierárquicos. Conheça quais são eles:

1. Biosfera: abrange todas as regiões do planeta Terra habitadas por seres vivos: oceanos, rios, lagos, atmosfera e continentes.
  1. Ecossistema: engloba todos os seres vivos e fatores químicos, físicos e geológicos de determinada área.
  1. Comunidade: é formada por todos os seres vivos que habitam determinado ecossistema.
  1. População: inclui todos os indivíduos de uma mesma espécie que habitam determinado local.
  1. Organismo: corresponde a cada indivíduo de uma população.
  1. Sistemas e órgãos: todos os organismos multicelulares apresentam outros níveis de hierarquia estrutural. Cada organismo é formado por um conjunto de sistemas, que por sua vez, são formados por conjuntos de órgãos.
  1. Tecido: cada órgão é formado por um conjunto de tecidos e cada tecido corresponde a conjunto de células, que atuam de forma integrada na realização de funções específicas.
  1. Célula: é a unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
  1. Molécula: cada molécula é formada por dois ou mais átomos.

Esperamos que com esse resumo completo, sua dúvida sobre o que é um organismo tenha sido respondida.

Confira a seguir quais assuntos de Biologia são mais recorrentes na prova do Enem!

O que mais cai em Biologia no Enem?

Como você viu neste artigo sobre o que é um organismo, esse conceito abrange diversos assuntos dentro da Biologia, desde a Bioquímica, passando pela Genética e chegando a Evolução das espécies.

Todos esses temas podem ser cobrados na prova de Ciências da Natureza do Enem, mas alguns deles são mais recorrentes que outros.

Veja o top 5 temas de Biologia que mais caem no Enem:

1. Ecologia
  2. Genética
  3. Fisiologia Humana
  4. Evolução
  5. Botânica

Por esse motivo, estudar com questões de provas anteriores faz toda diferença na média final.

O Simulado Enem Beduka é a melhor maneira de se preparar para a prova.

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka nas redes sociais:

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso artigo sobre o que é um organismo.

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.