X

As 8 principais características que todo vírus precisa ter

quais as principais características gerais dos vírus

Os vírus são seres microscópicos que não possuem célula e nem metabolismo próprio. Eles são conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que dependem de uma célula viva para se replicarem.

Os vírus são capazes de infectar qualquer ser vivo, desde bactérias até seres humanos. Nos seres humanos, os vírus são os agentes causadores de diversas doenças como a gripe, resfriados, febre amarela, varíola e dengue.

Descubra quais as principais características gerais dos vírus e muito mais lendo este artigo até o final. Também aproveite para testar o que aprendeu com as questões comentadas. Bons estudos!

Preparamos este resumo completo para você entender quais as principais características gerais dos vírus. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que são vírus?

Antes de aprender quais as principais características gerais dos vírus, vamos entender melhor o que eles são.

Os vírus não apresentam organização celular e por este motivo eles só conseguem reproduzir-se no interior de células vivas, o que geralmente causa doenças em seus hospedeiros.

Em função disso, os vírus podem ser classificados como parasitas intracelulares obrigatórios, já que quando se encontram fora das células, são inertes, podendo até mesmo cristalizar-se como alguns minerais.

Outra informação importante é que os vírus não pertencem a nenhum dos cinco reinos ou dos três domínios em que os seres vivos são classificados. 

Dessa forma, para muitos cientistas, os vírus não são considerados seres vivos, pois não apresentam célula e metabolismo próprio. 

Contudo, outros pesquisadores consideram os vírus seres vivos por apresentarem capacidade de replicação, hereditariedade e estarem sujeitos à evolução.

Esse assunto é bastante complexo e a verdade é que não há um consenso e uma resposta definitiva quanto a classificação dos vírus como seres vivos ou não vivos.

Leia nosso guia completo para entender o que são seres não vivos

Veja a seguir quais as principais características gerais dos vírus.

Quais as principais características gerais dos vírus?

Os vírus possuem entre 0,01 μm e 0,9 μm de comprimento e são formados por uma cápsula de proteína (capsídeo), com várias subunidades (capsômeros). 

Dentro do capsídeo fica contido um ácido nucleico (DNA ou RNA). Ao conjunto formado pelo capsídeo e pelo ácido nucleico damos o nome de nucleocapsídeo.

Em determinados vírus, o capsídeo é envolto por uma membrana lipídica, formada pela membrana plasmática da célula invadida.

Confira quais as principais características gerais dos vírus de forma resumida:

  1. Não possuem células;
  2. São seres microscópicos;
  3. Possuem estrutura simples;
  4. São parasitas intracelulares obrigatórios;
  5. Podem parasitar células de animais, plantas, fungos e bactérias;
  6. Provocam doenças (viroses) em seus hospedeiros;
  7. Sofrem mutações e evoluem;
  8. São inertes fora da célula.

Quer saber mais sobre os vírus? Veja o resumo completo aqui!

Como os vírus se reproduzem?

Depois de entender quais as principais características gerais dos vírus, aprenda de maneira detalhada como esses seres se reproduzem.

Como os vírus não apresentam todas as estruturas necessárias para a duplicação de seu ácido nucleico e para a síntese de proteínas da cápsula, eles utilizam o metabolismo de uma célula viva para se multiplicar.

Essa multiplicação pode ser classificada de acordo com o tipo de ácido nucleico utilizado pelo vírus para se reproduzir, veja a seguir as reproduções virais por DNA e RNA.

Reprodução de vírus de DNA (bacteriófago)

Um dos vírus mais estudados é o bacteriófago. Este tipo viral invade bactérias para reproduzir-se em seu interior.

O processo de infecção ocorre da seguinte forma:

  1. O vírus encaixa as fibras de sua cauda na membrana da célula bacteriana.
  1. A cauda se contrai e injeta o DNA viral na bactéria.
  1. Dentro da célula, o DNA do vírus passa a comandar a produção de uma enzima que inativa o DNA da bactéria e assume o controle do metabolismo celular.
  1. Desse modo, o vírus utiliza os nucleotídeos e as enzimas da própria célula para produzir cópias de seu DNA, além de comandar a síntese de proteínas da cápsula viral.
  1. As novas cápsulas se associam às cópias do DNA e cerca de 150 novos vírus são formados.
  1. Em seguida, um dos genes virais produz uma enzima que digere a parede bacteriana e isso provoca a ruptura e a morte da célula, assim liberando os novos vírus formados.
  1. Cada novo vírus pode então infectar uma outra bactéria.

Reprodução de vírus de RNA

Outros tipos de vírus, como os agentes causadores da gripe, do sarampo, da raiva e da poliomielite, apresentam RNA como material genético. 

Nesses vírus, o ácido nucleico comanda dentro da célula hospedeira a produção de uma molécula de RNA. 

Essa molécula orienta a produção de proteínas da cápsula e de novas moléculas de RNA.

Quais são as principais doenças causadas por vírus?

Após conferir quais as principais características gerais dos vírus, fique por dentro das principais doenças causadas por eles, seus sintomas e como são transmitidas.

Dengue

É transmitida através da picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti que carregam o vírus. 

Na dengue clássica, o doente apresenta febre alta, dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele. 

Já na dengue hemorrágica, os sintomas iniciais são semelhantes aos da dengue clássica, porém, depois que a febre começa a ceder, a pessoa passa a apresentar queda

acentuada de pressão arterial devido a hemorragias, que podem causar a morte. 

Febre Amarela

Assim como a dengue, a febre amarela também é transmitida por meio da picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti que portam o vírus

O vírus atinge principalmente o fígado, o que dá aspecto amarelado à pele do doente. Afeta também baço, rins, medula óssea e linfonodos (gânglios linfáticos) e pode levar a pessoa infectada à morte.

Está curtindo nosso resumo sobre quais as principais características gerais dos vírus? Leia também o artigo especial sobre Viroses!

Varíola

É transmitida pelas gotículas de saliva e uso de objetos, como talheres e copos, contaminados pelo vírus, além de contato com secreções e crostas das lesões. 

O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias e se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea, instalando-se preferencialmente na pele.

A infecção é caracterizada pelas feridas grandes e numerosas na pele, que deixam cicatrizes. 

Como os vírus são cobrados no vestibular?

Agora que você já sabe quais as principais características gerais dos vírus teste seus conhecimentos com algumas questões de vestibular sobre o assunto. 

E não deixe de conferir o gabarito com as respostas comentadas no final!

Questão 1 – (FATEC

Os vírus são minúsculos “piratas” biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro “PIRATAS DA CÉLULA”, de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

Questão 2 – (UFRN

Todos os vírus são constituídos por:

a) DNA e proteínas.

b) Aminoácidos e água.

c) Ácidos nucléicos e proteínas.

d) DNA e RNA.

e) RNA e proteínas.

Confira o gabarito comentado

Esperamos que você tenha ido muito bem nos exercícios sobre quais as principais características gerais dos vírus. Agora veja as respostas e os comentários

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

Por não possuírem metabolismo próprio, os vírus dependem de uma célula para se reproduzir e por este motivo são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) Ácidos nucléicos e proteínas.

Todos os vírus apresentam material genético (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula proteica.

Quer praticar com mais questões? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

A seguir temos uma oportunidade imperdível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais as principais características gerais dos vírus.

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.