X

Escreva um excelente texto expositivo em 5 passos [o guia definitivo]

Como fazer um excelente texto expositivo


Precisa escrever um texto expositivo e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! O texto expositivo é um texto que busca explicar conceitos e ideias. É um texto muito solicitado no meio acadêmico, e por isso, é muito importante aprender a fazê-lo. Vem com a gente e aprenda a fazer um excelente texto expositivo!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é um texto expositivo?
  2. Objetivo do texto expositivo
  3. Características de um texto expositivo
  4. Quando o texto expositivo é usado
  5. Elementos de um texto expositivo
  6. Estrutura de um texto expositivo
  7. Passos para fazer um texto expositivo
  8. Temas para fazer um texto expositivo

Dificuldades para escolher profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira. 

O que é um texto expositivo?

Um texto expositivo é um texto que descreve ideias, conceitos ou assuntos. Ele possui como objetivo informar sobre determinado tema, de forma a conceituar, informar, descrever e comparar informações.

O texto expositivo é um tipo textual, não um gênero textual propriamente dito. Vamos relembrar os 4 tipos textuais além do expositivo:  

  1. Texto Narrativo: conta fatos e acontecimentos que se dão com personagens em tempos e espaços específicos. Exemplos: crônicas, fábulas, novelas, romances, etc.
  2. Texto Dissertativo: defende um ponto de vista, emite argumentos e opiniões. Exemplos: artigos, resenhas, ensaios, monografias, etc.
  3. Texto Descritivo: descreve pessoas, objetos, lugares ou situações. Exemplos: diários, relatos, biografias, currículos, etc.
  4. Texto Injuntivo: textos que dão instruções. Exemplos: receitas, bula de remédio, manual de instruções, propagandas, etc.

O tipo textual expositivo possui vários gêneros dentro dele, vejamos alguns:

  • seminários;
  • entrevistas;
  • palestras;
  • enciclopédias;
  • conferências
  • trabalhos acadêmicos

Mesmo com tantos gêneros, daremos mais atenção à dissertação expositiva, que é mais solicitada na escola e na faculdade e possui maior cobrança em vestibulares.

É importante não confundir o texto expositivo com o argumentativo, também muito solicitado em vestibulares. Ambos têm uma diferença crucial: o texto argumentativo possui a função de opinar e convencer de acordo com o ponto de vista do próprio autor.

O expositivo, por outro lado, possui a função de apenas expor informações importantes e relevantes sobre determinado tema. 

Para que serve um texto expositivo

Sendo assim, o objetivo do texto expositivo é transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele precisa esclarecer o assunto, informar e fazer o tema ser compreendido precisamente. Para isso, é fundamental que o texto expositivo apresente dados verdadeiros e comprováveis.

Quais as principais características de um texto expositivo?

Assim como todos os tipos de texto, o texto expositivo tem características únicas que competem somente a ele. Veja agora as principais características desse tipo:

  • Linguagem Denotativa: A linguagem denotativa é aquela linguagem direta e literal. O texto expositivo precisa ser claro e evitar duplos sentidos e outras interpretações.
  • Vocabulário específico: O texto expositivo possui um vocabulário específico depender do tema, além de mais formal com a intenção de que o texto seja claro e conciso.
  • Texto Objetivo: Por não conter a opinião pessoal do autor, o texto precisa ser mais objetivo, sem delongas e análises subjetivas. Por isso, o texto geralmente é escrito em terceira pessoa.
  • Possui embasamento: o texto expositivo objetiva informar e discorrer sobre um assunto, por isso, é importante que o autor traga dados, exemplos, comparações, definições e conceitos importantes para a compreensão do tema.
  • Texto Coeso e Coerente: O texto expositivo precisa ter coesão e coerência. Isso porque o texto expositivo possui como objetivo instruir e informar, portanto, esses itens são ainda mais valorizados.
  • Sem juízo de valor: o texto expositivo não é um texto opinativo e não deve fazer julgamentos a partir de experiências individuais.

Quando o texto expositivo é usado?

Por ser um texto mais técnico e com o objetivo de apresentar informações, o texto expositivo é mais usado em ambientes acadêmicos. Além do ambiente acadêmico, o texto expositivo é comumente encontrado nos ambientes científico, jurídico, econômico, entre outros.

Elementos de um texto expositivo

Conheça os elementos principais de um texto expositivo. Para que a comunicação aconteça da melhor forma possível, existem três elementos fundamentais no texto expositivo. São eles: emissor, receptor e a relação entre eles.

O emissor é o autor do texto. Quem escreve deve possuir um conhecimento prévio do tema que escreverá e também quem será seu leitor, afinal, sabendo quem irá ler seu texto, o autor consegue adaptar a linguagem e até mesmo o conteúdo.

O receptor é o destinatário, ou seja, o leitor. Podemos considerar que na maioria das vezes o leitor é alguém interessado pelo que está lendo. Por isso, o leitor geralmente concorda e entende as informações expostas de forma a absorvê-las. 

A relação é a conexão entre o emissor e o receptor e é fundamental para compreender a informação. É importante que o emissor saiba quem lê o seu material a fim de preparar o texto de acordo com suas necessidades. Para o receptor, a mensagem é mais bem assimilada dessa forma.

Qual é a estrutura de um texto expositivo?

Assim como a maioria dos textos, o expositivo também possui uma estrutura própria para que o texto fique claro e coerente. Seguir essa estrutura é importante.

A primeira parte é a Introdução. Nesse momento, o autor deve introduzir ao receptor o tema que deverá ser abordado. É importante que na introdução já venha a resposta para algumas perguntas:

  • Do que você vai falar?
  • Esse tema é relevante? Se sim, por que?

A segunda parte é o desenvolvimento. Esse é o momento de expor as ideias do autor, os argumentos, conceitos, dados, exemplos e comparações. No corpo do seu texto, é crucial que você seja claro, objetivo e exemplifique bem o assunto abordado, sempre seguindo uma ordem lógica dos fatos.

Na última etapa, a conclusão, o autor deverá fechar o texto, resumindo-o em poucas palavras. É fundamental resumir todas as ideias apresentadas ao longo do texto, sintetizando o tema.

Passo a passo para fazer um excelente texto expositivo!

Agora que já vimos as principais informações sobre um texto expositivo, vamos ver como escrevê-lo. É importante ter entendido tudo sobre o texto expositivo para agora colocar em prática o que aprendemos.

Vamos falar sobre 5 passos para fazer um texto expositivo de qualidade. Vamos lá!

1. Saiba qual é o tema do seu texto

É fundamental que você saiba exatamente qual o tema que você vai tratar, além de entender que particularidades você precisa abordar. 

É interessante fazer uma lista anterior com as informações relevantes para colocar no seu texto. Também reúna dados, exemplos e conceitos que você irá usar para embasar o seu texto e sustentar a sua tese.

2. Saiba a quem você se dirige

Conhecer o seu receptor é muito importante para adequar a linguagem e a mensagem. Além disso, você consegue decidir o enfoque do seu texto também com base no seu leitor

3. Se organize em relação a estrutura

Saiba previamente quantos parágrafos você terá no seu texto e que informações você irá colocar em cada um. É importante ter isso em mente antes de começar, a fim de não faltar ou sobrar informações importantes. 

4. Tome cuidado na hora de escrever

É importante tomar alguns cuidados na hora da escrita do seu texto expositivo para que este fique claro e objetivo. Veja algumas precauções para se tomar:

  • Escreva orações breves para evitar que o leitor se perca e não entenda a linha de raciocínio.
  • Faça uso da linguagem formal, afinal, é uma característica do texto expositivo e dá mais seriedade.
  • Use conectores, pois estes contribuem para a coesão do seu texto e fazem com que as ideias se entrelacem.
  • Use sinônimos para evitar a repetição e fazer um texto mais dinâmico.

5. Faça uma revisão final

Nunca deixe de revisar o seu texto após escrevê-lo. Muitas vezes passam alguns erros ou frases que poderiam ser melhoradas. 

A revisão é fundamental para tirar frases vazias, palavras repetidas ou ideias que não ficaram bem integradas. Esse também é o momento de verificar se não há nenhum erro ortográfico e saber se o texto está claro e objetivo.

Temas para fazer um texto expositivo

Além de todos os passos que já vimos para fazer um texto expositivo, treinar também é uma ótima dica! É muito importante escrever bastante para melhorar na escrita e no domínio desse tipo textual.

Para te ajudar, trouxemos alguns temas que você pode escrever sobre. Lembre-se sempre de embasar bem e colocar boas explicações, exemplos e dados.

Vamos aos temas:

  • As consequências da contaminação do meio ambiente
  • A cidade sustentável
  • O direito energético ambiental
  • O veganismo e a saúde mental
  • A educação sexual em adolescentes
  • Diversidade de gênero em organizações
  • Como se representam as estruturas sociais nas redes sociais
  • Redes sociais aplicadas a práticas docentes
  • A evolução do personagem anti-herói no Brasil

Gostou de conhecer mais sobre como fazer um texto expositivo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.Experimente agora!

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (4)