Filosofia

Filósofos da Filosofia Moderna: Descubra quem são eles e suas principais ideias

filósofos da filosofia modernaFilósofos da Filosofia Moderna
Sala do Saber - melhor cursinho online

Sabe o que o método científico e a divisão do poder em legislativo, executivo e judiciário têm em comum? Eles foram propostos por filósofos da Filosofia Moderna. Neste texto, trouxemos para você os principais entre eles e suas ideias mais influentes.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Podemos te ajudar com isso. Faça o Simulado do Beduka. É gratuito!

O que é Filosofia Moderna?

A Filosofia Moderna é toda produção intelectual feita no período histórico conhecido como Idade Moderna. Ela vai do século XV até o século XVIII e possui subdivisões em escolas filosóficas, como o empirismo e o racionalismo.

Os filósofos da Filosofia Moderna iniciaram seus estudos na esteira do movimento conhecido como Renascimento, que marcou o fim da Idade Média. Os intelectuais que fizeram parte dele reviveram uma série de técnicas e obras da Antiguidade e romperam com as compreensões medievais sobre Deus, o ser humano, a política etc.

Assim, o pensamento deixou de ser teocêntrico (Deus no centro) e passou a ser antropocêntrico (o homem no centro).

Uma das características mais marcantes sobre a Filosofia Moderna é que seus filósofos passaram a questionar a natureza do conhecimento humano. Durante a Idade Média se perguntou o que era a verdade, já na Idade Moderna a pergunta era: é possível saber a verdade? E como chegar até ela?

Além destes problemas de ordem intelectual, eles se perguntaram sobre o Estado-Nação que surgia neste período. Quais deveriam ser as atribuições dos governantes, de onde vinha a legitimidade do Estado, como o poder deveria ser usado?

Foi para responder a estas perguntas que os maiores filósofos da Filosofia Moderna escreveram seus livros. Vamos conhecer quem foram eles e suas principais ideias.

Quais são os principais filósofos da Filosofia Moderna?

A filosofia da Idade Moderna teve muitos representantes. Aqui vamos tratar daqueles que tiveram mais impacto na história.

1- Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)

É considerado o pai da política moderna e foi um dos principais nomes da Filosofia do Renascimento, sendo conhecido por ter separado a moral da política. Para ele, os fins justificam os meios utilizados para atingi-los e o papel do governante era conservar o poder.

Maquiavel indica uma série de estratégias no seu principal livro “O Príncipe” a fim de ensinar os governantes na sua missão. Além disso, utilizava a história como mestra da vida e modelo para a ação dos príncipes.

“Vale mais fazer a arrepender-se, que não fazer a arrepender-se” – Nicolau Maquiavel

2- Jean Bodin (1530 – 1596)

Foi um jurista e filósofo francês que iniciou sua carreira como monge, mas foi acusado de heresia e dispensado da vida religiosa. Sua principal contribuição é na teoria política do direito divino dos reis.

Segundo ele, os reis possuem um poder que vem de Deus e por isso devem detê-lo de modo absoluto. Sendo assim, Bodin é um dos grandes teóricos do Absolutismo.

“O estudo da história é o começo da sabedoria política” – Jean Bodin

3- Francis Bacon (1561 – 1626)

Conhecido como o pai do método científico, Francis Bacon foi um filósofo britânico da linha do empirismo. Ou seja, ele entendia que a base do conhecimento humano era a experiência que temos com nossos sentidos.

“Só se pode vencer a natureza obedecendo-lhe” – Francis Bacon

4- Thomas Hobbes (1588 – 1679)

Hobbes foi um filósofo inglês, defensor do contrato social e identificado com o Absolutismo. Na sua teoria, a sociedade se construiu com base na perda de algumas liberdades para que o convívio entre as pessoas fosse possível e a guerra de todos contra todos do estado de natureza fosse evitada.

Assim, o governo era a instância que garantia a ordem, obrigando o cumprimento do contrato firmado entre os homens.

“Aqueles que concordam com uma opinião, chamam-lhe de opinião; mas os que discordam chamam-lhe de heresia” – Thomas Hobbes

5- Galileu Galilei (1564 – 1642)

Pode parecer estranho que ele esteja entre os filósofos da filosofia moderna já que ele foi um astrônomo, físico e matemático italiano. Mas ele colaborou com diversas descobertas da ciência moderna como a relatividade de fenômenos como a rapidez e a velocidade. É bastante conhecido pela defesa do heliocentrismo descrito por Nicolau Copérnico.

“Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si” – Galileu Galilei

6- René Descartes (1596 – 1650)

Descartes é conhecido pela frase “penso logo existo” e é considerado o pai do racionalismo. Segundo ele, a razão é o fundamento do conhecimento, pois os sentidos podem nos enganar.

“Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem” – René Descartes

7- Baruch Espinosa (1632 – 1677)

Esse é menos conhecido que os demais, mas ainda é um dos filósofos da filosofia moderna. Espinosa foi um filósofo racionalista holandês de origem portuguesa. Seu pensamento principal era sobre a ideia de Deus, que para ele era um ser presente em todas as coisas. Deste modo, Espinosa pode ser classificado como panteísta.

Essa ideia lhe rendeu problemas com a comunidade judaica, da qual fazia parte. Ele foi expulso acusado de ateísmo e perdeu seus bens.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

“A felicidade não é um prêmio da virtude, é a própria virtude” – Baruch Espinosa

8- John Locke (1632 – 1704)

Locke foi um filósofo empirista da Filosofia Moderna. Ele acreditava que nós nascemos como uma folha em branco e que vamos adquirindo conhecimento com a nossa experiência.

Também foi precursor do liberalismo político, tecendo críticas ao Absolutismo.

“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos” – John Locke

9- Montesquieu (1689 – 1755)

Foi um filósofo do Iluminismo que propôs a tripartição do poder. No caso, o poder deveria ser dividido em três: 

  • Legislativo (faz as leis);
  • Executivo (governa segundo as leis);
  • Judiciário (pune quem viola as leis).

Essa teoria está presente em diversas constituições dos Estados modernos, o que torna Montesquieu ainda muito influente na política.

“Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são” – Montesquieu

10- David Hume (1711 – 1776)

Hume é considerado o pai do ceticismo moderno. Ele foi um crítico do racionalismo dogmático e afirmou que o conhecimento era fruto da experiência humana, da qual se retira as ligações entre causa e efeito.

“A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla” – David Hume

11- Immanuel Kant (1724 – 1804)

Kant talvez seja o filósofo da Filosofia Moderna de maior impacto na história. Ele iniciou sua vida intelectual como um racionalista, mas abdicou de parte desta filosofia ao ter contato com a obra de David Hume.

Sua obra reflete sobre a natureza do conhecimento, se somos capazes de conhecer as coisas em si mesmas ou apenas suas manifestações. Além disso, ele produziu argumentos éticos e teorias políticas que influenciam no mundo até hoje.

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant

Quais são as principais características da Filosofia Moderna?

Como vimos, os filósofos da Filosofia Moderna tiveram suas especificidades. Porém, eles compartilharam algumas características, entre elas estão:

  • Antropocentrismo;
  • Contratualismo;
  • Ceticismo;
  • Defesa da liberdade;
  • Valorização do método científico;
  • Laicismo.

Qual foi a influência dos filósofos modernos no mundo?

Os filósofos da Filosofia Moderna contribuíram bastante para a forma como vivemos hoje. Suas teses sobre a política e a economia deram as bases para a democracia como conhecemos hoje, o capitalismo entre outras coisas.

Foi o filósofo John Locke, por exemplo, quem definiu os princípios de tolerância religiosa como a que existe atualmente. E foi Montesquieu quem propôs a divisão dos poderes em legislativo, executivo e judiciário.

A Organização das Nações Unidas é uma sociedade civil que encontra suas raízes na obra de Immanuel Kant. E o método científico ainda é o que Francis Bacon elaborou.

O Beduka te conecta à faculdade!

E aí, gostou de saber quais são os principais filósofos da Filosofia Moderna?

Eles são muito estudados nos cursos universitários, principalmente os de Humanas ou Ciências Sociais aplicadas, como o Direito.

Seu desejo é entrar na faculdade? Nós podemos te ajudar nisso!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.