X

O que são valores éticos? [Definição e exemplos]

O que são valores éticos?

Você sabia que tomamos em média 35 mil decisões por dia? Pois é, e muitas delas acontecem nas nossas relações com as outras pessoas. Como nossa ação impacta na vida delas, é preciso decidir da melhor maneira, concorda? Por isso que existem guias para nos ajudar, como os valores éticos. Assim é necessário entender o que são valores éticos e sua importância na nossa vida.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você está estudando para o Enem? Baixe o Plano de Estudos Beduka, descubra o poder da organização e melhore seus resultados.

O que são valores éticos?

Os valores éticos são os guias do comportamento humano, fundamentais para manter o convívio social.

Para entendermos o que é um valor ético, precisamos antes saber o que é Ética. Ela é uma área da Filosofia que contém reflexões sobre as ações humanas, se o que fazemos é bom ou ruim.

Esse campo foi criado porque o ser humano vive em comunidade e as ações de cada um podem impactar a vida de todos.

Como o impacto pode ser positivo ou negativo, algumas pessoas se dedicaram a estudar o assunto para definir como tomar a melhor decisão diante das situações que se apresentam para nós todos os dias.

Os valores éticos são o resultado desses estudos sobre as ações humanas. Eles determinam os princípios que nos orientam para podermos agir da melhor maneira.

As sociedades adotam modelos de ação que são vistos como os melhores, esses são valores éticos mais gerais. Eles são passados pela educação para formar uma população que evite qualquer comportamento entendido como nocivo à vida em comunidade.

Os valores éticos são compostos por três princípios básicos:

  • a justiça,
  • o respeito
  • e a solidariedade.

Porém, as próprias pessoas podem criar seus modelos de ação. Assim, os valores éticos podem ser também subjetivos.

O que são valores éticos relativos?

Como dissemos acima, os valores éticos podem ser subjetivos. Isso acontece quando eles são estabelecidos de maneira pessoal e relativa a cada um.

Por exemplo, dizem que no Brasil é muito comum dar chá de cadeira nas pessoas. Ou seja, é um costume chegar atrasado. Mas você pode achar isso extremamente antiético e irresponsável, pois existe alguém que está esperando.

Outras pessoas simplesmente não se importam e já marcam o encontro ou a reunião em um horário esperando que vão começar com alguns minutos de atraso.

Assim, existem posturas que são valores éticos relativos a alguns grupos ou pessoas.

O que são valores éticos absolutos?

Os valores éticos são absolutos quando são elevados à categoria de universais. Isso quer dizer que eles devem ter valor para toda a coletividade humana.

Em geral, um valor ético é absoluto quando se refere aos direitos humanos, como o direito à vida, à propriedade e à liberdade.

Independente da cultura e da sociedade de que se trata, estes valores devem ser respeitados. Não é o mesmo que uma experiência de tempo (como chegar atrasado ou ser pontual), mas algo relacionado com a própria pessoa humana.

É por isso que homicídios, roubos e práticas totalitárias são condenadas em todo o mundo, porque desrespeitam valores éticos.

O que é julgamento ético?

Uma pesquisa do The Wall Street Journal revelou que tomamos em média 35 mil decisões por dia. Isso é muita coisa. Mas o mais importante é que tomamos decisões para podermos agir.

É assim que surge o julgamento ético. Ele é o raciocínio feito para determinar qual é a melhor ação que temos de fazer diante das situações em que nos encontramos. A base dos julgamentos éticos são os valores éticos  que mantemos, seja o relativo, seja o absoluto e universal.

Qual é a diferença entre valores éticos e morais?

Os valores éticos se diferenciam dos valores morais porque a Ética e a Moral são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes.

Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem. Por exemplo, os tabus religiosos de um povo.

Os valores éticos têm sua origem justamente na reflexão sobre estes tabus. 

Por exemplo, digamos que o tabu seja o sacrifício de animais em troca de prosperidade. Segundo a moral daquele povo, é justo e até recomendável sacrificar animais, mas o questionamento sobre se isso é certo ou errado é onde a ética atua.

Esperamos que, com isso, tenha ficado mais fácil entender o que são valores éticos e o que são valores morais.

Exemplos de o que são valores éticos

O Bem

O bem é entendido como o ideal de uma vida guiada por valores éticos. Ele é aquilo que é desejável, o que é bom. O dever de agir corretamente existe justamente para que o bem seja atingido.

Justiça

A justiça é dar a cada um aquilo que lhe pertence. Assim, é justo aquele que premia os bons e pune os maus, bem como aquele que respeita a propriedade do outro e sua liberdade.

Liberdade

A liberdade pode ser vista de dois modos. A liberdade moral e a liberdade comum.

  • A liberdade moral se refere ao alto controle. O indivíduo moralmente livre é aquele que freia os próprios impulsos em função de um bem maior. Por exemplo, quem evita utilizar dinheiro público em proveito próprio, mesmo tendo condições de o fazer.
  • A liberdade comum é a liberdade de poder fazer as coisas. É não ter impeditivos para isso. Por exemplo, ser livre para ir e vir aonde quiser.

Verdade

A verdade é um valor ético ligado à ideia de honestidade com relação às coisas. É dizer o que realmente aconteceu e o que as coisas realmente são.

Respeito

Como vimos acima, vivemos em sociedade. Para que o convívio possa acontecer da melhor maneira possível, é preciso entender que os outros não são objetos, mas sujeitos. Essa compreensão é a base do respeito e guia as ações para que os direitos e as individualidades sejam resguardados.

Solidariedade

Apesar de sermos diferentes, constituímos uma mesma comunidade e precisamos uns dos outros. Assim, é preciso que nos ajudemos mutuamente. É isso que define a solidariedade como valor ético.

Paz

A paz é o valor ético que evita a violência, permitindo que todas as pessoas vivam sem medo de estar com a integridade em risco.

Além destes valores éticos, existem muitos outros. Como:

  • Tolerância.
  • Compromisso.
  • Convicção.
  • Curiosidade.
  • Disciplina.
  • Empatia.
  • Equilíbrio.
  • Respeito.

Entendê-los é uma forma mais fácil de compreender o que são valores éticos.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que são valores éticos tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Filosofia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.