Filosofia

Quais são as principais ideias de Maquiavel? Conheça o autor de um dos livros proibidos pela igreja

principais ideias de maquiavelPrincipais ideias de Maquiavel
Sala do Saber - melhor cursinho online

Maquiavel foi um filósofo renascentista muito importante. Suas obras sobre política influenciaram o mundo inteiro e continuam atuais, além de caírem em muitas questões de vestibulares e do Enem. Conheça quais são as principais ideias de Maquiavel e fique preparado para as provas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado do Beduka. Ele é gratuito e personalizável.

Quem foi Maquiavel? (Biografia)

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, ou como é conhecido por quem fala português, Nicolau Maquiavel, foi um filósofo florentino nascido em 1469. Ele pertencia a uma família de poucas posses e da qual se sabe pouco, mas conseguiu chegar a carreiras importantes na sua cidade e se tornar o maior nome da filosofia do Renascimento.

Existem poucos registros sobre sua juventude, por isso se sabe muito pouco de sua biografia antes de ele entrar na vida pública. Sabe-se que iniciou seus estudos de Latim com sete anos, partindo para o grego em seguida.

Contudo, sua formação foi fraca comparada à de outros renascentistas, devido aos escassos recursos familiares. Porém, foi graças a ela que ele chegou a trabalhar na chancelaria de Florença, pois um de seus professores atuava nesta instituição e o indicou para ocupar um cargo nela.

Maquiavel tinha funções de assessoria política e diplomacia, sendo enviado para diversas missões. Isso o deixava distante da família, apesar de nunca ter deixado faltar nada para a esposa, Marietta Corsini, com quem se casou em 1501.

Dedicado aos estudos, as principais ideias de Maquiavel vão além dos livros, pois ele se baseou em sua própria experiência como diplomata e empregado da burocracia de Florença para desenvolvê-las. Seu pensamento político era frequentemente expresso em relatórios e discursos sobre suas missões.

Na juventude de Maquiavel, Florença era governada pela família Médici. Contudo, eles sofreram um golpe em 1492 dado pelo rei Carlos VIII, da França, que os expulsou da cidade. Foi durante este período que Maquiavel iniciou sua carreira, em 1498.

O retorno dos Médici em 1512 marcou uma reviravolta na vida de Maquiavel, que foi acusado de conspiração. Ele chegou a ser preso e torturado, mas foi libertado após 22 dias de prisão. Livre, ele exilou-se em uma propriedade no distrito de Sant’Andrea em Percussina.

Foi durante este período que Maquiavel desenvolveu suas principais ideias e escreveu suas principais obras. Ele retornou a Florença como historiador oficial da cidade em 1520. Faleceu em 21 de junho de 1527, após sentir fortes dores intestinais.

Quais são as principais ideias de Maquiavel?

Maquiavel teve uma obra vasta, que ia de peças teatrais até comentários de ciência política, e foi nesta última que ele se destacou.

Como um bom renascentista, Maquiavel tinha suas principais referências em autores da antiguidade, que foram muito importantes no desenvolvimento de suas principais ideias. Entre eles estão o filósofo Cícero e o historiador Tito Lívio, ambos da Roma antiga.

A partir deles e de sua própria experiência na burocracia de Florença, Maquiavel fez uma descrição realista da política. Seu intuito era mostrar como a política é, não como ela deve ser.

Deste modo, ele entende antes de qualquer coisa que a política é uma obra puramente humana e que os humanos são cheios de vícios. Eles mentem, traem, são egoístas e maus e isso faz com que a política seja um jogo de interesses. O papel do governante é manter a ordem apesar de toda disputa existente dentro do Estado.

Uma das principais ideias de Maquiavel decorre disso. Como o governante tem a responsabilidade de manter a ordem, ele pode utilizar diversos meios para fazer valer sua vontade, ainda que seja matar, mentir ou trair. Contanto que a medida seja eficiente, está valendo.

Para Maquiavel, a política é a arte de conjugar a virtù e a fortuna. No caso, a fortuna é o acaso, os acontecimentos que são imprevisíveis e incontroláveis. Enquanto a virtù é a capacidade do governante de utilizá-los a seu favor.

Mas como um governante poderia se tornar capaz de fazer isso? Com o auxílio dos exemplos históricos. Como a maioria dos filósofos, Maquiavel tinha como uma de suas principais ideias que a História é a mestra da vida e ensinaria como agir nas mais variadas situações.

Estas principais ideias de Maquiavel estão difundidas em suas muitas obras, que vamos conhecer adiante.

Quais são as principais obras de Maquiavel?

Como vimos, Maquiavel produziu relatórios, peças de teatro e livros de ciência política. As principais obras são:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Relatos sobre os fatos na Alemanha (1508);
  • Retrato das coisas da França (1510);
  • Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1513 a 1521);
  • A arte da guerra (1517 a 1520);
  • A mandrágora (1518).
  • O Príncipe (1532)

Entre elas, as que mais se destacam são O Príncipe e os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, pois é neles que as principais ideias de Maquiavel aparecem com mais nitidez.

O Príncipe

Este livro foi publicado cinco anos após a morte de Maquiavel e é um manual para os governantes conquistarem e manterem o poder. É nele que aparece a distinção entre moral e política, tão conhecida.

O Príncipe possui estes temas centrais:

  • Virtu e fortuna: a fortuna é a sorte, como vimos. É o acaso, que tanto pode favorecer quanto causar problemas para o governante. Por isso, quem tem o poder não pode contar apenas com ela, mas sim buscar a virtù, ou seja, as qualidades pessoais que o fazem agir em seu favor.
  • Os fins justificam os meios: esta frase não foi escrita por Maquiavel, mas é útil para descrever uma de suas principais ideias. No seu realismo, ele identificou que o motor da política é a busca pelo poder e, por isso, o fim de obtê-lo justifica quaisquer que sejam os meios utilizados para isso.
  • Crueldade bem usada: O governante tem que saber a hora de agir com certa “maldade”, frustrando os desejos populares para garantir a segurança e o bem-estar do povo.
  • É melhor ser temido que amado: O príncipe deve desejar tanto ser temido quanto ser amado. Porém, caso tenha de optar, é melhor ser temido, pois o medo é mais firme que o amor e garante mais a segurança do poder.

Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio

Neste livro, Maquiavel traz comentários sobre o livro de Tito Lívio acerca da história de Roma. Para ele, a história é cheia de exemplos de grandes personalidades, como capitães, legisladores, governantes etc., por isso deveria ser consultada para orientar as ações no presente.

Para tornar mais fácil a vida do leitor, ele mesmo compara eventos de seu tempo com os da antiguidade. Assim fica mais nítido como é possível agir nas situações semelhantes às do passado.

Essas obras tiveram muita influência, vamos ver qual foi.

  • Teste seus conhecimentos sobre as principais ideias de Maquiavel com nosso texto de questões sobre ele.

Qual foi a influência de Maquiavel?

Desde que foram publicadas, as principais ideias de Maquiavel se tornaram fundamentais para a compreensão sobre política na Europa e posteriormente no mundo inteiro. Foi a partir delas, por exemplo, que ingleses do século XVII criticaram o governo absolutista de Carlos I.

Assim, a influência não se deu apenas na ciência política, mas também nas propostas de sociedade que surgiram na Idade Moderna. Estas propostas eram principalmente republicanas.

A descrição que Maquiavel fez de um Estado verdadeiramente livre e do que é liberdade de fato estabeleceu critérios sobre o exercício do poder e dos direitos utilizados até hoje.

Principais frases de Maquiavel

“É coisa muito natural e comum o desejo de conquistar e, sempre, quando os homens podem fazê-lo, serão louvados ou, pelo menos, não serão censurados; mas quando não têm possibilidade e querem fazê-lo de qualquer maneira, aqui está o erro e, consequentemente, a censura.”

“Aqueles que somente por fortuna se tornam de privados em príncipes, com pouca fadiga assim se transformam, mas só com muito esforço assim se mantêm.”

“Feliz é a república à qual o destino outorga um legislador prudente, cujas leis se combinam de modo a assegurar a tranquilidade de todos, sem que seja necessário reformá-las.”

“Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão”

“Homens ofendem por medo ou por ódio”

“Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal”

“Quando um homem é bom amigo, tem amigos bons”

“O bem se faz aos poucos, o mal, de uma única vez”

“Nunca foi alcançado nada de grande sem perigo”

“Vale mais fazer e se arrepender que não fazer e se arrepender”

“De poder ao homem e descobrirá quem ele realmente é”

“Não há nada tão desesperador como não ter uma nova razão para ter esperança”

“A natureza faz poucas pessoas fortes, mas esforço e treinamento fazem muitas”

“Não é a intenção que valida um ato, mas o seu resultado”

“Um governante eficaz não deve ter piedade”

“Mate se for preciso, mas alcance o seu objetivo”

“Os que vencem, não importa como vençam, nunca conquistam a vergonha”

O Beduka te conecta à faculdade

As principais ideias de Maquiavel inspiraram diversos cientistas políticos em suas análises e propostas.

Legal, né? Mas a influência dele está em muitos outros cursos, como o Direito. Você tem interesse nesta área?

Pois saiba que podemos te ajudar a conquistar uma vaga em uma ótima faculdade e com um belo desconto!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode garantir uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.