Física

O que é Teoria da Relatividade Geral? Entenda como Albert Einstein revolucionou a Física!

O que é a Teoria da Relatividade Geral?O que é a Teoria da Relatividade Geral?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O físico alemão Albert Einstein é considerado o maior cientista de todos os tempos. Einstein contribuiu com estudos responsáveis por expandir os horizontes da Física Moderna, como o Efeito Fotoelétrico e a Teoria da Relatividade Geral. Veja o que é a teoria da relatividade geral e suas implicações na forma como entendemos o universo!

Preparamos este resumo completo para você entender o que é a teoria da relatividade geral. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Estudando Física para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre a diferença entre ácido e alcalino, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

Quem foi Albert Einstein?

Para que você compreenda o que é a teoria da relatividade geral, não podemos deixar de comentar a respeito de seu ilustre criador: Albert Einstein!

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão, considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos. Desde sua época, ele já era conhecido pelo desenvolvimento da teoria da relatividade geral, uma das bases da física moderna ao lado da mecânica quântica.

Em 1921, Einstein foi laureado com o Prêmio Nobel de Física por suas grandes contribuições à física teórica, principalmente por sua descoberta do efeito fotoelétrico ou dualidade onda-partícula.  

Seus estudos mudaram completamente a forma como entendemos o espaço e o tempo e permitiram uma grande revolução na Física e na Astronomia. 

As descobertas de Einstein foram tão à frente de seu tempo que até hoje, mais de 100 anos depois, alguns de seus postulados ainda são utilizados para explicar fenômenos que só conseguimos captar com a tecnologia atual.

A seguir vamos explicar o que é a teoria da relatividade geral e como ela, basicamente, explica o funcionamento do universo.

O que é a Teoria da Relatividade Geral?

Antes de explicar o que é a teoria da relatividade geral, precisamos entender a teoria da relatividade restrita, que foi formulada por Einstein em 1907.

De maneira geral, essa teoria descreve que em sistemas de referência não-acelerados todas as leis da natureza são as mesmas e a velocidade de propagação da luz no vácuo é a mesma. 

Em outras palavras, podemos dizer que o espaço e tempo são grandezas relativas e dependem de cada observador, neste caso, parado.

No entanto, essa teoria leva o nome de restrita justamente por se aplicar apenas a referenciais inerciais, portanto, dentro da 1ª lei de Newton.

Contudo, Einstein queria compreender como os fenômenos físicos aplicam-se a sistemas acelerados (com velocidade). Assim, alguns anos depois, mais especificamente no ano de 1915, Albert Einstein concluiu e publicou a Teoria da Relatividade Geral.

Nesta teoria, o universo possui quatro dimensões: altura, largura, profundidade e tempo e é constituído pela malha espaço-tempo que pode ser deformada de acordo com a massa de um corpo.

Dessa forma, isso explica que a gravidade nada mais é do que a consequência da curvatura espaço-tempo. À primeira vista, esse conceito pode parecer complicado, mas tente visualizar o seguinte: 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Imagine que uma parte do universo é um tecido esticado. Quando colocamos uma bola de futebol no seu centro, o tecido deforma-se em decorrência da massa da bola, correto?

Agora pense que ao colocarmos algumas bolas de gude em movimento nessa curvatura, essas bolas irão “orbitar” a bola de futebol no centro, justamente por serem mais leves. 

Ampliando esse pensamento, idealize que esse fenômeno acontece em grande escala no universo, onde, por exemplo, a bola de futebol é o sol e as bolas de gudes são os planetas. Essa é a teoria da relatividade geral.

Fórmula da Teoria da Relatividade Geral

De acordo com a teoria da relatividade geral, o tempo é relativo ao seu movimento. Dessa forma, o tempo precisa de matéria e energia para se mover, então há uma relação clara entre espaço e tempo.

Assim, além do raciocínio da teoria da relatividade geral, Einstein desenvolveu uma explicação que relaciona todos esses fatores, a famosa equação: 

E=m.c²

  • E = energia
  • m = massa do objeto
  • C2= velocidade da luz ao quadrado

O desenvolvimento da teoria da relatividade possibilitou o entendimento acerca da gravidade em diferentes níveis: desde o GPS que utilizamos no dia a dia até a explicação da origem do universo, órbitas dos planetas e buracos negros.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre a teoria da relatividade.

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso texto até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.