Física

O que é eletrização por atrito? Conheça esse e outros 2 processos de eletrização!

o que é eletrização por atrito?o que é eletrização por atrito?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução. Neste artigo, focamos em explicar o que é eletrização por atrito pois é o tipo mais presente no Enem e vestibulares. Leia até o final para se preparar.

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é eletrização por atrito. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Estudando Física para o Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

O que é eletrização?

Antes de abordarmos o que é eletrização por atrito, é interessante que você compreenda o que é o processo de eletrização em si. 

A eletrização, também chamada de processo eletrostático, é o fenômeno em que há o acréscimo ou a retirada de elétrons de um corpo neutro,  tornando-o assim eletricamente carregado. 

Um corpo é considerado neutro quando apresenta o mesmo número de prótons e elétrons.

Dessa forma, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, já quando ele perde elétrons, sua carga torna-se positiva

Quer entender este assunto com mais detalhes? Veja nosso resumo completo sobre Eletrostática

Há três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução. A seguir explicaremos o que é a eletrização por atrito. 

O que é eletrização por atrito?

Como o próprio nome sugere, a eletrização por atrito ocorre quando dois ou mais corpos isolantes (isto é, que não conduzem eletricidade) são esfregados um contra o outro. 

Quando os corpos são atritados, há a transferência de energia para os elétrons desses materiais. 

Em geral, os elétrons de materiais isolantes encontram-se fortemente atraídos pelos núcleos de seus próprios átomos, e por essa razão, necessitam de energia extra para saltar de um corpo para outro. 

Na eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro recebe. Desse modo, ao final do processo, ambos os corpos estarão com cargas de módulo igual, porém, com sinais opostos. 

Não são todos os corpos que se eletrizam quando são atritados. Portanto, para saber quais materiais tornam-se eletrizados quando atritados, precisamos saber sua afinidade elétrica.

A afinidade elétrica nada mais é do que a propriedade que indica quais materiais possuem tendência em ganhar elétrons e quais têm a tendência em perdê-los.

É possível listar alguns desses materiais em uma tabela denominada de série triboelétrica, confira abaixo: 

Série Triboelétrica

Conheça outros processos de eletrização

Depois de compreender o que é eletrização por atrito e quais materiais possuem a tendência em perder ou receber elétrons, entenda os outros processos de eletrização.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Eletrização por contato

Este tipo de eletrização acontece quando um corpo condutor encontra-se carregado e entra em contato com outro corpo. E dessa maneira, parte da carga será transferida para o outro corpo.

Na eletrização por contato, se os corpos envolvidos na eletrização são condutores de mesma dimensão e mesma forma, após o contato, eles terão cargas de mesmo valor. 

Eletrização por indução

E por fim, a eletrização por indução pode acontecer sem contato entre os corpos. Desse modo, quando um corpo eletrizado (indutor) se aproxima de um condutor (induzido), este é induzido a uma distribuição de cargas.

O condutor permanece neutro, mas a região do condutor mais próxima do indutor ficará com excesso de cargas de sinal contrário do corpo eletrizado. 

Esperamos ter contribuído com seus estudos através deste resumo sobre o que é eletrização por atrito.

Coloque em prática o que aprendeu com nossa lista de exercícios sobre eletrostática

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que é eletrização por atrito.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários