X

O que são energias renováveis e não renováveis? Entenda a diferença entre elas e os tipos principais

energias renováveis e não renováveis

Tudo no nosso mundo funciona graças à energia, inclusive você! Sem energia, ficaria impossível realizar as atividades físicas, o estudo e o trabalho e até mesmo coisas básicas como andar.

As fontes da energia do nosso corpo são os nutrientes presentes nos nossos alimentos, enquanto a das máquinas e outras coisas são bem variadas. E algumas podem até acabar em breve.

Com este artigo você entenderá o que são energias renováveis e não renováveis, a diferença entre elas e os principais tipos.

Neste artigo, vamos te explicar o que são energias renováveis e não renováveis, para ir direto para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe descontos de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que é energia?

Antes de entendermos o que são energias renováveis e não renováveis, precisamos saber o que é energia.

Energia é uma palavra usada em diversos contextos, mas que em todos eles ela quer dizer mais ou menos a mesma coisa. 

Na física, energia é a capacidade de realizar trabalho, no senso comum não é algo muito diferente disso, pois usamos o conceito para expressar a força para fazer algum tipo de atividade, colocar algo em movimento.

Por exemplo, muitas vezes a gente acorda sem vontade de fazer algumas coisas e diz que está sem energia.

As coisas que usamos funcionam por meio da energia. O celular ou computador que você está usando precisam de energia. O mesmo acontece com a televisão, as máquinas das fábricas, os carros, enfim, praticamente tudo.

E de onde vem a energia? No caso do nosso corpo, ela vem dos nutrientes que absorvemos dos alimentos. Os objetos que usamos possuem diversas fontes de energia, que são energias renováveis e não renováveis. Vamos ver mais sobre isso.

O que são energias renováveis e não renováveis?

Como vimos, existem dois tipos de recursos energéticos: renováveis e não renováveis.

As energias renováveis são aquelas cuja origem é alguma fonte inesgotável, como a luz do sol, por exemplo. O Sol vai permanecer no universo por bilhões de anos, então é algo que sempre vamos poder usar.

Já as fontes não renováveis são recursos que demoram muito para se formar e que podem acabar, como os combustíveis fósseis. O melhor exemplo é a gasolina, derivada do petróleo, que é produzido de matéria orgânica em condições específicas e durante longos anos.

É possível que alguns recursos tidos como renováveis também acabem, como a água. Apesar de haver um ciclo de água eterno, no qual ela é renovada, o mau uso pode inviabilizar a utilização para gerar energia.

Qual é a diferença entre energias renováveis e não renováveis?

Além das diferenças de fontes, quando vamos falar o que são as energias renováveis e não renováveis, precisamos tratar da poluição que a geração dessas energias produz.

As energias renováveis são vistas como energias limpas, enquanto as não renováveis são tidas como poluentes. Isso acontece por causa da emissão de gases do efeito estufa tanto na geração quanto no uso da energia.

Assim, as energias renováveis causam menos impactos ambientais em larga escala, enquanto as não renováveis causam bastante. 

Quais são as principais fontes de energia renovável?

Para ficar mais claro o que são energias renováveis e não renováveis, vamos ver as principais fontes delas. Começando pelas renováveis.

Energia eólica

A energia eólica é produzida pela força dos ventos. Em parques eólicos, são instaladas turbinas aerogeradoras, com hélices enormes. Elas transformam a força dos ventos que as ativam em energia elétrica.

Biomassa

A produção de energia a partir de biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica. Por exemplo, a queima de lenha, bagaço de cana, restos de vegetais etc. Como o CO2 produzido na combustão é absorvido pela vegetação, esse tipo de energia é considerado limpo.

Energia solar

A energia solar aproveita a luz e o calor do sol para gerar eletricidade ou transferir energia para aquecer ambientes ou água.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é aquela gerada pelo aproveitamento da água dos rios para movimentar turbinas e produzir eletricidade. Esse é o tipo de energia mais utilizado no Brasil, sendo responsável por quase 65% de toda a energia elétrica produzida no país.

Maremotriz (Energia das Marés)

A energia maremotriz é resultado do aproveitamento da subida e da descida das marés para produzir eletricidade. Nesse caso, a água movimenta turbinas por meio das cheias e das baixas das marés.

Está gostando de aprender o que são energias renováveis e não renováveis? Leia nosso texto sobre fontes de energia renováveis para aprofundar ainda mais.

Quais são as principais fontes de energia não renováveis?

Agora que vimos o que são as energias renováveis, vamos conhecer as fontes principais de energia não renovável.

Energia nuclear

É a energia produzida a partir de reações que acontecem no núcleo dos átomos de urânio-235. Essas reações geram calor, que é transformado em eletricidade. Apesar do urânio ser abundante na natureza, ele é finito, por isso é uma fonte não renovável.

Gostaria de aprender mais sobre esse tipo de energia? Temos um artigo falando tudo sobre energia nuclear para você ler assim que terminar esse texto sobre o que são energias renováveis e não renováveis.   

Combustíveis fósseis

São fontes de energia provenientes de material orgânico, produzidas durante um longo tempo em condições específicas. As principais são: petróleo, gás natural e carvão mineral e historicamente estão ligadas aos transportes.

Atualmente, essa é a fonte de energia mais disputada do planeta, pois cerca de 81% da matriz energética global vem dela.

Quer conhecer mais? É só ler o nosso artigo sobre as fontes de energia não-renováveis e aprender ainda mais a fundo o que são energias renováveis e não renováveis. 

Questões sobre Energias renováveis e não renováveis

A melhor forma de saber se você entendeu mesmo o que são energias energias renováveis e não renováveis é respondendo questões. Por isso, trouxemos duas para te ajudar com isso.

Questão 1 – (Enem) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

a) Redução da utilização elétrica.

b) Ampliação do uso bioenergético.

c) Expansão das fontes renováveis.

d) Contenção da demanda urbano-industrial.

e) Intensificação da dependência geotérmica.

Questão 2 – (Enem) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.

b) Gasolina.

c) Carvão mineral.

d) Gás natural.

e) Vento.

Gabarito das questões sobre energias renováveis e não renováveis

Agora que você já respondeu às questões, confira o gabarito comentado logo abaixo!

Exercício resolvido questão 1

c) Expansão das fontes renováveis.

Como diz o enunciado da questão, a empresa fornecerá turbinas para um complexo de energia à base de ventos, logo, de energia eólica, que é um dos tipos de energia renóvavel que vimos.

Exercício resolvido questão 2

e) Vento.

Todas as outras fontes de energia funcionam com base na queima, que libera o Gás Carbônico (CO2), o principal causador do efeito estufa, que intensifica o aquecimento da terra.

Quer fazer mais exercícios? O Beduka tem um Simulado Enem gratuito e ele serve para ajudar os estudantes a praticar com questões do próprio Enem e nota calculada via TRI. 

Se quiser testar os conhecimentos que aprendeu nesse artigo, você pode montar um simulado personalizado só com questões de história. Será um ótimo treino!

Obrigado por ter lido até aqui este resumo sobre o que são energias renováveis e não renováveis.

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.