X

Quais são as camadas que compõem a atmosfera? Conheça todas as 5 divisões nesse resumo completo

quais são as camadas que compoem a atmosfera

A atmosfera da Terra é a camada de gases que cobre nosso planeta e faz fronteira com o espaço sideral, sendo composta de 5 camadas, cada uma com características próprias.

Elas possuem diversas funções, como manter a vida no planeta, protegê-lo dos raios solares e regular sua temperatura.

Continue lendo e descubra quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra e suas principais características. No final do artigo, temos uma surpresa especial para você que fez o Enem.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é a atmosfera terrestre?

Antes de vermos quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra, vamos entender um pouco mais sobre ela.

Uma atmosfera é a camada de gases que envolve um corpo material no espaço e se mantém no lugar graças à gravidade.

Acesse nosso texto sobre gravitação universal e entenda isso melhor.

A atmosfera da Terra portanto é a camada de gases que à envolve. Eles são:

  • Nitrogênio (78%),
  • Oxigênio (21%),
  • Argônio (0,9%),
  • Dióxido de carbono (0,04%) e
  • Gases residuais.

A depender da distância com a superfície ela ganha características diferentes, por isso foi dividida didaticamente em camadas. A seguir, vamos ver quais são as camadas que compõem a atmosfera terrestre.

Quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra?

A atmosfera da Terra se estende desde o nível do mar até 10.000 km de altitude, onde os gases acabam se misturando ao vento solar. Então, até nós estamos inseridos na atmosfera, não é legal?

Só que nossa presença fica numa parte em que a existência da vida é possível, graças às características de pressão, temperatura e presença de gases. Se a camada mais próxima de nós tivesse características diferentes, provavelmente não estaríamos aqui.

Bom, vamos então ver quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra e os aspectos principais de cada uma.

1- Troposfera

A troposfera possui esse nome devido à dinâmica das mudanças climáticas que acontecem nela (tropos em grego é virar). Ela é a parte mais densa da atmosfera terrestre, pois um peso maior fica no topo dela e a faz ser severamente comprimida.

Ela contém aproximadamente 80% da massa da atmosfera da Terra e se encontra na parte mais próxima da superfície do planeta. Por isso, ela é também a mais quente das camadas que compõem a atmosfera, pois recebe energia da superfície.

Seu comprimento varia a depender do lugar da superfície. Ela pode chegar a 9 km nos pólos e 17 km no Equador. A altitude média é de 12 km.

Ela é composta por quase 78% de nitrogênio, 20% de oxigênio, 0.9% de argônio e 0,04% de dióxido de carbono. Além de vapor de água feito pela evaporação.

Conheça mais sobre a presença da água na atmosfera com nosso texto sobre o ciclo da água.

É possível encontrar na troposfera uma série de coisas, como:

Além disso, é a única em que se pode viajar de avião a hélice.

2 – Estratosfera

É a segunda mais próxima da Terra e também a segunda maior. Estende-se da troposfera até a estratopausa, a cerca de 55 km da superfície da Terra. Ela é conhecida por abrigar a camada de ozônio, que filtra os raios solares e impede que boa parte deles atinja a superfície.

Por isso, ela pode ser bastante quente no seu topo, para os padrões da altitude em que se encontra. A título de comparação, em locais da troposfera é possível ter temperaturas de -60ºC, enquanto o topo da estratosfera pode chegar a 0º.

Graças ao seu perfil de temperatura estável, ela não possui turbulências de ar para produzir o clima, por isso está livre de nuvens e outras características derivadas do clima.

Ela é a camada mais alta que pode ser acessada por aviões a jato.

3 – Mesosfera

A Mesosfera é a camada mais fria da atmosfera da Terra, com temperatura média de -85ºC. Seu nome significa esfera do meio, pois ela fica bem no centro da atmosfera.

Possui altitudes que variam de 80 a 85 km acima do nível do mar e a temperatura diminui com o aumento da distância para com a superfície.

Lá é tão frio que os poucos vapores de água que chegam se condensam em nuvens noctilucentes polares, feitas de partículas de gelo. Elas são as mais altas da atmosfera e podem ser visíveis a olho nu, caso o Sol reflita sua luz nelas.

É na mesosfera que a maioria dos meteoros queimam ao entrar na atmosfera da Terra. O material deles faz parte de sua composição, junto com os gases que estão presentes na troposfera e na estratosfera.

Devido a sua altura, fica impossível chegar lá com aeronaves convencionais, mas ela também é muito baixa para as espaçonaves orbitais. Assim, seu acesso se dá principalmente por foguetes de sondagens e naves movidas a foguetes.

Está curtindo saber quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra? Ainda faltam duas. Vamos lá!

4 – Termosfera

É a segunda camada mais alta da atmosfera da Terra. Estende-se do topo da mesosfera até a termopausa, região em que fica seu limite com a exosfera. Essa faixa de altitude varia entre 500 e 1000 km.

Nela está presente a ionosfera, a região ionizada da atmosfera que desempenha um papel importante na eletricidade dela.

Sua temperatura aumenta na medida em que se ganha altitude, chegando até incríveis 1500ºC. Porém, as moléculas de gás estão tão separadas que sua temperatura não é tão significativa.

Embora ela tenha moléculas como muita energia, não seria quente para nós, pois a densidade é baixa demais para conduzir energia para nossa pele.

Ela é livre de nuvens e de vapor de água, mas é possível acontecer alguns fenômenos não hidrometeorológicos, entre eles a aurora boreal. Infelizmente, eles são vistos apenas em regiões de alta latitude, o que não é o caso do Brasil.

5 – Exosfera

Chegamos ao topo de quais são as camadas que compõem a atmosfera! A exosfera é o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral. Estende-se desde a termopausa no topo da termosfera até cerca de 10.000km de altitude.

Ela é composta de hidrogênio, hélio, nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono. Os átomos e moléculas estão tão distantes que viajam quilômetros de distância sem que haja colisão entre eles.

Por isso, ela não se comporta mais como gás e as partículas estão sempre escapando para o espaço. Elas podem se misturar com o vento solar ou migrar para o campo magnético da Terra.

Ela não possui fenômenos meteorológicos, pois está muito acima do nível do mar. Porém, na parte mais inferior, é possível ter as mesmas auroras que ocorrem na termosfera.

É na exosfera que se encontram boa parte dos satélites artificiais que orbitam a Terra.

Exercícios sobre as camadas da atmosfera

Agora que já sabemos quais são as camadas que compõem a atmosfera da Terra, vamos resolver algumas questões sobre elas para fixar o conteúdo.

Questão 1 – (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

e) exosfera.

Questão 2 – (UDESC 2016/2) Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.

a) Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio.

b) Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera.

c) A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.

d) A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude.

e) A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.

Oba! Você chegou ao final dos exercícios sobre as camadas da atmosfera. Agora confira o gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre as camadas da Atmosfera

Exercício resolvido da questão 1:

b) troposfera.

Como vimos no resumo sobre quais são as camadas que compõem a atmosfera, somente na troposfera existe variação suficiente de temperatura para causar o clima e os fenômenos que fazem parte dele, como a chuva, os ventos etc.

Exercício resolvido da questão 2:

c) A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.

As demais alternativas estão erradas pois, os gases majoritários são nitrogênio e oxigênio; o ozônio está concentrado na estratosfera; a atmosfera se torna mais rarefeita com o aumento da altitude e houve diversas modificações na atmosfera.

Faça mais questão sobre quais são as camadas que compõem a atmosfera da terra, com nossa lista de exercícios sobre atmosfera.

O que você vai fazer com sua nota do Enem?

Você com certeza se esforçou bastante para tirar uma nota alta no Enem. Mas deixa eu te contar uma coisa:

Se você não souber usá-la com estratégia, dificilmente vai conseguir entrar na faculdade.

Como eu sei que você não quer isso, eu vou te ajudar. O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos.

Eu e a minha equipe fizemos um ebook que vai te dar as principais informações sobre os programas do governo que abrem vagas nas faculdades.

Colocamos o máximo de empenho para cumprir nosso objetivo de te levar à faculdade.

E se você quiser chegar lá sem enfrentar concorrência, também há um outro caminho…

Descubra baixando o nosso guia, está no final!

Agora você saberá exatamente o que fazer com a sua nota do Enem!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são as camadas que compõem a atmosfera!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.