X

Saiba quais são as características da Caatinga

Quais são as características da Caatinga?

“As principais características da caatinga são: fauna e flora adaptada à seca, exclusividade brasileira, clima semiárido, várias espécies endémicas em extinção. Veja os detalhes!”

A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país. Nesse artigo iremos explicar quais são as características da Caatinga e falar sobre o clima, fauna, flora, solo, entre outros pontos importantes.

O Beduka já escreveu outros textos sobre importantes biomas do nosso país: o Pampa, o Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e o Pantanal.

Escrevemos também sobre o manguezal, presente em muitos desses biomas.

Os biomas brasileiros são temas muito recorrentes nas provas do ENEM, portanto esse artigo irá te ajudar a estudar para a prova. O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Saiba qual a função do núcleo da célula, aprenda o que é movimento uniforme e veja uma explicação sobre o que é uma preposição.

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

Antes de explicarmos quais são as características da Caatinga, vamos te explicar o que é bioma. Veja a seguir.

O que é bioma?

Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existe vida e interação entre os seres vivos em determinado espaço, podendo variar de tamanho.

De forma geral, podemos definir bioma como um grande espaço geográfico que compartilha as mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais.

Entenda a importância dos biomas brasileiros neste artigo.

O que é a Caatinga?

A Caatinga é um bioma brasileiro encontrado no Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Toda a área desse bioma abrange cerca de 11% do território brasileiro.

A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade.

O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. Esse nome faz referência a cor predominante da vegetação durante a estação de seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada. No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.

Esse bioma tem grande importância ecológica, mas, apesar disso, calcula-se que 40 mil km2 da Caatinga já foram transformados em quase deserto, o que é explicado pelo corte da vegetação para servir como lenha e pelo manejo inadequado do solo.

  • Já sabe o que mais cai de Geografia no ENEM? Veja aqui.

Principais características da Caatinga?

A Caatinga apresenta diversas aspectos únicos, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Isso acontece, pois esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido.

Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.

Há forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, além da presença de cactos e bromélias.

Confira os nossos exercícios sobre biomas. Clique aqui!

Além disso, em épocas de seca, os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas. Essa é uma propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação.

Vegetação da Caatinga?

A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região.

Quando as condições de umidade do solo são mais favoráveis, a caatinga se assemelha à mata, onde são encontradas árvores como o juazeiro, também conhecido por joá, ou laranjeira do vaqueiro, a aroeira e a baraúna.

Nas áreas mais secas, de solo raso e pedregoso, a caatinga se reduz a arbustos e plantas tortuosas, mais baixas, deixando o solo parcialmente descoberto.

Nas regiões mais secas aparecem também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique, que servem de alimento para os animais, na época de seca, e as bromeliáceas (macambira).

Algumas palmeiras e o juazeiro, que possuem raízes bem profundas para absorver água do solo, não perdem as folhas.

Outras plantas possuem um mecanismo fisiológico, o xeromorfismo, produção de uma cera que reveste suas folhas que faz que percam menos água na transpiração, um exemplo é a carnaubeira denominada “árvore da vida” ou árvore da providência, pois tudo dela se aproveita.

A maioria das espécies tem espinhos, o que leva o vaqueiro da região usar roupa de couro, para sua proteção.

  • Já sabe o que mais cai no Enem de Biologia? Veja aqui.

Fauna da Caatinga

Embora a diversidade de animais em ambientes de clima árido e semiárido seja menor do que em florestas tropicais, por exemplo, é um equívoco falar que a Caatinga é um bioma pobre em termos de espécies animais. A Caatinga abriga na verdade várias espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, peixes e outros. Além disso, muitas espécies são exclusivas desse bioma.

A Caatinga abriga aproximadamente 178 espécies de mamíferos, que são representados por marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, entre outros. Há também muitas espécies de morcegos.

Há também algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda (Puma concolor), a onça pintada (Panthera onca), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae), que é o único primata exclusivo desse bioma, e o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), espécie exclusiva do Brasil.

Outras espécies endêmicas, ou seja exclusivas do local, são os roedores Kerodon rupestris e Wiedomys pyrrhorhinos. Os veados Mazama americana e Mazama gouazoubira, o caititu (Pecari tajacu), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e a cutia Dasyprocta primnolopha são alguns dos mamíferos amplamente distribuídos na Caatinga.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no ano de 2016 havia o registro de 136 espécies ameaçadas e 46 espécies endêmicas ameaçadas de extinção neste bioma. Além disso, este bioma é um dos mais afetados pelo tráfico de animais.

Clima da Caatinga

O clima da Caatinga é o tropical semiárido, com médias de temperaturas anuais elevadas, geralmente superiores a 25°C, em alguns lugares superior a 32°C, e por chuvas escassas e irregulares com longos períodos de seca.

O sistema de chuvas é complexo. Durante poucos meses caem chuvas irregulares e alguns anos são mais chuvosos alternados irregularmente com anos de secas.

Além disso, serras e chapadas mais altas da Caatinga recebem maior quantidade de chuvas, que escoam dando origem aos rios e lagos da região, muitas vezes temporários. As áreas de planície estão sujeitas a um período de seca longo e severo.

Curiosidades sobre a Caatinga

  • A Caatinga possui cerca de 327 espécies endêmicas. São 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves que são exclusivas da região. Já entre as plantas há cerca de 323 espécies endêmicas.
  • Aproximadamente metade da paisagem da Caatinga já foi deteriorada pela ação do homem. É estimado que de 15% a 20% do bioma estão em alto grau de degradação, ou seja, correm risco de desertificação.
  • A ave com maior risco de extinção do Brasil, a ararinha-azul (Anodorhynchus spix), vive na Caatinga. Só se encontrou um único macho na natureza dessa espécie.
  • Na estação seca a temperatura do solo da Caatinga pode chegar a 60ºC, temperatura muito próxima de áreas de deserto.
  • A caatinga foi o território em que os cangaceiros mais transitaram no final do século XIX e começo do XX. Eles usavam roupas e chapéus de couro para se protegerem da vegetação cheia de espinhos da Caatinga.

Gostou de aprender quais são as características da Caatinga? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar quais são as características da Caatinga, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja aqui algumas dicas de livros para o ENEM 2019, faça algumas questões sobre expansão territorial no Brasil e aprenda o que é estrutura atômica.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você sabe quais são as características da Caatinga, você também pode ver uma relação das melhores faculdades para cada curso. Conheça as melhores faculdades para o curso de Geografia, de Design Gráfico e de Letras.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre quais são as características da Caatinga, aproveite para conferir alguns resumos de livros que caem nos vestibulares:

Gostou do nosso texto sobre quais são as características da Caatinga? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)