X

Quais são as principais consequências do aquecimento global? Veja os 11 efeitos do aumento da temperatura na Terra

quais são as principais consequências do aquecimento global

O aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra cujas principais consequências afetam diretamente sobre o seu funcionamento. Elas acabam acarretando em efeitos sobre a vida humana e suas atividades. 

Esse é um tema que cai bastante no Enem em diversas questões, pois é um eixo interdisciplinar.

Conheça quais são as principais consequências do aquecimento global e fique preparado para a prova.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas que têm origem no aumento da temperatura média da Terra. Ele surgiu a partir da intensificação do efeito estufa, um evento natural, mas que se tornou mais forte por ações humanas.

Uma estufa de verdade é um espaço que acumula e mantém calor, normalmente utilizada para cultivo de plantas.

O efeito estufa da Terra funciona da seguinte forma: os raios solares entram na atmosfera terrestre, aquecendo a superfície do planeta. Para manter o equilíbrio, ele devolve a radiação para o espaço.

Só que nem toda a radiação volta. Na atmosfera, existem gases que retêm boa parte dela e mantêm o calor na Terra, como se fosse uma estufa. Isso é algo natural e até essencial para a manutenção da vida no planeta.

Boa parte desses gases chega à superfície naturalmente, por eventos como a vulcanização e a respiração aeróbica. O problema é quando a concentração deles se torna acima da média e eles passam a segurar mais calor que o necessário.

O pior é que, segundo cientistas, diversas ações humanas causam isso, gerando o que chamam de aquecimento global. A queima de combustíveis fósseis, que lança dióxido de carbono (CO2) atmosfera, é a principal fonte de energia do mundo e a maior causadora disso.

Veja a definição de aquecimento global e saiba mais sobre suas causas.

Os efeitos são bastante adversos. Continue lendo e descubra quais são as principais consequências do aquecimento global.

Quais são as principais consequências do aquecimento global?

O aquecimento global possui consequências diretas sobre o funcionamento do planeta, que acabam acarretando em efeitos sobre a vida humana e suas atividades. Esse é um tema que cai bastante no Enem, em diversas questões, pois é um eixo interdisciplinar.

Conheça quais são as principais consequências do aquecimento global e fique preparado para a prova.

1 – Problemas de saúde

Com o aquecimento do planeta, ocorre calor intenso que pode prejudicar muitas pessoas, pois aumenta o risco de diversas doenças. Entre elas, alergias, infecções e problemas cardiorrespiratórios.

O motivo é simples: com o aumento na temperatura, ocorrem alterações na flora, maior produção de pólen e quadros de alergia. Além disso, os parasitas se propagam com mais facilidade, transmitindo doenças a um número maior de pessoas.

O calor excessivo pode gerar estresse térmico e crises de asma também. Isso torna até mesmo a morte possível se houver uma combinação de fatores. Temperaturas acima de 37°C e alta umidade podem gerar hipertermia e a perda de funções vitais.

2 – Danos à propriedade e à infraestrutura

O aquecimento global gera mudanças no ciclo da chuva e na ocorrência de eventos extremos. Assim, podem ocorrer mais tempestades, furacões, e fenômenos semelhantes. Com isso, a população sofre perdas significativas na sua propriedade e na infraestrutura urbana.

Estradas, casas, linhas de energia e até pontes ficam comprometidas. Como elas precisarão ser reparadas, o governo investirá recursos nelas, que poderiam ser destinadas a outras coisas.

É possível também a intensificação das secas e dos incêndios florestais, que geram prejuízos. E, no caso dos incêndios, o nível de dióxido de carbono na atmosfera irá aumentar também.

3 – Perda de produtividade

Devido aos problemas gerados pelos eventos extremos ou pelo estresse térmico, a produtividade sofre uma baixa. As pessoas sofrem interrupções na vida diária, o que gera perdas na produção, na vida escolar e em diversas outras áreas.

4 – Migração e problemas urbanos

Por causa de fenômenos como a seca e desertificação, inundações, entre outros, populações de diversos lugares buscam um local menos sujeito a eles para viver.

Isso acarreta no inchaço de centros urbanos e em outros problemas como o desemprego e aumento da violência.

5 – Aumento de gastos

Lidar com os problemas do aquecimento global é bastante caro. Por exemplo, por causa das secas é preciso aumentar a irrigação e medidas que garantam o bem-estar animal.

Instituições públicas e privadas têm que investir em infraestrutura

Criar ambientes climatizados, sistemas de alertas para eventos extremos, estrutura para emergências e a reconstrução das cidades após desastres são medidas frequentes e que demandam muitos recursos.

Quais são as principais consequências do aquecimento global para a natureza?

1 – Desertificação

O que caracteriza um deserto? A baixa precipitação. É por isso que o maior deserto do mundo é a Antártida, pois lá o índice pluviométrico é o mais baixo de todos, inferior ao do deserto do Saara.

Com o aquecimento global, os índices de chuva caem e áreas inteiras podem sofrer desertificação.

Entenda mais sobre este assunto com nosso texto sobre ciclo biogeoquímico da água.

2 – Mudanças nos ecossistemas

O aquecimento global pode gerar a extinção de diversas espécies. Com isso, a biodiversidade é reduzida e os ecossistemas são alterados.

Por exemplo, se uma espécie predadora deixa de existir, a população que era sua vítima cresce, causando desequilíbrio.

Isso atingirá também a flora. Boa parte das plantas são polinizadas pela ação de animais, como as abelhas. Além disso, elas precisam de chuva para crescer, o que pode diminuir com o aumento do calor.

3 – Derretimento das calotas polares e elevação do nível do mar

Esse é um dos efeitos mais lembrados quando perguntamos quais são as principais consequências do aquecimento global. O derretimento das geleiras polares, principalmente no ártico, e a consequente elevação do nível do mar.

Com a eliminação do gelo, que se tornaria água em estado líquido, passaríamos a ter uma elevação no oceano. Isso poderia resultar na perda de faixas de praias nas cidades litorâneas e até mesmo em sua inundação.

4 – Redução dos recursos hídricos

Com a mudança nos regimes das chuvas, existe uma perda significativa de recursos hídricos. Além das perdas econômicas que isso gera, tem-se uma diminuição da água potável em algumas regiões, que pode levar à morte de animais e pessoas.

5 – Aumento da frequência de eventos extremos

Como vimos mais acima, eventos como furacões, ciclones e tempestades podem aumentar sua frequência e intensidade graças ao aumento do calor. 

6 – Poluição luminosa

As partículas dos gases de efeito estufa refletem luz, o que aumenta a já existente poluição luminosa. No caso, o céu se torna cada vez mais claro, pois as luzes dos centros urbanos são refletidas nos gases.

Para entender melhor quais são as consequências do aquecimento global, leia nosso texto sobre como acontece o  efeito estufa.

Fatores que influenciam nas consequências do aquecimento global

Alguns fatores podem tornar os efeitos do aquecimento global ainda piores do que já são.

  • Localização geográfica: a depender da região, os impactos serão mais ou menos fortes. As áreas mais ameaçadas são as litorâneas e as que já sofrem com certos problemas, como a seca.
  • Infraestrutura: algumas localidades não possuem meios para reagir às principais consequências do aquecimento global. Locais mais pobres sofrerão mais e idosos e crianças são mais vulneráveis aos efeitos do fenômeno.

Como combater o aquecimento global?

Depois de conhecer quais são as principais consequências do aquecimento global, a gente consegue notar quantos problemas podem acontecer por causa dele. Isso faz a gente ter vontade de agir para evitá-lo, né?

Com uma ação conjunta entre governos e população é possível reverter parte do problema.

Para fazer isso, é necessário trocar as fontes de energia utilizadas, principalmente os combustíveis fósseis. Eles devem ser substituídos por fontes mais renováveis e menos poluentes. Por exemplo, a gasolina pode dar lugar ao etanol.

Além disso, é preciso fazer uma melhor gestão dos resíduos sólidos, como a aposta na reciclagem de produtos não-orgânicos. Isso diminuiria a emissão de gás metano.

Para realizar essas ações, os governos de diversos países estabeleceram acordos internacionais. Entre eles estão:

  • Protocolo de Montreal: assinado em 1987 por 28 países, com o intuito de reduzir a emissão de clorofluorcarbono.
  • Protocolo de Kyoto: ratificado em 1997, estabeleceu metas para a redução de emissão dos gases do efeito estufa para a União Europeia, o Japão e os Estados Unidos.
  • Acordo de Paris: criado em 2015, não possui metas obrigatórias, apenas contribuições nacionalmente determinadas. Ou seja, cada país diz o quanto irá fazer para diminuir a emissão dos gases.

Principais críticas sobre as causas do aquecimento global

A maioria dos cientistas adotam a visão de que o aquecimento global é verdadeiro, mas alguns deles divergem sobre quais são as principais causas do fenômeno.

Segundo os críticos, o aquecimento do planeta é algo natural, provocado por atividades como as solares. Ou seja, a ação humana não tem nada a ver com o aumento da temperatura na Terra.

A base da crítica é principalmente o recorte temporal utilizado pela maioria das pesquisas. Para eles, em outros momentos da história a temperatura subiu tanto quanto atualmente. Esses momentos foram seguidos também por períodos mais frios.

A posição deles considera que o aquecimento global é uma estratégia política e acusam instituições internacionais de distorção e apresentação de dados equivocados sobre o meio ambiente. Assim, eles não as consideram como fontes confiáveis.

E aí? Com qual lado você concorda mais? Deixe nos comentários quando terminar de ler este artigo sobre quais são as principais consequências do aquecimento global!

Conheça a magia para ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são as principais consequências do aquecimento global. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.