X

Qual o clima predominante no Brasil? Saiba como ele é cobrado no Enem e se prepare para o exame

Qual o clima predominante no Brasil?

O nosso país é muito extenso e por isso tem uma grande diversidade de climas e ecossistemas. Mas você sabe qual o clima predominante no Brasil?

Ele está presente em quase todas as regiões do país, possui uma biodiversidade imensa e é sempre muito cobrado no Enem.

Então, continue lendo e descubra qual é ele, suas características principais e como ele cai na prova. Ao final, haverá exercícios de vestibular para testar o seu conhecimento.

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é clima?

Antes de saber qual o clima predominante no Brasil, você sabe o que é clima? É o conjunto das características atmosféricas predominantes de uma região, em um período longo de tempo. Podemos dizer que ele é o padrão das condições de tempo em um local.

Leia nosso resumo completo sobre o que é clima.

Ele é responsável por definir o regime anual de chuvas, a temperatura média da região e como são as estações do ano no local. Por sua vez, é determinado por diversos fatores, como:

São eles que determinam se o clima vai ser quente ou frio, seco ou úmido, se ele terá uma grande variação térmica, entre outras coisas.

Como os fatores no Brasil são bastante variados, ele possui muitos climas predominantes, veja abaixo quais são eles.

Quais são os climas do Brasil?

O Brasil possui diversos tipos de clima, graças ao tamanho de seu território e pelas diferenças que cada região apresenta entre si. Os tipos principais são:

  • Clima Equatorial: presente principalmente na região amazônica, apresentando temperaturas elevadas e chuvas frequentes durante todo o ano. As temperaturas médias são superiores a 25°C e a umidade relativa do ar é elevada, em torno de 80%.
  • Clima Tropical: ocorre nas regiões próximas à linha do Equador, no centro-oeste, nordeste e sudeste do país. As temperaturas são elevadas ao longo do ano, com um período de chuvas no verão e uma estação seca no inverno.
  • Clima Semiárido: predominante no nordeste do país, caracterizado por períodos prolongados de estiagem e temperaturas elevadas.
  • Clima Subtropical: ocorre no sul do país, apresentando invernos frios e úmidos e verões amenos. As chuvas são distribuídas ao longo do ano e a temperatura média é inferior a 20°C.
  • Clima Tropical de Altitude: ocorre nas regiões serranas do sudeste e sul do país, com temperaturas amenas durante o ano e chuvas distribuídas ao longo do ano, embora com tendência a serem mais intensas no verão.
  • Clima Oceânico: ocorre no litoral do sul do país, com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Um deles é o clima predominante no Brasil, veja a seguir qual é.

Qual o clima predominante no Brasil?

O clima predominante no Brasil é o clima tropical. Ele abrange uma vasta área do território, compreendida entre os trópicos de Capricórnio e Câncer. Assim, ele está em parte da região amazônica, do centro-oeste, nordeste e sudeste

Esse clima é caracterizado por altas temperaturas e alta umidade ao longo de todo o ano, com chuvas frequentes, tornando a região muito rica em biodiversidade.

Sua temperatura é controlada pelas massas de ar Tropical Atlântica, Equatorial Atlântica e a Equatorial Continental. Elas são quentes e secas quando estão sobre o continente, mas úmidas quando estão sobre os oceanos.

No inverno existe a influência da massa polar Atlântica, que é fria. Mas ela se faz sentir mais na região sudeste.

Por isso, o clima tropical possui duas estações bem definidas durante o ano: um verão chuvoso e quente e um inverno frio e seco.

A variação térmica tende a ser baixa, ou seja, não existe muita diferença entre a temperatura máxima e a baixa ao longo do ano.

O clima tropical apresenta uma vegetação muito diversa com grande variedade de espécies adaptadas às condições de altas temperaturas, alta umidade e chuvas frequentes. 

No Brasil, a vegetação do clima tropical é muito rica e diversa, especialmente na região amazônica.

Agora que já vimos qual o clima predominante no Brasil, vamos conhecer o modo como ele e os outros são cobrados no Enem!

Teste seus conhecimentos sobre qual o clima predominante no Brasil com nossa lista de exercícios sobre Climatologia.

Exercícios sobre climas do Brasil

O clima é um dos principais assuntos da Geografia no Enem. Muitas questões do exame apresentam ecossistemas e domínios morfoclimáticos, pedindo que o estudante identifique quais são os elementos que os compõem, como relevo, vegetação e clima.

Elas podem conectar a Geografia Física com a Humana e Cultural também. O estudante é chamado a interpretar as relações entre espaço, atividades sociais e representações culturais. Como se nota no exemplo a seguir:

Questão 1 – (Enem) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando

a) concentra suas atividades no setor primário.

b) apresenta estoques elevados de alimentos.

c) possui um sistema de transportes articulado.

d) diversifica a matriz de geração de energia.

e) introduz tecnologias à produção agrícola.

Questão 2 – (Enem) A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.

WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).

Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?

a) Árido, com deficit hídrico.

b) Subtropical, com baixas temperaturas.

c) Temperado, com invernos frios e secos.

d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

e) Equatorial, com pluviosidade abundante.

Gabarito dos exercícios sobre clima no Brasil

Exercício resolvido da questão 1 – 

Alternativa correta: a) concentra suas atividades no setor primário.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) Tropical, com sazonalidade das chuvas.

Pela importância desse tema, ele é um dos que fizemos questão de colocar no nosso plano de estudos para o Enem.

Ele é tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem. Nele você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Acesse o link e adquira o seu:

O Plano de Estudos do Beduka

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual o clima predominante no Brasil. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.