X

Descubra o que foi a União Ibérica e sua importância!

Entenda logo o que foi a União Ibérica!

União Ibérica é o nome que se dá ao período em que Portugal e Espanha tornaram-se uma união governada pelo mesmo rei. Essa união política durou de 1580 a 1640 e foi causada pela crise na sucessão do reino de Portugal. Quem assumiu os dois países foi o rei da Espanha, Felipe II. Suas medidas impactaram até o Brasil!

Neste artigo sobre o que foi a União Ibérica, você encontrará:

  1. O que foi a União Ibérica
  2. Contexto histórico e causas
  3. Impactos e Consequências no Brasil
  4. Fim da União Ibérica
  5. Invasões Holandesas

O que foi a União Ibérica?

União Ibérica é o nome que os historiadores usam para falar da unificação das Coroas Espanhola e Portuguesa. Essa unificação aconteceu no ano de 1580, após a crise da linha de sucessão portuguesa. Ela só acabou em 1640, tendo uma duração de 60 anos!

Nesse período, o rei Filipe II da Espanha se tornou, ao mesmo tempo, o rei Filipe I de Portugal e governou os dois territórios como se fossem um

Interessante, não é? Se você quer saber como isso foi possível, acompanhe esse resumo com a gente!

O que causou a união ibérica? Por que ela ocorreu? (Contexto Histórico)

A União Ibérica foi causada por uma crise na sucessão do trono português, ao final do século XVI. Ela começou quando o rei D. Sebastião desapareceu durante a batalha de Alcácer-Quibir, entre portugueses e marroquinos, em 1578. Assim, não havia um sucessor para continuar governando.

Como assim?

Na época das monarquias, os futuros governantes sempre saíam de uma dinastia: família real com sobrenome e descendência próprios. 

Um casal, no início daquele país, foi tendo filhos e netos que assumiam o trono. Os sucessores eram educados desde criança para aquele cargo, com toda uma tradição.

Aconteceu que o D.Sebastião não tinha herdeiros diretos e havia sido morto, então surgiu o problema de decidir quem governaria. 

O parente vivo mais próximo era o seu tio-avô, D. Henrique, que morreu dois anos depois. Como também não possuía herdeiros, foi iniciada uma crise de sucessão do trono português!

Depois disso, três pretendentes alegaram ter algum parentesco com D. Sebastião e começaram a disputar o trono:

  • Antônio, prior de Crato;
  • Catarina de Portugal;
  • Filipe II, rei da Espanha.

Antônio chegou a ser aclamado rei por seus apoiadores, mas foi derrotado pelas tropas de Filipe II durante uma batalha em 1580. Além disso, Filipe II já era rei da Espanha e tinha boas relações com a nobreza portuguesa. 

Assim, Filipe II foi coroado rei de Portugal e a dinastia de Avis chegou ao fim. Como havia um só rei, Espanha e Portugal se submeteram a uma mesma coroa: União Ibérica!

Como foi o reinado de Filipe II durante a União Ibérica?

Durante seu reinado, Filipe II foi muito cuidadoso! Ele não queria desagradar os portugueses ou causar rebeliões, então optou por manter os assuntos de Portugal sob responsabilidade dos portugueses.

É importante lembrar que a União Ibérica não foi um novo império que misturou Portugal e Espanha. Na realidade, cada país continuou sendo ele próprio, só estavam sob o governo de uma mesma pessoa.

Por isso, o termo “União Ibérica” foi criado posteriormente pelos historiadores modernos. Assim, não existe uma “bandeira Ibérica” real, apenas símbolos e representações.

Ainda assim, todas as possessões portuguesas ficaram subordinadas aos espanhóis, o que incluía o Brasil

Concluímos que a Espanha não assumiu o controle da colônia brasileira, mas influenciou de forma superficial nos limites territoriais e ajudou a organizar as questões administrativas e jurídicas.

3 Impactos e consequências da União Ibérica para o Brasil

  • A União Ibérica aconteceu em meio à colonização portuguesa no Brasil. Nesse contexto, uma das principais consequências foi que o Brasil herdou inimigos da Espanha, como França e a Inglaterra, principalmente a Holanda. Assim, as invasões do Brasil Colônia se intensificaram e acabaram prejudicando a economia açucareira.
  • Como a União Ibérica desencadeou o conflito do Brasil com os holandeses e levou a crise do açúcar, novas alternativas econômicas surgiram. A exploração do sertão brasileiro e do sudeste com a busca por metais preciosos foi uma delas. Começavam as entradas e as bandeiras, saindo do litoral, e indo para o interior.
  • A última alteração foi a divisão do território brasileiro em duas partes: Estado do Maranhão (agrupava Maranhão, Ceará e Pará e tinha por capital a cidade de São Luís) e Estado do Brasil (todo o restante que permanecia com a cidade de Salvador sendo a capital).

Essa divisão foi estabelecida pelos espanhóis a partir de 1621 e durou até 1774, mesmo depois de a União Ibérica ter acabado. Só quando o Marquês de Pombal assumiu o governo é que o território foi unificado.

  • Embora se diga que houve o fim do Tratado de Tordesilhas, isso não é verdade. Esse tratado só chegou ao fim em 1750 quando foi substituído pelo Tratado de Madrid, o que ocorreu 110 anos após o fim da União Ibérica.

Invasões holandesas no Brasil

Sem dúvidas, a principal consequência direta da União Ibérica no Brasil foi a invasão holandesa no nordeste

A Holanda tinha uma boa relação com Portugal e ajudava na produção do açúcar brasileiro. Porém, a Espanha estava em guerra com a Holanda e, após a unificação ibérica, os holandeses atacaram o Brasil para garantir o controle da produção açucareira.

Os holandeses também atacaram outras colônias portuguesas na costa africana e vários ataques múltiplos aconteceram entre 1595 e 1604. 

Criaram a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, invadiram Salvador e dominaram a cidade por um ano, entre 1624 e 1625.

Pouco depois, os holandeses invadiram Pernambuco em 1630 e conquistaram parte do litoral do nordeste brasileiro. A presença holandesa nessa região durou 24 anos

Esse sucesso só foi possível porque Maurício de Nassau estava à frente da administração. Ele trouxe intelectuais e se aproximou dos senhores de engenho. Deu empréstimos e conquistou a confiança e investimento deles!

Além disso, houve total liberdade religiosa em suas terras, o que atraiu judeus e protestantes, famosos por enxergar o comércio como fonte de prosperidade. 

Por fim, a cidade de Recife foi palco da construção de pontes e canais, imitando os de Amsterdã. 

Nassau ficou no Brasil até 1644, quando retornou para a Holanda depois de brigar com a Companhia das Índias Ocidentais. 

A saída de Nassau enfraqueceu a região e facilitou a reconquista portuguesa, o que só aconteceu anos depois. Vamos entender:

Fim da União Ibérica

No ano de 1640 a União Ibérica chegou ao fim por causa do restabelecimento de um governante português. Acabava de começar a dinastia dos Bragança com a coroação de Dom João IV como rei de Portugal. 

Essa dinastia é famosa até hoje e devolveu a total autonomia à Portugal. Os dois imperadores que governaram o Brasil durante o período imperial (Primeiro e Segundo reinado) foram Dom Pedro I e seu filho Dom Pedro II, pertencentes a essa família!

O episódio ficou conhecido como Restauração Portuguesa. Dom João viria ao Brasil anos depois com a vinda da família real, o que acabou gerando queda da monarquia no Brasil!

O término da União Ibérica em 1640 não levou ao fim do domínio holandês. Os holandeses só foram expulsos do nordeste brasileiro em 1654, quando a Insurreição Pernambucana caminhava para o final.

Logo após a expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro, o comércio de açúcar entrou em crise. A Holanda aprendeu as técnicas de cultivo e tornou-se uma forte concorrente. Como foi esse período você só encontra no nosso Artigo Completo sobre Brasil Colonial

Gostou do nosso artigo sobre o que foi a União Ibérica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.