X

O que foi a Revolta de Vila Rica? Causas, contexto e consequências

Revolta de Vila Rica

A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu em 1720, mais precisamente durante o Ciclo do Ouro. A revolta ocorreu devido ao aumento dos impostos pela Coroa Portuguesa.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

As revoltas e guerras que aconteceram no Brasil são muito importantes para a matéria de História e caem, recorrentemente, no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM e de outros vestibulares. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo sobre a Revolta de Vila Rica, um movimento muito importante para a história brasileira. Nesse artigo você encontrará:

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que foi a Revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos – nome de seu líder – foi um movimento que ocorreu em 1720, ou seja, durante o período do Ciclo do Ouro com o objetivo de mudar o Brasil econômica e socialmente

A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.

Essa revolta é considerada um movimento nativista e também um dos precursores da Inconfidência Mineira.

Qual era o contexto histórico da Revolta de Vila Rica?

Durante o século XVIII, a região de Minas Gerais produzia muito ouro. A Coroa Portuguesa elevou bastante a taxa de impostos cobrados na região. Foi então que os portugueses instituíram  o quinto, um imposto que dava à Coroa 20% de todo ouro extraído.

A cobrança do imposto era realizada em Casas de Fundição, estabelecimentos criados pela Coroa Portuguesa para cobrarem sua parte do ouro e da prata encontrados no Brasil.

Para evitar o contrabando e a sonegação a coroa proibiu a circulação de ouro em pó ou em pepita.

Quem fosse apanhado desrespeitando as leis impostas por Portugal era, normalmente, preso ou degredado para a África.

A partir disso, surgiu uma inquietação na região de Minas Gerais, já que a população era contra as normas impostas. Não havia nenhuma simpatia – por parte da população de Vila Rica – pela Coroa Portuguesa e sua forma de governar o Brasil.

Quais foram as causas da Revolta de Vila Rica?

As novas medidas da Coroa Portuguesa estavam prejudicando os donos das minas de ouro. Essas medidas visavam acabar com o contrabando do ouro em pó e consistiam no aumento de impostos, das punições e da fiscalização

A Coroa Portuguesa decidiu instalar algumas Casas de Fundição, onde todo o ouro deveria ser fundido e transformado em barras, com o selo do Reino de Portugal. Nessa mesma ocasião, era recolhido o quinto – a cada 5 barras de ouro, 1 ficava para Portugal. 

Dessa forma, apenas o ouro em barras que tivesse o selo real deveria ser comercializado. Essas medidas tinham como objetivo acabar com o contrabando paralelo do ouro em pó e em pepitas e, consequentemente, também prejudicava o lucro dos donos das minas. 

Então, esses donos das minas organizaram a Revolta de Vila Rica para acabar com as Casas de Fundição, com os impostos e com o forte controle que Portugal exercia.

Quem foi o líder da Revolta de Vila Rica?

Felipe dos Santos Freire, considerado o líder da Revolta de Vila Rica, era um rico fazendeiro e tropeiro – dono de tropas de mulas que faziam transporte de mercadorias. Por ser um grande orador, atraía multidões formadas pelas camadas mais populares e da classe média de Vila Rica. 

Felipe dos Santos realizava comícios revolucionários, onde defendia o fim das Casas de Fundição e da diminuição da fiscalização da Coroa Portuguesa. Ele conseguiu induzir o povo a se posicionar contra o governador, formando-se uma pequena multidão em frente ao palácio. 

Felipe dos Santos e as pessoas que o apoiavam entregaram uma série de reivindicações, entre elas a redução de tributos. Eles também queriam o fim do monopólio português sobre gado, sal, fumo e aguardente.

Como aconteceu a Revolta de Vila Rica e quais são suas consequências?

A Revolta durou quase um mês. Os envolvidos na rebelião estavam armados e chegaram a ocupar Vila Rica. O governador, Conde de Assumar, diante dessa grave situação chamou os revoltosos para fazer negociações, solicitando que abandonassem suas armas. 

Após acalmar os revoltosos, o Conde de Assumar prometeu atender seus pedidos. Os revoltosos aclamaram a vitória, depuseram as armas e voltaram para suas casas. A partir disso, o conde convocou cerca de 1500 soldados para que invadissem a vila e prendessem os rebeldes

Os líderes da Revolta de Vila Rica, além de terem sido presos, tiveram suas casas incendiadas. Felipe dos Santos foi julgado e condenado à forca e no dia 15 de julho de 1720 foi enforcado, tendo o seu corpo esquartejado em praça pública.

Antes de morrer, Felipe dos Santos teria dito a frase: “Jurei morrer pela liberdade. Cumpro minha palavra.”.

Consequências da Revolta de Vila Rica

Com o fim da Revolta de Vila Rica, Portugal intensificou a fiscalização na região. Outra consequência foi a criação da Capitania de Minas Gerais, que se emancipou de São Paulo.

Só que diversas outras revoltas ocorreram contra a dominação de Portugal, como a de Monte Carlos, em 1736.

Embora os ideais da Revolta de Vila Rica não tenham sido alcançados, essa revolta é considerada precursora da Inconfidência Mineira.

Entre na faculdade com o Beduka

Esperamos que esse texto sobre a Revolta de Felipe dos Santos tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.