Literatura

Conheça os 6 principais autores do romantismo: os mais cobrados no Enem

Principais autores do RomantismoPrincipais autores do Romantismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O romantismo foi um período literário que ficou conhecido principalmente devido a idealização da vida, do amor e da mulher. Mas há muitas outras coisas que você precisa saber. Ele possui 3 fases e nem todas elas priorizaram a criação idealizada. Nesse artigo, você vai conhecer os 6 principais autores do romantismo, a que fase eles pertenciam e suas respectivas características. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber quais são os principais autores do romantismo. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Romantismo?
  2. Gonçalves Dias
  3. José de Alencar
  4. Joaquim Manuel Macedo
  5. Álvares de Azevedo
  6. Casimiro de Abreu
  7. Castro Alves
  8. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Está se preparando para o vestibular? Então, baixe nosso Plano de Estudos Beduka. Com ele você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar! Tudo feito especialmente para você que precisa passar no vestibular.

O que foi o Romantismo?

O romantismo foi um período da literatura no qual predominou o subjetivismo e a idealização de todas as áreas da vida. Porém, pouca gente sabe que ele foi muito mais do que isso.

Composto por três fases, as quais você aprenderá nos próximos tópicos deste artigo, ele trilhou caminhos muito particulares em cada uma delas. 

Na primeira fase, temos o indianismo e o nacionalismo. Na segunda, temos o subjetivismo, o pessimismo e a valorização da vida, do amor e da mulher.

Na terceira e última fase, podemos observar os primeiros passos rumo a escola literária que viria logo em seguida: o realismo.

Foi no romantismo que surgiram importantes nomes da literatura, como Gonçalves Dias e José de Alencar.

Algumas obras que merecem destaque são: A moreninha, Canção do Exílio, O guarani, Noite na Taverna e O Navio Negreiro.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer detalhadamente os 6 principais autores do romantismo. 

1 – Gonçalves Dias

Gonçalves Dias é um dos principais autores do romantismo e fez parte da primeira geração romântica. Foi ele que escreveu o famoso poema “Canção do Exílio”:

“Minha terra tem palmeiras

Onde canta o Sabiá,

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.”

Nele, é possível ver como o autor representou uma das principais características da primeira fase: o patriotismo. 

Outra característica importante tanto da fase quanto do autor é o indianismo. Ela coloca o índio como personagem principal, ainda que este estivesse envolvido no contexto da miscigenação.

Canção do Tamoio, I-Juca-Pirama, Leito de folhas verdes e Canto do Piaga são as obras indianistas do escritor. 

Gonçalves Dias também escreveu obras lírico-amorosas, nas quais retratou a saudade, a melancolia e o amor. 

2 – José de Alencar

Quem nunca ouviu falar no livro “O Guarani”? Ele foi responsável por consagrar José de Alencar como um dos principais autores do romantismo. 

Assim como Gonçalves Dias, o escritor fez parte da primeira geração romântica. Logo, suas obras têm caráter patriota, indianista e de valorização da natureza.

Elas narram histórias compostas por índios e portugueses. Sendo que o índio de José de Alencar é retratado de forma idealizada, ou seja, civilizado, de acordo com o que o contexto europeu considerava como civilização. 

A Viuvinha, Lucíola, Iracema, O Gaúcho são outros dos livros mais importantes do autor.  Ele também foi político, advogado e jornalista. Ocupou a cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

3 – Joaquim Manuel de Macedo

Joaquim Manuel de Macedo não só é um dos principais autores do romantismo como também é autor da obra que inaugurou essa escola literária no Brasil: A Moreninha.

O autor foi médico, mas fez tanto sucesso no meio literário que acabou largando a carreira e se dedicando somente à literatura. Também participou ativamente da política e escreveu para jornais e revistas.

Apesar de fazer parte da primeira fase romântica, Joaquim Manuel de Macedo representou características mais gerais referentes ao período: idealização do amor, da mulher e subjetivismo.  

4 – Álvares de Azevedo

Álvares de Azevedo foi um dos principais autores do romantismo. O autor fez parte da segunda fase, que ficou conhecida como “geração ultrarromântica” ou “mal-do-século”.

Suas obras são mergulhadas no pessimismo, no subjetivismo e em assuntos relacionados à morte.  

Como um típico autor ultrarromântico, o escritor idealizava o amor e abordava a felicidade como algo inatingível. Também foi adepto do escapismo (fuga da realidade). 

Seus livros mais importantes são Noite na Taverna e Lira dos Vinte Anos. Álvares de Azevedo morreu muito jovem, aos 20 anos, devido a complicações após uma queda de cavalo. 

As poucas obras que teve tempo de produzir, foram capazes de o consagrar como um dos mais importantes autores da literatura brasileira.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5 – Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu é autor do famoso poema “Meus oito anos”. Talvez pelo nome você pense “não conheço, nem é tão famoso assim”, mas o trecho a seguir irá te mostrar que sim: 

Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

O autor morreu muito jovem, aos 21 anos, vítima de tuberculose. Deixou apenas um livro, de poemas:  “As Primaveras” (1859). No entanto, isso foi o suficiente para torná-lo um dos principais autores do romantismo.

6 – Castro Alves

Castro Alves se tornou um dos principais autores do romantismo ao participar da terceira fase da escola literária romântica. Nessa fase, iniciou-se um processo de distanciamento do eu.

Com isso, o autor demonstrou uma profunda preocupação em relação às temáticas sociais. O abolicionismo foi a principal delas.

Ele ficou conhecido como “Poeta dos Escravos” e sua produção mais significativa foi “O Navio Negreiro”.  Para o escritor, o amor não era idealizado e não havia fuga da realidade. 

A liberdade ganhou destaque, não no aspecto único e exclusivamente individualizado, mas também relacionado às necessidades daqueles que haviam sido esquecidos pela sociedade. Especialmente, a população negra. 

Outras obras importantes de Castro Alves são: Espumas flutuantes, Gonzaga, ou a revolução de Minas, A cachoeira de Paulo Afonso, Os escravos. 

O Beduka pode te conectar a faculdade

Eu não sei se você está estudando sobre os principais autores do romantismo porque vai fazer uma prova da escola ou um vestibular. Mas eu sei que você gostaria de fazer uma faculdade! 

E se eu te disser que há um jeito de fazer isso sem precisar do Enem ou qualquer outro tipo de vestibular? O melhor, com um custo super acessível! 

Pois esse jeito existe e é uma oportunidade imperdível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre os principais autores do romantismo tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.