X

Conheça as principais obras do Barroco no Brasil + autores, características e contexto histórico

Conheça as principais obras do Barroco no Brasil

O Barroco foi um movimento artístico que surgiu logo após o Renascimento e representou um grande dilema entre os assuntos relacionados ao céu e aqueles ligados à natureza terrena.

Repleta de detalhes, exuberante, exagerada; a arte barroca foi influenciada diretamente pelos conflitos vivenciados pelos homens daquele período. Também foi representada por várias vertentes artísticas: literatura, arquitetura, escultura etc. 

Como sabemos que esse assunto costuma ser bastante cobrado nos vestibulares, escrevemos este artigo com as principais obras do Barroco no Brasil. Elas vão te ajudar a entender o contexto, os artistas e as emoções que rondavam a época.

Este artigo vai te ajudar a conhecer e entender sobre as principais obras do Barroco no Brasil. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Barroco?
  2. Qual o contexto histórico do Barroco?
  3. Quais as principais obras do Barroco no Brasil?
  4. Quais os principais artistas do Barroco no Brasil?
  5. Quais as principais características do Barroco?
  6. O Beduka te ajuda mudar de vida!

Que tal saber os assuntos que mais caem no Enem e ter um cronograma completo de estudo para se preparar? Só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

O que foi o Barroco?

O Barroco foi um movimento artístico que envolveu a literatura, a escultura, a arquitetura, a pintura e até mesmo a música. Ele não representava nem o teocentrismo da Idade Média, nem o antropocentrismo do Renascimento. 

Os artistas pareciam estar em uma corda bamba, em um dilema relacionado aos dois períodos anteriores.  Assim, surgiu um sentimento de dualidade: o homem estava entre o divino e o profano.

A complexidade humana e os conflitos da existência resultaram em uma arte cheia de detalhes, exuberante e muitas vezes exagerada. No Brasil, o movimento teve início a partir da literatura, com a obra “Prosopopéia”, de Bento Teixeira.

Mais tarde, surgiu em Minas Gerais um dos nomes mais famosos da arte barroca: Aleijadinho. O Padre Antônio Vieira e o escritor Gregório de Matos também merecem destaque.

Qual o contexto histórico do Barroco?

O Barroco surgiu na Europa em meio a um conflito religioso, isso explica o sentimento que rondava os artistas da época. De um lado a Reforma Protestante, de Martinho Lutero. Do outro, a Contrarreforma da Igreja Católica. 

A primeira com o intuito de denunciar uma série de irregularidades cometidas pela igreja; principalmente a venda de indulgências (pagar para receber perdão). 

A segunda com o intuito de restabelecer a hegemonia católica e com medidas como: Santa Inquisição, elaboração do  ” Index librorum prohibitor (Índice dos livros proibidos) e criação da Companhia de Jesus.

Agora, imagine viver em meio a esse cenário? Assim, as características barrocas se moldaram. Além disso, esses fatores foram decisivos para as inúmeras criações barrocas.

Afinal, boa parte delas estão dentro de igrejas católicas e também tiveram a função de enfatizar o poderio católico. Isso também explica a riqueza de detalhes, muitas vezes beirando quase ao exagero. 

Assim como você pode observar na catedral luxuosa e repleta de ouro que pode ser vista na imagem abaixo:

Igreja de São Francisco, em Salvador

Quais as principais obras do Barroco no Brasil?

Conhecer as principais obras do Barroco no Brasil pode te ajudar a entender o período e a resolver questões de vestibulares. Por isso, separamos as mais importantes para que você possa conhecê-las. 

Principais obras do Barroco no Brasil: Literatura

O Barroco representou uma intensa atividade literária e foi nesse período que surgiu o primeiro nome importante da literatura brasileira (e que, de fato, nasceu no Brasil): Gregório de Matos. Confira a seguir quais foram essas produções:

1 – Prosopopéia

Escrito por Bento Teixeira, o livro inaugurou o Barroco por aqui, portanto, nada mais justo do que colocá-lo como uma das principais obras do Barroco no Brasil

Trata-se de um poema épico que narra a história do governador de Pernambuco: Jorge d’Albuquerque Coelho (1539-1596). A obra também apresenta referências mitológicas.

Assim como você pode ver no trecho abaixo:

Cantem Poetas o Poder Romano,

Submetendo Nações ao jugo duro;

O Mantuano pinte o Rei Troiano,

Descendo à confusão do Reino escuro;

Que eu canto um Albuquerque soberano,

Da Fé, da cara Pátria firme muro,

Cujo valor e ser, que o Céu lhe inspira,

Pode estancar a Lácia e Grega lira.

[…]

2 – Os Sermões

Como o próprio nome já diz, trata-se de um livro que apresenta diversos sermões escritos pelo padre Antônio Vieira. Esses sermões nada mais eram que uma orientação cristã e homenagens a santos. Mas o livro também possui algumas cartas e poemas.

“Com os olhos no céu, com os olhos na terra e com os olhos no Evangelho determino pregar hoje, que é o modo com que nas festas dos santos se deve pregar sempre. Deve-se pregar com os olhos no céu, para que vejamos o que havemos de imitar nos santos; deve-se pregar com os olhos na terra, para que saibamos o que havemos de emendar em nós; e deve-se pregar com os olhos no Evangelho, para que o Evangelho, como luz do céu na terra, nos encaminhe ao que havemos de emendar na terra e ao que havemos de imitar no céu. O que hoje nos põe diante dos olhos o Evangelho são dez virgens, cinco néscias e cinco prudentes, […]. Mas quando olho — coisa notável! — quando olho para as virgens prudentes com os olhos no céu, e quando olho para as néscias com os olhos na terra, vejo-as com os apelidos trocados. As prudentes, vistas com os olhos no céu, parecem-me néscias; e as néscias, vistas com os olhos na terra, parecem-me prudentes. Isto é o que se me afigura hoje, e esta será a matéria do sermão: que as prudentes, vistas com os olhos no céu, foram néscias, e que as néscias, vistas com os olhos na terra, foram prudentes. […]”

No trecho acima, principalmente em “Com os olhos no céu, com os olhos na terra…” é possível notar uma das principais características do barroco: o conflito entre o corpo e a alma. Ainda que predomine a influência religiosa.

O Padre Antônio Vieira também escreveu outras 3 importantes obras:

  • Esperanças de Portugal (1659);
  • História do futuro (1718);
  • Obra completa (2015).

3 – Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos

Gregório de Matos não chegou a publicar um livro quando ainda estava vivo, mas nos deixou cerca de 700 poemas. Muitos deles estão reunidos na publicação póstuma: Poemas Escolhidos, organizada pelo professor José Miguel Wisnik.

Esses poemas estão divididos em líricos, satíricos e religiosos. A seguir confira um dos poemas mais famosos do escritor:

Triste Bahia! ó quão dessemelhante

Estás e estou do nosso antigo estado!

Sobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,

Que em tua larga barra tem entrado,

A mim foi-me trocando, e tem trocado,

Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente

Pelas drogas inúteis, que abelhuda

Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus, que de repente

Um dia amanheceras tão sisuda

Que fora de algodão o teu capote!

Para saber todos os detalhes desse que é um dos escritores mais cobrados nos vestibulares brasileiros, acesse:

Principais obras do Barroco no Brasil: esculturas e pinturas

O nome mais conhecido e mais importante do Barroco, no que se refere a produção de esculturas, é o de Aleijadinho. Seu legado está distribuído em diversas cidades do estado de Minas Gerais e representa um Barroco mais enxuto (com menos detalhes e extravagância).

Veja a lista com as principais obras do Barroco no Brasil feitas por ele: 

  • Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais;
  • Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto;
  • Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas;
  • Detalhes da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima;
  • Detalhes da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Sabará.

Quais os principais artistas do Barroco no Brasil?

Você já pôde conhecer os nomes mais importantes do barroco por aqui quando conheceu as principais obras do Barroco no Brasil. Mas para que você não esqueça, vale a pena anotar. Confira a listinha abaixo e depois acesse nossos diversos artigos para conhecê-los ainda melhor.

  • Bento Teixeira;
  • Pe. António Vieira;
  • Gregório de Matos;
  • Aleijadinho;
  • Mestre Ataíde

Quais as principais características do Barroco?

O Barroco foi um período no qual o homem estava profundamente dividido: de um lado, as vontades celestiais; do outro, os conflitos humanos e as distrações terrenas. E foram exatamente esses aspectos que o tornaram uma das épocas mais interessantes da humanidade. 

Não só isso, como esse possível caos gerou produções repletas de detalhes, rebuscadas e muitas vezes tão exuberantes que beiravam ao exagero. Sabendo disso, resolvemos facilitar sua vida e criamos uma lista com todas as características que você não pode esquecer. Confira: 

  • Uso de figuras de linguagem e figuras de sintaxe: antítese, paradoxo, hipérbole, hipérbato, sinestesia, comparação, metáfora;
  • Linguagem Rebuscada;
  • Cultismo: jogo de palavras;
  • Conceptismo: jogo de ideias;
  • Feísmo: imagens exageradas, grotescas, trágicas;
  • Fusionismo: a fusão de idéias contrárias, de modo igualmente relevante;
  • Pessimismo.

Para ficar ainda mais por dentro de todas as características do Barroco, você pode acessar:

O Beduka te ajuda a mudar de vida

Conhecer as principais obras do barroco no Brasil é importante demais caso você vá se inscrever para o Enem 2023. Mas são dezenas de conteúdos que será necessário estudar também.

E, se você ficar procurando eles de forma aleatória, vai perder um tempão!

Por isso, criamos um Plano de Estudos super acessível para você! Nele, você encontra:

  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;
  • Fórmulas mais usadas para resolver as questões de física e matemática;
  • Citações para usar na redação;

E muito mais! Não perca tempo, baixe e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.