X

Resumo do Arcadismo: conheça as principais características

Resumo do Arcadismo

O Arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII. Neste resumo do Arcadismo você entenderá porque ele é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

As Escolas Literárias caem de forma recorrente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias do Enem e dos principais vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um Resumo do Arcadismo – importante Escola Literária que teve início no século XVIII.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Resumo do Arcadismo;
  2. Contexto histórico desse movimento;
  3. Principais características do arcadismo;
  4. Arcadismo no Brasil.

Leia sobre outras Escolas Literárias aqui

1 – Resumo do Arcadismo

O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo ou como Setecentismo, foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O nome “arcadismo” faz referência à Arcádia, região da Grécia antiga – na mitologia grega era a morada de Pan, o deus grego dos bosques, matas e dos pastores -, tida como ideal de inspiração poética.

Os escritores desse período – conhecidos como árcades – buscavam se distanciar da forma de escrita do Barroco, a Escola Literária anterior, que tinha os exageros e excessos como uma de suas características.

Os autores do Arcadismo tinham o costume de assinar seus trabalhos com pseudônimos baseados nos nomes de pastores da poesia grega ou latina. Isso explica a presença da mitologia greco-romana e do pastoralismo nas obras arcadistas.

Essa estética literária foi observada principalmente na França, Itália, Espanha e Portugal e exatamente por isso, também chegou ao Brasil.

2 – Contexto Histórico do Arcadismo

O Arcadismo surgiu em 1756 quando fundaram a Arcádia Lusitana – uma reputada academia literária que tinha como objetivo combater os excessos do espírito barroco e orientar a produção poética para uma estética neoclássica.

Com o objetivo de se afastar da estética barroca, o poeta árcade baseia-se nos preceitos do Iluminismo – movimento filosófico de bases racionalistas e antirreligiosas.

O contexto desse movimento é marcado também pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia.

Os autores árcades dialogam, em suas obras, com questões fundamentais da época, tais como a relação entre o homem e a riqueza ou como era viver na cidade.   

3 – Características-do-Arcadismo

“Pastoral de Outono” de François Boucher, obra que representa o Pastoralismo

As principais características do arcadismo são:

  • Oposição ao Barroco: Os autores do Arcadismo tinham como objetivo romper com a estética barroca, opondo-se aos exageros e rebuscamentos desse movimento.
  • Inspiração Iluminista: O Arcadismo surgiu durante o Iluminismo, então esse movimento sofreu bastante influência do movimento iluminista.
  • Equilíbrio e busca pela perfeição: Essa busca pelo equilíbrio e pela perfeição ocorre devido à tentativa de resgatar as tradições clássicas. Vale lembrar que no Classicismo – movimento que serviu de inspiração para o Arcadismo – o padrão de beleza era o greco-romano.
  • Racionalismo: A razão era constantemente valorizada.
  • Bucolismo e pastoralismo: A poesia árcade retrata uma natureza tranquila e serena, um refúgio calmo que se contrastava com os centros urbanos monárquicos. O burguês culto buscava na natureza o oposto da aristocracia. A poesia pastoral descreve a qualidade dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza.
  • Retomada dos valores clássicos: O classicismo serviu de inspiração para o Arcadismo.

Outras características desse movimento são:

  • Idealização da mulher amada;
  • Pureza e ingenuidade humana;
  • Linguagem simples e objetiva;
  • Figuras mitológicas;
  • Uso de pseudônimos;
  • Preferência por sonetos;
  • Temática cotidiana;

Expressões em Latim que eram usadas no Arcadismo

“O Senhor e a Senhora Andrews” de Thomas Gainsborough, obra que representa a valorização da vida no campo

Uma das principais características árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina e renascentista). Algumas das expressões em latim usadas no Arcadismo são:

  • Inutilia Truncat: Esse preceito dialoga com a necessidade de “tirar o inútil” da poesia, entendendo-se esse inútil como sendo o excesso de rebuscamento formal do movimento Barroco.
  • Fugere Urbem: Para os líricos do Arcadismo, a cidade não era o ambiente ideal para viver, pregando-se, portanto, a fuga da urbanidade como meta a ser alcançada.
  • Locus Amoenus: Atrelado ao fugere urbem, esse preceito afirma que o campo, o ambiente bucólico, é o ideal para o homem.
  • Carpe Diem: Segundo esse preceito, é necessário aproveitar o presente para contemplar a realidade, sem preocupar-se com o futuro.
  • Aurea Mediocritas: Segundo essa expressão, o homem mediano é aquele que alcança a felicidade, não se devendo, assim, procurar riquezas e posses em vida.

4 – Resumo do Arcadismo no Brasil

Devido à influência portuguesa, o Arcadismo chegou ao Brasil por volta do ano de 1768 a partir da Arcádia Ultramarina – uma sociedade literária fundada em Vila Rica, atual Ouro Preto – e a publicação de “Obras Poéticas”, do autor Cláudio Manuel da Costa.

O marco inicial foi na cidade de Vila Rica, devido à importância econômica da região, já que nesse período foi descoberto o ouro no estado de Minas Gerais e a região sudeste transformou-se numa importante referência intelectual da época.

Nessa região dominada pelos portugueses, as ideias iluministas encontraram repercussão nos anseios e sentimentos nativistas, fazendo com que as primeiras obras fossem publicadas em terras brasileiras.

5- Características do Arcadismo no Brasil

Além das características do Arcadismo mencionadas acima, aqui no Brasil destacam-se:

  • Introdução de paisagens tropicais;
  • Valorização da história colonial;
  • Início do nacionalismo;
  • Lutas pela independência e a inserção da colônia no centro das atenções.

Todas essas características demonstram que, além da importância literária, o Arcadismo traz grandes contribuições para a compreensão de fatos que marcaram a história da Europa e do Brasil.

6- Autores do Arcadismo brasileiro

O principais autores do Arcadismo brasileiro são:

  • Cláudio Manuel da Costa (1729-1789): Poeta, advogado e jurista brasileiro, é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou-se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia. O poeta mineiro em seus textos, aborda elementos locais, descrevendo paisagens, temática pastoril e expressando um forte sentimento nacionalista.
Soneto VIII, de Cláudio Manuel da Costa
  • José de Santa Rita Durão (1722-1784): Autor do poema épico Caramuru (1781), Freire Santa Rita Durão foi poeta e orador, considerado um dos precursores do indianismo no Brasil.
  • José Basílio da Gama (1741-1795): Poeta mineiro e autor do poema épico O Uraguai (1769), Basílio da Gama, nesse texto, aborda as disputas entre os europeus, os jesuítas e os índios sendo considerado um marco no literatura brasileira.
  • Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810): Jurista, Político e Poeta luso-brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga é um dos grandes poetas árcades de pseudônimo Dirceu. A obra que merece destaque é Marília de Dirceu (1792) carregada de lirismo e baseada no seu romance com a brasileira Maria Doroteia Joaquina de Seixas.

Teste os seus conhecimentos com os Exercícios sobre Arcadismo!

Gostou de aprender o que foi o Arcadismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (6)

  • Muito bom esse resumo. Estou usando pela primeira vez sou professora de Português e Espanhol.

    • Gabriel, como trouxemos nas características, a marca do arcadismo é a fugere mundi (fuga do mundo), representada pelo bucolismo, uma vontade de se afastar dos centros para viver no campo. Além disso havia a oposição ao Barroco, a busca pela perfeição, inspiração iluminista e racionalista.