X

O que são gráficos cinemáticos? Aprenda com resumo e exemplos!

O que são gráficos cinemáticos? Aprenda com resumo e exemplos!

Os gráficos cinemáticos são uma ferramenta fundamental no entendimento da física mecânica e, por isso, são tão cobrados nos vestibulares. Com esse resumo você aprenderá o que são esses gráficos cinemáticos, como interpretá-los de uma maneira clara e irá revisar conceitos importantes da cinemática. 

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre Gráficos Cinemáticos, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é cinemática?

A cinemática é um ramo da física em que se estuda o movimento dos corpos no espaço. Ela busca relacionar os conceitos de posição, deslocamento, velocidade, aceleração e tempo através de equações matemáticas.

Essas equações fazem com que seja possível representar os movimentos através de gráficos. A análise desses gráficos nos permite tirar conclusões sobre o comportamento do movimento e calcular o valor das grandezas contidas no gráfico.

O que é cinemática?

Para uma boa interpretação você deve:

  • Confira quais as grandezas presentes no gráfico, saiba exatamente o que se trata cada eixo.
  • Procure por informações complementares, como títulos, legendas, fonte e etc
  • Leia os gráficos no sentido correto: da esquerda para a direita (horizontal) e de baixo para cima (vertical). A não ser que te digam o contrário no enunciado, a ordem da leitura de gráficos é sempre nesse sentido!

A interpretação de gráficos é muito importante nos vestibulares e por isso você precisa ficar atento durante a leitura!


Quer saber mais sobre os gráficos e como interpretá-los? Acesse nosso artigo sobre interpretação dos gráficos!

O que significa a área de um gráfico?

A área do gráfico representa a grandeza física que é resultado da multiplicação das grandezas representadas nos eixos x e y. O formato da área do gráfico varia de acordo com as grandezas apresentadas nos eixos x e y, fique esperto!

Achou complicado? Vamos com um exemplo para facilitar!

Se em um gráfico o eixo x  representa o tempo (T) e o eixo y representa a velocidade (V), ao multiplicarmos essa grandezas sabemos que: 

T . V = distância percorrida (delta S)

Desse modo, sabemos que o valor encontrado para a área do gráfico representa o valor da distância percorrida pelo objeto. Por isso, você deve ficar atento às principais fórmulas da física e em como calcular as áreas de diferentes formas geométricas.

Quais os gráficos do Movimento Uniforme (MU)?

Aqui iremos analisar os gráficos de velocidade x tempo e posição x tempo.

Gráficos do Movimento Uniforme

Gráfico velocidade x tempo:

No Movimento Uniforme, a velocidade é constante durante todo o movimento. Nesse caso, a área do gráfico representa a distância percorrida pelo corpo.

Gráfico posição x tempo.

Nesse gráfico, conseguimos descobrir a velocidade (constante) do objeto que se desloca. Contudo, iremos observar a área do gráfico e a inclinação da reta que representa o movimento.

Ao analisar o gráfico, temos que a velocidade possui módulo igual ao valor do coeficiente angular da reta exposta no gráfico, ou seja, ambos têm o mesmo valor. A fórmula que representa essa relação é:

 variação da posição (s) / variação do tempo (t) = Velocidade. 

Enquanto a inclinação da reta define se o movimento é progessivo (reta ascendente) ou regressivo (reta descendente).

Quais os gráficos do Movimento Uniformemente Variado (MUV)?

Aqui iremos analisar os gráficos de aceleração x tempo, velocidade x tempo, posição x tempo.

Gráficos do Movimento Uniformemente Variado

Gráfico aceleração x tempo:

Por se tratar de um Movimento Uniformemente Variado, o valor da aceleração é constante ao longo de todo movimento. Nesse caso, a área do gráfico irá representar o valor da variação da velocidade dentro de determinado período do tempo.

Gráfico velocidade x tempo:

Como em todo gráfico de velocidade x tempo, a área do gráfico representa a distância percorrida pelo objeto entre dois instantes de tempo. Aqui devemos nos atentar também para a inclinação da reta.

Quando a reta for crescente, sabemos que se trata de uma aceleração positiva, e quando for decrescente, a aceleração é negativa. Isso poderá indicar se o movimento é acelerado ou retardado.

Gráfico posição x tempo:

Esse gráfico representa a função: S = S0+V0.T + 1/2at2

Graficamente, a função será representada por uma parábola. Quando a concavidade da parábola é para cima, sabemos que o valor da aceleração é positivo, se sua concavidade estiver voltada para baixo, o valor da aceleração é negativo.

Gostou do nosso artigo sobre o que são gráficos cinemáticos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Física
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.