X

O que é discurso direto e discurso indireto? Aprenda as características e diferenças entre eles

o que é discurso direto e discurso indireto

Para falar sobre esses discursos, obrigatoriamente devemos citar duas palavrinhas: narração e personagem. 

Os discursos estão relacionados com as falas introduzidas em um texto narrativo e o modo como essas falas aparecem é que define se o discurso é direto ou indireto.  

Aqui, além de entender o que é discurso direto e discurso indireto, você vai aprender a diferenciá-los e identificá-los em qualquer texto que for ler. 

Curioso para ver o que vem por aí? Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é discurso direto?
  2. O que é discurso indireto?
  3. Qual diferença entre discurso direto e indireto?
  4. O que é discurso indireto livre?

Tenho certeza que com este artigo você vai entender tudo sobre função conotativa. Depois disso, que tal praticar com o Simulado Beduka? Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a fixar esse e outros conteúdos.

O que é discurso direto?

O discurso direto, como o próprio nome já nos diz, é aquele que aparece sem rodeios em um texto. É o discurso mais fácil de ser identificado, pois é bem evidente.

Nele, a fala de um personagem é marcada por travessões, aspas ou dois-pontos.

Mas, antes de continuarmos e vermos alguns exemplos, vamos conversar um pouco sobre a importância das formas de discursos.

Um dos primeiros tipos de textos que temos contato em nossas vidas é o tipo textual narrativo. Afinal, crianças amam histórias e o prazer de contá-las foi o que levou o homem a desenvolver a escrita.

Primeiro, de forma bem rústica, através de desenhos: as famosas pinturas rupestres. E no decorrer de milhares de anos, isso foi se aperfeiçoando. 

Mas o que isso tem a ver com o que é discurso direto e discurso indireto? Tudo! Eles aparecem justamente quando queremos contar algo, ou seja, construir uma narrativa.

E, ao fazer isso, é inevitável incluir personagens e suas respectivas falas. Porém, há mais de uma forma de fazer isso. E, como já vimos, utilizar o discurso direto é a forma mais simples.

Veja através dos exemplos abaixo:

Estávamos nos preparando para o Enem, não havia nada de novo, só a mesma rotina incansável de estudo. Até que… Ana falou:

–  Vocês conhecem o Guia completo de Redação do Beduka?

Imediatamente, ficamos curiosos. Pois, a prova se aproximava e o nosso progresso ainda era pequeno e imperceptível. Ana continuou:

– Ele nos ensina tudo que é preciso para produzir uma redação nota mil!

Observe as falas em negrito, elas aparecem de forma direta, logo após os dois-pontos e sinalizadas por um travessão. 

Também é importante destacar que essas falas são precedidas ou seguidas do que chamamos de verbos de elocução: aqueles que nos avisam sobre algo que foi ou será dito por um personagem do enredo.

Basicamente, ele nos diz: “Ei, lá vem algo que alguém disse”.

Para ficar ainda mais fácil para você, eles são conjugados da seguinte forma: falou, disse, perguntou, declarou, afirmou, desabafou, etc. 

O que é discurso indireto?

É o tipo de discurso mais difícil de ser identificado. Não é à toa que se chama indireto. Ele fica nas “entrelinhas”. Nesse caso, há a intervenção do narrador, que não nos mostra a fala do personagem, mas sim nos diz o que ele falou.

Logo, quem narra pode acabar alterando ou modificando alguma coisa (intencionalmente ou não). Aposto que você já leu um livro no qual o narrador te enganou ou iludiu (o famoso narrador não confiável). Quem nunca?

Os tipos de discursos permitem que o escritor brinque com a narrativa e isso também faz parte de entender o que é discurso direto e discurso indireto. 

Voltando ao discurso indireto, veja através dos exemplos como ele funciona: 

“Ele nos falou que estava muito doente”.

“Joana afirmou que iria bem na prova”.

Observe que o discurso indireto também utiliza verbos de elocução (aqueles que sinalizam que algo foi ou será dito). Mas, nesse caso, não temos uma fala, nem travessões.

Temos uma oração formada pelo sujeito (o personagem) + o verbo transitivo (o verbo de elocução) + o objeto (aquilo foi dito, afirmado ou declarado). 

Qual a diferença entre discurso direto e discurso indireto?

Basicamente, a diferença é que no primeiro caso a fala não sofre intervenção e é revelada na íntegra (exatamente igual, até com as vírgulas). No segundo caso, alguém nos conta o que foi dito (há interferência). 

Mas atenção! Vou te dar uma dica para que você nunca mais se confunda. 

Pense que, no discurso direto, o narrador utiliza um aparelho de gravação para registrar a fala dos personagens. Depois, simplesmente, aperta o play. Nesse discurso, ouvimos a própria voz de quem fala.

no discurso indireto, o narrador grava o que foi dito apenas na memória. É como quando alguém nos conta uma fofoca. “Ele disse que estaria aqui hoje”. Não ouvimos a voz da pessoa e a fala poderia muito bem ser traída pela lembrança.

Tem uma outra coisa que você pode fazer para te ajudar a identificar o que é discurso direto e discurso indireto: 

Imagine o texto do livro como uma cena de filme. Se a cena que você imaginou for o próprio diálogo acontecendo, então você está lendo um discurso direto. 

Se a cena for um ou mais personagens falando sobre um diálogo de outro personagem, então você está lendo um discurso indireto. 

Perceba que no direto você vê o próprio diálogo e no indireto você não vê nada. Apenas te falam o que aconteceu

O que é discurso indireto livre?

É aquele no qual o narrador se permite misturar os dois tipos de discursos o transformando em um terceiro: o discurso indireto livre.

Para criá-lo, trabalha-se o que é discurso direto e discurso indireto, colocando ambos no texto. Pegando um pouco das características de um e tirando um pouco das características do outro.

Mas atenção! Não é discurso direto porque a fala vai aparecer sem a presença de travessão ou verbo de elocução. Sem aviso prévio.

E não é discurso indireto porque ficará evidente que a fala do personagem está sendo reproduzida na íntegra. Conseguiremos, de uma hora para outra, imaginar a pessoa que fala, ouvi-la e sentir a sua entonação.

Veja através do exemplo:

“Seu Tomé da bolandeira falava bem, estragava os olhos em cima de jornais e livros, mas não sabia mandar: pedia. Esquisitice de um homem remediado ser cortês. Até o povo censurava aquelas maneiras. Mas todos obedeciam a ele. Ah! Quem disse que não obedeciam?”

Trecho de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Na parte que está em negrito, podemos notar que não se trata das palavras do narrador, mas sim do seu Tomé, que fala como quem conta uma história e exclama sobre a situação. 

Antes de terminarmos, deixa eu te perguntar…

Você sabe como esse assunto costuma ser cobrado no Enem? Nas questões de linguagem, geralmente, pedindo para que você identifique os tipos de discurso presentes no texto.

E, para desenvolver a habilidade de identificá-los, basta acessar o Simulado Beduka. Ele utiliza questões do próprio Enem e te ajuda a ganhar prática e agilidade para o dia da prova.

O melhor! É 100% gratuito.

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre o que é discurso direto e discurso indireto tenha te ajudado.

Qualquer dúvida ou pedido sobre algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram. Estamos prontos para te ajudar! 

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.