Português

O que é morfossintaxe? Entenda tudo sobre a classificação e a função de palavras em uma frase

o que é morfossintaxeo que é morfossintaxe
Sala do Saber - melhor cursinho online

A morfossintaxe é a parte da Língua que se preocupa tanto com o estudo da palavra isoladamente, quanto com o estudo da relação que elas estabelecem entre si em uma oração.  

Ela é a junção de dois tipos de análises: a morfológica e a sintática. A análise morfológica estuda a palavra isoladamente. Já a sintática estuda a função que uma palavra tem dentro de uma frase.

Neste artigo, você vai entender não só o que é morfossintaxe, como também qual é o campo de atuação dela dentro da Língua Portuguesa. 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é morfossintaxe. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é morfossintaxe?
  2. Qual a diferença entre morfossintaxe, morfologia e sintaxe?
  3. Qual o papel da morfologia?
  4. Qual o papel da sintaxe?
  5. Qual o papel da morfossintaxe?

Depois que você aprender sobre o que é morfossintaxe, que tal fazer exercícios de fixação que caem no Enem? Basta acessar o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade e confiança para qualquer vestibular.

O que é morfossintaxe?

É tanto a análise da palavra individualmente quanto a do papel que ela exerce em uma oração. Para você conseguir entender de forma mais simples, pense na palavra como uma pessoa.

Um ser humano sempre tem dois papéis: o individual e o coletivo. O individual independe das relações, ao contrário do coletivo, que está diretamente ligado a elas.

É a mesma coisa com as palavras. A Língua Portuguesa tanto as estuda individualmente quanto coletivamente (em uma oração). 

A parte que analisa a palavra de forma isolada é a denominada morfologia. A que estuda a palavra de acordo com a relação que ela estabelece dentro de uma oração é a sintaxe.

Então, se você pergunta o que é morfossintaxe, saiba que ela é o que une e se preocupa com os dois tipos de análises: a morfológica e a sintática.

Qual a diferença entre sintaxe, morfologia e morfossintaxe?

Como você já sabe, a morfossintaxe é a junção de duas análises: a morfológica e a sintática. Logo, entender o que é morfossintaxe exige o entendimento das duas. 

Elas fazem parte das divisões da linguística, ou seja, são duas áreas responsáveis por estudos específicos relacionados ao idioma. 

A morfologia é a área responsável tanto pela classificação quanto pela formação de uma palavra, tudo de forma individual. Nela, cada palavra é estudada separadamente. 

A sintaxe é a área responsável pelo estudo da função que uma palavra exerce dentro de uma oração. A preocupação dela é o modo como essas palavras se unem para formar frases. 

Qual é a função da morfologia?

Ao estudar a palavra isoladamente, a morfologia assume duas funções: a de classificá-las e a de estabelecer os componentes de sua formação. 

Para classificá-las, foram criadas dez classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Você pode estudar essas classes com vários artigos exclusivos que temos sobre o assunto, acesse:

Essa parte quase todo mundo conhece, né? Mas muita gente esquece que a morfologia também estuda a formação das palavras (os elementos mórficos): radicais,  afixos… Além dos processos morfológicos: derivação, composição etc.

Para entender cada um desses processos e conhecer todos os elementos mórficos, acesse:

Qual é a função da sintaxe?

A função da sintaxe é estabelecer formas de combinação entre as palavras. Imagina que louco se cada pessoa construísse uma oração da forma que quisesse?!! 

Para chegar a uma frase do tipo “João casou ontem a noite!”, há um padrão sintático pré-estabelecido, estudado e definido no decorrer de séculos de construção idiomática. 

A Língua não é uma criação acidental. Caso fosse, não haveria problema falar ou escrever “Noite casou a João ontem”.  

Sem a sintaxe, as frases seriam uma bagunça e ninguém se entenderia de fato. Logo, as palavras não se unem de forma impensada nas orações. Há um intuito, há uma função.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Elas devem estar em ordem para exercer uma  função sintática específica. Essas funções são as seguintes: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo, aposto. 

Pense que essas funções são como cargos, e que cada cargo tem um propósito. Só que, nesse caso, eles são referentes à relação que as palavras estabelecem entre si.

Outros papéis da sintaxe são: definição de frase e oração e definição dos tipos de oração (subordinadas e coordenadas). 

Qual o papel da morfossintaxe?

O papel da morfossintaxe é englobar os dois tipos de análise : a morfológica e a sintática. Ou seja, se uma questão te pedir esse tipo de análise, você deverá entender tanto o papel solitário de uma palavra em uma frase, quanto o papel que ela exerce em relação às outras. Exemplo:

  • Ana estava cansada.

Na frase, qual seria a análise morfossintática?

Ana: sujeito (função sintática) e substantivo próprio (função morfológica).

Estava: predicado nominal (função sintática) e verbo (função morfológica).

Cansada: predicado e núcleo do predicado nominal (função sintática) e adjetivo ( função morfológica).

Esse é um assunto que cai demais no vestibular e que costuma causar confusão na hora de responder às questões. Portanto, é essencial treinar!

Para isso, você pode contar com o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza questões do próprio Enem!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.