Português

O que é substantivo derivado? Aprenda como eles se formam com exemplos fáceis de entender

o que é substantivo derivadoo que é substantivo derivado
Sala do Saber - melhor cursinho online

Substantivo derivado, como o próprio nome já nos diz, é aquele que se origina (deriva) de um já existente.  Para isso, prefixos e sufixos se unem ao radical do nome de origem.

A esse processo damos o nome de derivação. Existem 5 tipos de derivação: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva, e imprópria. As três primeiras estão diretamente ligadas ao surgimento de substantivos derivados.

Neste artigo, além de entender o que é substantivo derivado, você vai ver vários exemplos que vão te ajudar a compreender melhor o assunto.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é substantivo derivado. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é substantivo derivado?
  2. Exemplos de substantivos derivados
  3. Quais são os tipos de derivação?
  4. Qual a diferença entre substantivo derivado e substantivo comum?

Depois que você aprender o que é substantivo derivado, que tal fazer exercícios de fixação que caem no Enem? Basta acessar o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade e confiança para qualquer vestibular.

O que é substantivo derivado?

Substantivo derivado é um nome que se origina de outro já existente. Ele faz parte da classificação de substantivos

Para que surja esse tipo de substantivo, prefixos e sufixos se unem a um radical. Mas olha só que curioso: eles também podem surgir de outro substantivo derivado, não apenas de substantivos primitivos.

E o que são substantivos primitivos? São aqueles que independem de uma pré-existência, pois já são os primeiros a existir. 

Exemplos de substantivos derivados

Ver como tudo isso funciona por meio das palavras, vai te ajudar muito a entender o que é substantivo derivado e a reconhecê-lo em uma questão de vestibular. Veja: 

  • Carne = carnaval
  • Migrar = imigrante
  • Teatro = anfiteatro

Observe como os substantivos derivados possuem uma ligação direta, em relação ao significado, com os substantivos primitivos. Estudar esse processo também é bem útil para entender alguns fenômenos históricos e sociais, como a festa de carnaval

Quais são os tipos de derivação?

Substantivos derivados originam-se por meio de um processo conhecido como derivação. Os tipos de derivação tem a ver com o modo em que morfemas (prefixos, sufixos e radicais) se unem  para formar uma nova palavra.

Veja a seguir quais são os tipos de derivação mais significativos em relação ao surgimento de novos substantivos:

1 – Derivação Prefixal

A derivação prefixal é aquela que ocorre quando acrescenta-se um prefixo à palavra. Mas o que é prefixo? É um morfema, pequena unidade de significação, que é colocado na frente do radical de uma palavra, inclusive de um substantivo primitivo. Veja o exemplo:

  • Montar = desmontar
  • Fazer = refazer
  • Som = ultrassom

A parte em negrito das palavras acima são os prefixos, notou como eles ressignificam o sentido do vocábulo? Isso é o que é substantivo derivado por prefixo.

2 – Derivação sufixal

Derivação sufixal é o processo no qual surge uma nova palavra por meio do acréscimo de um sufixo a outra já existente. Mas o que são sufixos? São morfemas acrescidos após o radical de um vocábulo. Veja abaixo:

  • Terra – terraço
  • Pedra – pedraria
  • Roupa – roupagem

Tudo que está em negrito nas palavras acima são sufixos. Nesse caso, o substantivo primitivo ganha um novo significado por meio de uma unidade de sentido colocada após o radical. Isso é o que é substantivo derivado por sufixo.

3 – Derivação Parassintética

A derivação parassintética é aquela que origina uma palavra por meio do acréscimo tanto de um sufixo quanto de um prefixo

Uma boa dica em relação a esse tipo de derivação é que, se um dos dois for retirado, não teremos mais uma palavra existente na Língua Portuguesa.  Veja os exemplos:

  • Alma = desalmado
  • Caderno = encadernação

Agora, tente tirar o prefixo ou sufixo. Você conseguirá “almador” e “desalma”, não faz sentido, né? Isso é o que é substantivo derivado por parassíntese.

Qual a diferença entre substantivo derivado e substantivo primitivo?

Para sabermos a diferença entre os dois, é só nos ligarmos nos adjetivos que acompanham a palavra substantivo: primitivo e derivado. Ou seja, primitivo tem a ver com primórdios, origem, primeira existência. Já derivado tem a ver com “se originar a partir de algo”, proceder, ser proveniente de etc

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Logo, um substantivo primitivo independe de outro e geralmente é um nome abrangente dado a um grupo de coisas, seres e animais. 

Campo, por exemplo, é um substantivo comum e primitivo que se refere a todo local afastado da cidade, plano e que tem plantações ou criação de animais.

Isso não significa que substantivos primitivos surjam do nada, mas eles não surgem de palavras da Língua Portuguesa, e sim de outros idiomas, como do Latim e do Grego. 

Para entender melhor, leia o artigo abaixo, ele explica como substantivos primitivos se originam. 

Já substantivos derivados originam-se de nomes já existentes, sejam eles comuns ou já derivados. São substantivos que surgem da necessidade de originar um sentido mais específico em relação a algo. 

É o caso da palavra “carnaval”. Como você já viu, esse substantivo deriva de “carne” e refere-se a uma festa que possui uma explicação complexa e até histórica. 

Isso acontece porque o surgimento de novas palavras está diretamente ligado a necessidades comunicativas e sociais. Logo, a Língua está envolvida em um processo contínuo de mudanças e criações.

Como existem uma infinidade de substantivos, não basta apenas entender o que é substantivo derivado, é preciso praticar.

Para isso, você pode contar com o Simulado Beduka. Ele utiliza questões do próprio Enem.

Também é possível optar por questões referentes às disciplinas nas quais você tem mais dificuldade. Além disso, ele é gratuito! 

Muito obrigado por ter lido o texto até o final! O Beduka te deseja todo o sucesso nas suas provas e lembre-se…

O Beduka conecta você à faculdade!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.