X

O que é verbo transitivo direto? VTD e exemplos

O que é um verbo transitivo direto?

Os verbos transitivos são aqueles que precisam de um complemento para fazerem sentido. O verbo transitivo direto (vtd) é aquele em que o complemento não precisa de uma preposição para fazer sentido.

Está enlouquecendo nas aulas de português ou nos estudos para aquela prova do vestibular e precisa de uma mãozinha para entender o que é um verbo transitivo direto? Esse artigo é para você!

Vamos detalhar o que é um verbo transitivo, quando ele é considerado direto, indireto ou ambos e muitos exemplos de uso. Leia até o final para entender porque Mário de Andrade foi considerado transgressor ao titular seu primeiro romance como: “Amar, verbo intransitivo”!

Além disso, já explicamos outros assuntos sobre a língua portuguesa aqui no Beduka, tais como:

O que é um verbo transitivo?

Para responder a essa pergunta, peço que você pense e monte uma imagem mental sobre a seguinte frase:

As plantas morreram.

É possível que você tenha “visto” em sua mente uma imagem de alguns vasos com plantas mortas. Ou seja: a frase é completa, você não questionou nada sobre ela. As plantas estão mortas. Ponto.

Esse é um exemplo de um verbo transitivo direto, quando o complemento está ligado diretamente ao verbo.

Agora faça o mesmo exercício com esta frase:

Eu quero.

Com essa frase acima, não há como formar a imagem mental sem responder à pergunta que não quer se calar: Eu quero o quê?

Os verbos transitivos indiretos são esses que, sozinhos, não dão um sentido completo a uma frase. Eles precisam ser complementados. Necessitam de alguma informação extra para que a imagem mental seja completa.

Eles fazem o trânsito entre o sujeito – quem pratica determinada ação – e a complementação da frase, a fim de dar sentido aquilo que se quer dizer.

Qual é a classificação dos verbos transitivos?

Para entender bem como funcionam os verbos transitivos, é preciso, primeiro, entender o que são preposições. Se você tem dúvidas, dê uma olhada neste vídeo aqui antes de seguir!

Os verbos transitivos podem ser classificados em:

  • Verbos transitivos diretos, que não precisam de preposição
  • Verbos transitivos indiretos, que precisam de preposição
  • Verbos transitivos diretos e indiretos, que reúnem as características dos dois primeiros

Calma, estudante! Vamos explicar direito como isso funciona da melhor maneira: na prática!

Preparamos uma lista de exercícios sobre Verbos com as melhores questões. Confira aqui!

O que é um verbo transitivo direto (VTD)?

Como dito antes, o verbo transitivo direto não precisa de preposição para dar sentido a frase. Vamos analisar alguns exemplos:

  • Ele atropelou uma menina!
  • A chuva destruiu a colheita.
  • Você leu as frases acima.

As três frases têm o mesmo ponto em comum: depois do verbo não é preciso nenhuma palavra que estabeleça relação de sentido ou dependência de uma preposição.

Se ele atropelou, atropelou alguém: a menina. A chuva destruiu algo: a colheita. Você, que ainda está lendo, leu alguma coisa: as frases acima. Percebeu?

Esses verbos, que precisam somente de que o resto da frase vá direto ao assunto, são os transitivos diretos!

O que é um verbo transitivo indireto? (VTI)

Agora vamos ver exemplos onde é necessária a preposição: os transitivos indiretos.

  • O estudante precisa de ajuda.
  • Eu estou conversando com você.
  • Nós respondemos aos leitores rapidamente.

Nos três exemplos, o verbo obriga o narrador a estabelecer uma relação de sentido ou dependência e, logicamente, usar uma preposição.

O estudante do exemplo, precisa de alguma coisa: ajuda. Eu sigo conversando com alguém: você. E nós, do Beduka, respondemos aos leitores bem rapidinho!

Exemplos de verbos transitivos direto e indireto

Agora que você já entendeu bem a diferenciação de verbos transitivos diretos e indiretos, vamos ver os casos onde um só verbo é as duas coisas, também conhecido como bitransitivo.

  • Nós damos satisfações ao diretor.
  • No ônibus, eu sempre cedo lugar aos idosos.

Em ambos os exemplos a complementação é feita sem uma preposição e logo com uma delas. No primeiro exemplo, nós damos algo: satisfações. E a quem? Ao diretor! Já no ônibus, eu sempre cedo. O quê? Lugar. A quem? Aos idosos.

Viu como não é um bicho de sete cabeças?

Exemplos de frases com verbos transitivos diretos

  • Vocês fizeram este projeto?
  • A menina empurrou o menino.
  • Amo aquele rapaz.
  • Ele deve amar aquela mulher.
  • Os alunos leram os livros.

Lista de verbos transitivos diretos

Abaixo alguns exemplos de verbos transitivos diretos para você assimilar melhor o conteúdo:

  • Ler
  • Fazer
  • Querer
  • Quebrar
  • Ter
  • Causar
  • Comprar
  • Derrubar
  • Começar
  • Atropelar

Objeto direto preposicionado

Mesmo que a preposição não seja obrigatória para os transitivos diretos ela ainda pode ocorrer. Nesse caso, o complemento será chamado de objeto direto preposicionado.

Eu cumpri com a minha parte

Veja que o complemento “minha parte” se une ao verto “cumprir” por preposição “com”. Ainda assim, ele é um objeto direto, porque a preposição está apenas realçando a oração.

Prova disso, é que a frase “Cumpri minha parte” está gramaticalmente correta.

Como você já sabe tudo sobre os verbos transitivos diretos e indiretos, já descobriu que o Mario de Andrade brincou com a transitividade verbal no nome de seu livro: Amar é verbo transitivo, não intransitivo. Ele só queria romper com as normas, característica marcante do período literário que se vivia, o modernismo, e que é assunto para outro artigo, veja aqui os principais autores da segunda fase deste movimento.

Mas, fica o desafio: Amar é verbo transitivo direto, indireto ou bitransitivo?

O Beduka te ajuda a passar no ENEM

Estamos sempre preocupados com o aprendizado de jovens e adultos brasileiros, além de dar dicas sobre o mercado de trabalho. Apresentamos em nosso site uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC. Além de ajudar a estudar a entender o que é um verbo transitivo direto, nós também temos um produto bem útil para os estudantes:

  • Simulado do ENEM – Sistema gratuito de geração de provas do ENEM com a possibilidade de criar seu próprio caderno de questões por matérias, por dia da prova ou apenas para testar os seus conhecimentos. Tudo isso de graça e online.

Além de explicar o que é um verbo transitivo direto, nós já fizemos diversos outros textos para ajudar aqueles que estão se preparando para importantes vestibulares e também para a prova do ENEM.

Você pode entender melhor quais são as principais figuras de linguagem, o que foi o iluminismo, como se concentrar para estudar, dicas sobre o uso da crase, ver as aplicações das leis de Newton no cotidiano ou treinar os seus conhecimentos com questões sobre Primeira Guerra.

Gostou do nosso texto sobre o que é um verbo transitivo direto? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.