X

O que são Orações Coordenadas?

O que são Orações Coordenadas?

Orações Coordenadas são as orações que não possuem dependência sintática umas das outras, ou seja, que possuem sentido completo e podem ser entendidas separadamente. Elas podem ser classificadas em Orações Coordenadas Sindéticas e Assindéticas.

O Beduka preparou esse artigo explicando o que são Orações Coordenadas para tirar suas dúvidas a respeito dessa matéria e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Saber o que são Orações Coordenadas é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são Orações Coordenadas;
  • Classificação das Orações Coordenadas;
  • Tipos de Orações Coordenadas Sindéticas.

O que é Oração?

A oração é uma sentença linguística cuja estrutura se caracteriza, obrigatoriamente, pela presença de um verbo e por ter seu sentido completo. A oração se caracteriza pela presença de um predicado, o qual é introduzido pela presença de um verbo. Normalmente, a oração apresenta um sujeito, verbo, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Orações Coordenadas!

Tipos de Orações

  • Orações Coordenadas: Orações que são sintaticamente independentes uma da outra (não precisam da outra para terem sentido completo);
  • Orações Subordinadas: São orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

O que são Orações Coordenadas?

Orações coordenadas são orações que estão conectadas mas que não exercem função sintática uma na outra. Essas orações são conectadas através de conjunções ou vírgulas e possuem sentido completo, podendo ser entendidas separadamente e não dependendo da outra.

Aprenda também o que são conjunções.

Exemplo:

Classificação das Orações Coordenadas

As orações coordenadas podem ser classificadas em orações assindéticas e sindéticas.

Orações Coordenadas Assindéticas

As orações coordenadas assindéticas são orações que não são conectadas por nenhum conectivo, sendo separadas por vírgulas.

Exemplos:

  • Fomos ao parque, comemos, jogamos, corremos.
  • Abriu a porta, suspirou, foi embora.
  • Só pensa em ficar em casa, comer, dormir.

Orações Sindéticas

As orações coordenadas sindéticas são orações que são ligadas por meio de conjunções coordenativas. Elas podem ser classificadas em:

Orações Sindéticas Aditivas

As orações coordenadas sindéticas aditivas exprimem uma ideia de adição à oração anterior.

Conjunções utilizadas: e, nem, também, bem como, como também, não só… mas também, não só… como também, não só… mas ainda, não somente… mas também, não somente… como também.

Exemplos:

  • Fomos ao parque e jogamos bola.
  • Gosto de ir ao cinema como também gosto de ver filmes em casa.

Orações Sindéticas Adversativas

As orações coordenadas sindéticas adversativas expressam uma ideia de oposição à oração anterior. O uso de vírgulas nessas orações é obrigatório.

Conjunções utilizadas: mas, porém, contudo, todavia, senão, entretanto, no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso, mesmo assim.

Exemplos:

  • Elas queriam ir à praia, porém estava chovendo.
  • Ele sempre trabalha, no entanto, nunca tem tempo para descansar.

Orações Sindéticas Alternativas

As orações coordenadas sindéticas alternativas exprimem a ideia de alternância em relação à oração anterior. O uso de vírgulas é obrigatório entre as orações, mas caso haja somente uma oração sindética alternativa, o uso de vírgulas é opcional.

Conjunções utilizadas: ou, ou…ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja, nem…nem, já…já, talvez…talvez.

Exemplos: 

  • Ora quer sair, ora quer ficar em casa.
  • Fale logo ou eu vou embora.

Orações Sindéticas Conclusivas

As orações coordenadas sindéticas conclusivas expressam a ideia de conclusão de uma ideia transmitida na oração anterior. O uso de vírgulas nesse caso é obrigatório.

Conjunções utilizadas: logo, pois (depois do verbo), portanto, assim, então, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente.

Exemplos:

  • Namoram há cinco anos, logo devem se casar em breve;
  • Cheguei mais cedo, consequentemente vou ter que aguardar o horário.

Explicativas

As orações coordenadas sindéticas explicativas explicam uma ideia transmitida na oração anterior. O uso de vírgulas nesse caso é obrigatório.

Conjunções utilizadas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que, já que, visto que, dado que, uma vez que, isto é, ou seja, na verdade, a saber.

Exemplos:

  • Não fomos de carro, pois o trânsito estava cheio;
  • Ele não quis ir ontem, uma vez que estava cansado.

Além de aprender sobre o que são Orações Coordenadas, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que são Orações Coordenadas? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.