X

Aprenda tudo sobre os elementos químicos da Tabela Periódica!

Aprenda tudo sobre os elementos químicos da Tabela Periódica

Neste artigo você encontrará um resumo completo sobre os elementos químicos da Tabela Periódica. Entenda o que são os elementos químicos, o que é a Tabela Periódica e como ela é organizada. Além disso, também explicamos tudo a respeito das propriedades periódicas, para você arrasar no Enem e demais vestibulares!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Depois de estudar com esse resumo sobre os elementos químicos da Tabela Periódica, teste seus conhecimentos sobre Química com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e personalizável!

O que são os Elementos Químicos?

Um elemento químico pode ser definido como um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.

Para exemplificar, vamos utilizar o caso dos elementos Hidrogênio (H) e Hélio (He), que são o primeiro e o segundo elementos da Tabela Periódica, respectivamente.

O hidrogênio possui somente um próton em seu núcleo, portanto, é formado por apenas um átomo. Já o elemento Hélio, apresenta dois prótons em seu núcleo e seguindo o mesmo raciocínio, é formado por dois átomos.

Dessa forma, quando temos um conjunto de átomos, em que todos possuem número atômico 2, temos o Hélio. Entretanto, se tivéssemos apenas um único átomo com número atômico 2 também seria o Hélio, pois um átomo isolado também representa um elemento químico.

E isso acontece de forma consecutiva, com todos os elementos químicos da Tabela Periódica!

O que é a Tabela Periódica?

A Tabela Periódica é um modelo que reúne todos os elementos químicos e suas propriedades de forma sistematizada.

Os elementos químicos da Tabela Periódica estão organizados em ordem crescente correspondente aos números atômicos (número de prótons).

Ao todo, a Tabela Periódica mais recente, apresenta 118 elementos químicos, sendo 92 encontrados na natureza e 26 artificiais.

Os elementos químicos da Tabela Periódica estão organizados em períodos e famílias (ou grupos). Saiba mais sobre essas divisões a seguir.

Quais são os Períodos da Tabela Periódica?

Os períodos são as linhas horizontais da Tabela Periódica e representam os elementos com o mesmo número de camadas eletrônicas, totalizando sete períodos:

• 1º Período: 2 elementos
  • 2º Período: 8 elementos
  • 3º Período: 8 elementos
  • 4º Período: 18 elementos
  • 5º Período: 18 elementos
  • 6º Período: 32 elementos
  • 7º Período: 32 elementos

Em geral, a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos é representada à parte (abaixo, fora da tabela), pois com a organização dos períodos da tabela, algumas linhas horizontais se tornariam extensas.

Quais são os Grupos ou Famílias da Tabela Periódica?

Anteriormente chamados de famílias, os grupos são as colunas verticais, onde os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa).

No total, a Tabela Periódica é formada por 18 grupos, que, em geral, estão relacionados de acordo com suas propriedades químicas. Confira os grupos:

• Grupo 1 (Família 1A): Metais Alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio).
  • Grupo 2 (Família 2A): Metais Alcalinos Terrosos (berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio).
  • Grupo 13 (Família 3A): Família do Boro (boro, alumínio, gálio, índio, tálio e neônio).
  • Grupo 14 (Família 4A): Família do Carbono (carbono, silício, germânio, estanho, chumbo e fleróvio).
  • Grupo 15 (Família 5A): Família do Nitrogênio (nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio, bismuto e moscovo).
  • Grupo 16 (Família 6A): Calcogênios (oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio, livermório).
  • Grupo 17 (Família 7A): Halogênios (flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenessino).
  • Grupo 18 (Família 8A): Gases Nobres (hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio, radônio e oganessônio).

Os elementos de transição, também chamados de metais de transição, ocupam a parte central da tabela:

• Grupo 11 (Família 1B): cobre, prata, ouro e roentgênio.
  • Grupo 12 (Família 2B): zinco, cádmio, mercúrio e copernício.
  • Grupo 3 (Família 3B): escândio, ítrio, sério de lantanídeos* e actinídeos**.
  • Grupo 4 (Família 4B): titânio, zircônio, háfnio e rutherfórdio.
  • Grupo 5 (Família 5B): vanádio, nióbio, tântalo e dúbnio.
  • Grupo 6 (Família 6B): cromo, molibdênio, tungstênio e seabórgio.
  • Grupo 7 (Família 7B): manganês, tecnécio, rênio e bóhrio.
  • Grupo 8 (Família 8B): ferro, rutênio, ósmio e hássio.
  • Grupo 9 (Família 8B):cobalto, ródio, irídio e meitnério.
  • Grupo 10 (Família 8B): níquel, paládio, platina, darmstádio.

Além disso, também temos a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos, que são representados fora da tabela. Veja quais elementos fazem parte de cada série:

• Série de lantanídeos: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio.
  • Série de actinídeos: actínio, tório, protactínio, urânio, netúnio, plutônio, amerício, cúrio, berquélio, califórnio, einstênio, férmio, mendelévio, nobélio e laurêncio.

Continue lendo nosso artigo para entender tudo sobre os elementos químicos da Tabela Periódica!

Elementos químicos da Tabela Periódica

Cada elemento químico é representado na Tabela Periódica com as seguintes informações:

A primeira letra dos elementos químicos da tabela periódica é sempre maiúscula e a segunda, minúscula (no caso de elementos que contém mais de uma letra).

Os símbolos que representam os elementos químicos possuem diversas origens. O padrão internacional da IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) é o mais utilizado, o que facilita a identificação dos termos em qualquer lugar do mundo.

Em geral, a maioria dos símbolos foi escolhida de acordo com seu significado em latim ou fazendo referência ao nome dos descobridores ou locais de descoberta dos elementos químicos.

O que são as Propriedades Periódicas?

As propriedades periódicas dos elementos químicos são aquelas propriedades que variam periodicamente, em intervalos regulares, de acordo com o aumento ou com a diminuição dos números atômicos.

As principais propriedades atômicas são: raio atômico, energia de ionização, eletronegatividade, eletropositividade e afinidade eletrônica. Conheça mais sobre elas a seguir.

Raio Atômico

É definido como a metade da distância (r = d/2) entre os núcleos de dois átomos de um mesmo elemento químico, considerando os átomos como esferas e sem estarem ligados.

Na Tabela Periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para esquerda.

Energia ou Potencial de Ionização

É a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso. Esse elétron é retirado da última camada eletrônica, também conhecida como camada de valência.

A energia de ionização é contrária ao raio atômico, aumentando de baixo para cima e da esquerda para direita na Tabela Periódica.

Eletronegatividade

É a capacidade que um átomo tem de atrair elétrons para si, em uma ligação química de uma molécula isolada.

A Eletronegatividade aumenta de baixo para cima e da esquerda para a direita na Tabela Periódica.

Eletropositividade

É a tendência que um átomo possui de se afastar de seus elétrons mais externos, em comparação com outro átomo, na formação de uma substância composta.

Como é oposta a eletronegatividade, na Tabela Periódica, a eletropositividade aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda.

Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

É a energia liberada por um átomo do estado gasoso, quando um elétron é capturado. Essa energia é assim nomeada, pois mostra um grau de afinidade ou intensidade da atração do elétron adicionado.

Nem todos os elementos possuem valores de eletroafinidade, mas os que possuem, apresentam um padrão de aumento de baixo para cima e da esquerda para a direita na Tabela Periódica.

Através deste artigo sobre os elementos químicos da tabela periódica, esperamos ter contribuído com seus estudos para o Enem e demais vestibulares!

Quer entrar em uma excelente faculdade mas não pretende ficar meses estudando para o vestibular? A seguir apresentamos uma oportunidade imperdível pra você!

Entre na faculdade com o Beduka!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade.

Todos os nossos conteúdos, seja aqui no Blog, no Pinterest ou em nosso canal no Telegram são pensados para te ajudar a realizar esse sonho!

Mas sem dúvidas, a melhor oportunidade é o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode adquirir uma bolsa de estudos nas melhores faculdades, com descontos que podem chegar até 65% da mensalidade!

Isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer a faculdade dos sonhos, pagando pouco.

Siga também o perfil do Beduka no Instagram e receba os melhores posts sobre as matérias que caem no Enem.

Obrigada por ler até aqui!

Categorias: Química
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.