X

Polímeros sintéticos: aprenda como os plásticos transformaram nosso cotidiano

o que são polímeros sintéticos

Talvez por este nome você não saiba o que são polímeros sintéticos, mas eles estão mais presentes na sua vida do que é capaz de imaginar.

Olhe a sua volta, quantos itens feitos de plástico você consegue enumerar? Todos eles são polímeros sintéticos!

Neste artigo completo sobre o assunto, você vai aprender o que são polímeros e qual é a diferença entre polímeros sintéticos e naturais. Além disso, também verá uma lista de exemplos de polímeros no seu dia a dia!

A seguir, você vai conferir um resumo sobre o que são polímeros sintéticos. Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Entre na faculdade dos seus sonhos com ajuda do Beduka! Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse já!

O que são polímeros?

Os polímeros são macromoléculas obtidas pela ligação em cadeia de um grande número de moléculas pequenas, os monômeros. Chamamos o processo químico que resulta na formação de polímeros de polimerização.

Esse processo é conhecido desde 1860, mas foi em 1864 que o primeiro polímero com aplicações práticas foi desenvolvido, o celulóide

Entretanto, o aproveitamento prático do celulóide sempre foi limitado, pois ele é uma substância altamente inflamável e que sofre decomposição quando exposto à luz ou ao calor

Essas propriedades do celulóide acabaram gerando certo descrédito em relação à classe dos polímeros. 

Foi apenas em 1909, que o químico belga Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), conseguiu desenvolver uma resina plástica com características impressionantes e com resistência excepcional ao calor. Essa resina foi chamada de baquelite.

A partir disso, o número de polímeros desenvolvidos aumentou de maneira surpreendente. Não é exagero dizer que estamos vivendo na “era dos plásticos”, já que é bastante difícil desvincularmos esse material de nosso cotidiano. 

Os polímeros podem ser classificados em três diferentes categorias: 

  • Origem: natural, semissintético e sintético.
  • Fusibilidade (facilidade com que um material derrete): termoplástico ou termofixo.
  • Método de obtenção: adição ou condensação.

Veja também nosso resumo completo sobre Petróleo!

Continue lendo para entender o que são os polímeros sintéticos. 

O que são polímeros sintéticos?

Os polímeros sintéticos também podem ser chamados de plásticos

Os plásticos são materiais artificiais, geralmente de origem orgânica (petróleo), que em algum estágio de sua fabricação adquiriram forma com a ajuda de calor, pressão e o emprego de moldes.

O grande aumento do uso de plásticos deve-se à combinação de baixos custos de produção, versatilidade e ótima resistência.

Apesar das diversas vantagens, o maior problema dos plásticos é a poluição que eles causam ao meio ambiente a longo prazo, uma vez que permanecem milhões de anos sob condições adversas sem se degradar.

Para entender tudo sobre o que são polímeros sintéticos, veja alguns exemplos a seguir:

Exemplos de polímeros sintéticos

  • Polietileno;
  • Politetrafluoretileno (teflón);
  • Náilon;
  • Borracha sintética;
  • Poliéster;
  • Silicone;
  • Acrílico.

O que são polímeros naturais?

Depois de entender o que são polímeros sintéticos e seus exemplos, é interessante que você também conheça os polímeros naturais.

Os polímeros naturais como a madeira, o couro, o algodão e a lã, são utilizados pelos seres humanos há milhares de anos e serviram de inspiração para a criação dos polímeros semissintéticos e artificiais.

Eles ocorrem naturalmente e podem ser encontrados em plantas e animais. Confira a seguir exemplos de polímeros naturais:

Exemplos de polímeros naturais

  • Madeira;
  • Couro;
  • Algodão;
  • Celulose;
  • Amido;
  • Látex natural;
  • Caseína (proteína do leite);
  • Seda;
  • Fios de teia de aranha.

Esperamos que este resumo sobre o que são polímeros sintéticos tenha contribuído com seus estudos. Tem alguma sugestão de tema? Deixe nos comentários!

Resolva nossa lista com os melhores exercícios sobre Petróleo

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são polímeros sintéticos.

Categorias: Química
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.