Redação

Como fazer a introdução da redação do Enem? 8 formas fáceis e eficazes

Como-fazer-a-introducao-da-redacao-do-EnemComo fazer a introdução da redação do Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

A escrita não é uma das atividades mais fáceis. Pelo contrário, uma das partes mais difíceis de se escrever em um texto é justamente o começo. As primeiras linhas pesam muito na ideia que o avaliador vai ter a respeito do que você escreveu. Sim, ele vai te julgar! E a sua missão é surpreendê-lo.

Mas tem uma forma fácil de destravar esse processo e torná-lo mais fácil: pensar nos itens essenciais de um primeiro parágrafo. Citação e resgaste histórico são alguns deles! E, por isso, é preciso aprender como desenvolvê-los da forma correta.

Não se preocupe. Vamos te ajudar nessa jornada e te contar os segredos de como fazer a introdução da redação do Enem. Há diversos caminhos que podem ser seguidos e aqui você conhecerá os 8 mais usados nas dissertações nota 1000!

Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Com este artigo você com certeza vai aprender a como fazer introdução de redação digna de 1000 pontos no Enem. Mas quer saber de uma coisa? Dá para entrar na faculdade sem fazer uma prova. O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de estudos de 65% de desconto em importantes faculdades do país. Não perca mais tempo!

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Isto significa que você precisa redigir algo com introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução é uma parte muito importante do seu texto, pois é nela que você vai colocar a tese que pretende levantar sobre a questão trazida no tema. Como o desenvolvimento é o espaço de dissertar sobre a tese, ele é totalmente dependente da introdução.

A conclusão também está ligada à introdução, pois para terminar o texto você precisará dar uma proposta de intervenção para o problema apresentado no começo.

Por isso, é necessário que essa primeira parte do texto esteja escrita de forma clara, que aborde o tema e o contextualize.

No próximo tópico, você vai ver os melhores modos de escrever uma introdução de redação para o Enem.

Como fazer uma boa introdução na redação do Enem?

Como dissemos, a introdução é a porta de entrada da redação do Enem. Você não ia querer passar por uma porta caindo aos pedaços.

Algo em ordem chama muito mais atenção, no sentido positivo, e dá muito mais confiança sobre o que nos espera do que algo desorganizado.

Por isso, a introdução deve ser feita com esmero. Ela deve ser boa.

Por mais que os temas mudem e os repertórios culturais sejam individuais, ter em mente um modelo facilita muito na hora de fazer algo. Por isso, vamos ver os principais modos de como fazer a introdução da redação do Enem.

Antes de mais nada, para fazer uma boa introdução é preciso identificar um contexto para o seu tema. Ou seja, você precisa inserir o tema da redação em algo mais amplo do que ele, que tende a ser bastante específico.

Por exemplo, caso o tema seja a violência contra a mulher, o contexto pode ser a violência geral da sociedade, a família ou o machismo.

O contexto é o lugar correto para demonstrar seu repertório. É nele que você faz alusões históricas, citações, comparações etc.

Em seguida, você deve fazer seu tema aparecer aí. Ou seja, como o geral te leva ao específico. Você não deve abordar o tema copiando-o palavra por palavra, mas sim com as suas próprias.

Depois que o tema aparecer, é a vez de você apontar qual é a sua tese sobre o assunto. Qual será o objetivo que pretende defender? Ele será sua tese.

Lembre-se que tudo isto deve estar em sintonia com o tema proposto! A fuga do tema é uma das coisas que zeram a redação do Enem. Portanto, atenção a isso! Leia a proposta da prova e faça o esqueleto do seu texto.

Exemplos de como fazer a introdução da redação do Enem

Talvez você ainda sinta um pouco de insegurança diante da folha em branco. É normal, às vezes noções gerais não conseguem saciar nossa vontade de saber como fazer algo, inclusive a introdução da redação do Enem.

Por isso, vamos ver algumas dicas para começar seu texto.

Como fazer a introdução da redação do Enem por resgate histórico?

O resgate ou alusão histórica é uma boa forma de fazer a introdução. Ele te dá a oportunidade de contextualizar o tema e ainda por cima mostrar seu repertório intelectual. Porém, é preciso tomar cuidado para não fugir do tema, nem se estender demais na alusão.

O modo de usar o resgate histórico é tomar pontos da história que possam servir de exemplos para o tema abordado. Como falamos em violência contra a mulher mais acima, a história tem muitos exemplos que retratam este tópico.

Como fazer a introdução da redação do Enem por narração não-ficcional?

Às vezes, a gente pega uma frase ou uma provocação e já pensa logo em algum evento midiático, não é? Com o tema da redação do Enem é a mesma coisa.

Podemos lê-lo e já pensar em algo que vimos no jornal. E isso pode ser usado na nossa introdução, o que garante pontos no repertório de atualidades.

É bom que o evento seja algo de fácil verificação. Evite portanto algum acontecimento muito próximo a você, como casos na vizinhança ou escola em que a repercussão foi muito pequena.

Como fazer a introdução da redação do Enem por narração ficcional?

Neste modelo, você vai poder usar todo o repertório de séries, filmes, novelas e livros de ficção que tiver.

Escolha uma situação, uma cena de algo que você viu ou leu e mostre a ligação com o tema.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

No caso do exemplo que temos usado, há uma passagem do livro “O País do Carnaval”, de Jorge Amado, que pode servir. Nela, o protagonista diz que só se sentiu brasileiro em dois momentos: no carnaval e batendo na esposa.

Isso pode mostrar a violência geral e como ela está enraizada no Brasil, principalmente quando se dirige contra mulheres.

Como fazer a introdução da redação do Enem por citação?

As citações são o modo mais comum de fazer uma introdução na redação do Enem e acabam sendo vistas como clichês. Por isso, cuidado!

Evite usar aquelas frases batidas, que todo mundo usa. Procure frases que tenham conexão muito clara com o tema proposto e esteja alinhada com o que você pretende desenvolver ao longo do texto.

Não é preciso citar filósofos. Você pode abrir seu baú e procurar trechos de música, de discursos. Isso, claro, sempre usando aspas e dizendo o nome do autor.

Como fazer a introdução da redação do Enem por comparação?

Comparar semelhanças ou diferenças entre países, regiões e épocas pode ser uma boa forma!

Para usar este modelo, será preciso ter conhecimento de Geografia e de História. Você pode mostrar como o Brasil era com relação ao trato com as mulheres em décadas de diferentes, ou como a situação vivida aqui é diferente da de outro lugar.

Tome cuidado para não dizer que o país é mais avançado ou atrasado em certas matérias. Além disso, algumas soluções tomadas no passado, ou em outro lugar, podem ferir os Direitos Humanos. Assim, comparar o Brasil com elas pode ser ruim e fazer você perder pontos.

Como fazer a introdução da redação do Enem por questionamento?

Você pode fazer sua introdução levantando uma questão sobre o tema que será respondida ao longo do texto.

A estratégia de usar perguntas no início dos textos é algo muito comum na internet. Isso acontece porque elas chamam muito atenção dos usuários.

Você pode usá-las para chamar a atenção do seu leitor: o corretor. Mas lembre-se de responder a todas as questões que você fizer. Caso contrário, será penalizado.

Para evitar constrangimentos, faça perguntas mais específicas. Elas podem ser respondidas de modo mais simples.

Como fazer a introdução da redação do Enem por conceituação?

Nesta modalidade você tem de definir algum conceito central do tema ou que tenha a ver com ele. Voltando ao nosso exemplo, poderia conceituar machismo e relacioná-lo com a violência contra a mulher.

Como fazer a introdução da redação do Enem por apresentação de estatísticas?

Neste caso, você vai precisar recorrer aos dados referentes ao tema. Eles são muitas vezes apresentados nos textos motivadores. Não copie, apenas tome como referência.

Por exemplo, você poderia dizer a quantidade de denúncias de agressão contra mulheres no Brasil em determinado período.

Agora, veja como fazer as outras partes com o passo a passo de um texto dissertativo-argumentativo.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

O maior interesse do Beduka é ver você aprovado e matriculado no curso dos seus sonhos.

Sabemos que a maior porta de entrada para o ensino superior é o Enem. Por esse motivo, criamos conteúdos diários para que você possa estudar e garantir sua vaga!

Mas ficar só na teoria não basta, né? É preciso praticar! Para isso:

Faça o Simulado Enem Beduka e responda a questões das edições passadas, de maneira personalizada.

Quer praticar só uma das áreas? É possível também!

Além de todas essas vantagens, o resultado dele ainda é computado pelo método TRI, o mesmo do Exame. Assim, você terá uma noção do quão preparado você está para a próxima edição.

Não perca tempo e aproveite!

Ganhe uma bolsa para entrar no curso dos seus sonhos!

Caso você não queira depender só de como fazer a introdução da redação do Enem e tenha pressa para realizar o sonho de entrar na faculdade, temos uma oportunidade perfeita para você!

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de estudos de 65% de desconto em importantes faculdades do país.

Além disso, não há nenhum tipo de exigência, não é preciso fazer provas e o início é imediato.

Espero que nosso artigo te ajudado! Continuaremos aqui criando conteúdos exclusivos e fáceis de entender. Tudo feito pensando em você.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.