Redação

Como fazer uma boa redação no vestibular?

Como fazer uma boa redação no vestibular?Como fazer uma boa redação no vestibular?

A redação é, normalmente, a parte que mais assusta os alunos na hora do vestibular. Por isso, leia nosso artigo e veja algumas dicas para fazer uma boa redação e se preparar para a prova de vestibular.

Você em algum momento já se perguntou: como fazer uma boa redação no vestibular? Este é um dos pesadelos de muitos vestibulandos, seja no ENEM ou em processos seletivos de importantes faculdades. Diferentemente dos assuntos objetivos, as questões e propostas discursivas só podem ser respondidas se você realmente souber falar sobre o assunto.

Além do domínio de conteúdo, é importante ter em mente as regras gramaticais. Podemos dizer que não é apenas um fator que determina o sucesso da redação, mas sim um conjunto deles.

Aqui no Beduka já explicamos quais palavras usar para melhorar seu texto, quais são as principais figuras de linguagens, como fazer uma redação nota 1000 e também como estudar linguagens para o ENEM.

Para mostrar como fazer uma boa redação no vestibular ou no ENEM, nós preparamos uma lista com 5 dicas importantes para você considerar na hora em que estiver escrevendo o seu texto.

5 dicas sobre como fazer uma boa redação no vestibular!

como fazer uma boa redação no vestibular

Seja objetivo – O importante não é escrever em todas as linhas, mas sim demonstrar conhecimento sobre o conteúdo exigido de forma clara e objetiva. Você deve argumentar sobre o tópico, exemplificar sempre que possível e propor soluções de melhoria, caso haja um problema.

Se você quer saber como fazer uma boa redação no vestibular, é importante que não enrole e nem adicione palavras a mais só para completar a folha. O avaliador não está a fim de “encheção de linguiça”, mas sim de uma redação com muita clareza e que vá direto ao ponto.

Não rebusque – Rebuscar quer dizer colocar palavras difíceis e florear demais o texto com expressões “bonitas” e “complexas”. Acredite, isso não deixa a sua redação melhor. O avaliador não quer um texto com vocabulário difícil. Ele só quer que você discorra sobre o assunto de forma competente.

Escrever com simplicidade e coerência é fundamental. Quem realmente tem domínio sobre um assunto, costuma saber explicá-lo de um modo descomplicado e fácil, para que todos entendam. Isso também se aplica à redação.

Mantenha a unidade – Nessa dica sobre como fazer uma boa redação no vestibular queremos que você pense no texto como um organismo que precisa de todas as suas partes funcionando em harmonia para que ele cumpra seu objetivo. Isso quer dizer que você precisa tratá-lo como uma unidade, ou seja, deve haver uma linha coerente do início ao fim do texto.

Não trate de assuntos que fujam do tema central. Faça com que cada parágrafo se complete ao invés de serem desconexos entre si. Lembre-se da estrutura padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nada de iniciar a argumentação já na introdução. Este é o momento de trazer o leitor para o tema do seu texto, para que ele saiba sobre o que você vai falar. Na conclusão, a ideia é confirmar o ponto de vista defendido e fechar o texto.

Tenha coesão – A coesão é justamente aquilo que fará as conexões entre as palavras do texto para que haja uma harmonia entre os pensamentos e argumentos. Isso quer dizer que você deve saber utilizar muito bem os conectivos para gerar aquela sensação de que as coisas estão fluindo corretamente e coerentemente.

Faça muitos exercícios gramaticais, mesmo que sejam objetivos. É fundamental saber quais palavras trazem para o texto ideias de oposição, causa, consequência, conclusão, etc.

Conhecer a língua portuguesa também é essencial para fazer uma boa redação no vestibular ou no ENEM. Não adianta entender do assunto se você não consegue argumentar de uma forma coesa e coerente.

Revise com calma – É importante planejar com cuidado o que você vai escrever para que o tempo não fique apertado. Utilize o rascunho à vontade e só passe para a folha oficial depois de revisar todo o texto.

Verifique se as palavras não estão muito repetidas, se as ideias estão claras e se o texto está objetivo. Não fique com preguiça de refazer algum parágrafo caso ele esteja estranho. É importante estar seguro na hora de entregar a redação.

Uma dica importante que você deve saber sobre como fazer uma boa redação no vestibular é exercitar muito a escrita e de ler bastante durante o ano. Com a preparação certa, você fará uma redação excelente independente de qual for o tema.

Vale lembrar que essas são apenas dicas básicas. É essencial que você estude e pratique muito, além de se manter atualizado(a) sobre os principais acontecimentos mundiais nas diversas áreas.

Aqui no Beduka, além de te explicar como fazer uma boa redação no vestibular, temos alguns conteúdos especiais para você:

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos que surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), sejam elas públicas ou privadas.

Além de aprender como fazer uma boa redação no vestibular, você pode aproveitar seu plano e ver também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador