Redação

Tema da redação do ENEM 2018 – Manipulação do comportamento

tema da redação enem 2018Tema da redação do ENEM 2018 - Manipulação do comportamento

O tema da redação do ENEM da edição de 2018 foi: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Confuso né? Por isso, nesse artigo explicaremos e faremos alguns comentários sobre a redação do exame.

O tema da redação do enem 2018 foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. A prova de Linguagens e suas tecnologias e de Ciências Humanas e suas tecnologias aconteceu domingo dia 4 de novembro de 2018.

Junto delas também foi o dia da tão temida redação, sobre a qual se fazem especulações durante todo o ano, por parte de professores e de alunos. Para a surpresa de todos, o tema cobrado (Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet), não estava entre as apostas.

Já sabe sua nota? Use o SIMULADOR DE NOTA DE CORTE DO ENEM para saber em qual faculdade você conseguiria ingressar.

Como fazer uma redação nota 1000?

Quais palavras enriquecem uma redação dissertativa argumentativa?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Comentando o tema da redação do ENEM 2018

Com um limite de até 30 linhas, os candidatos tiveram de dissertar argumentativamente sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. A verdade é que é um tema bem cotidiano, um que todos têm a experiência de vivenciar diariamente.

Muitos apostavam que o tema da redação seria simplesmente “Fake News”. Mas esta é uma possibilidade e não a centralidade do tema.

Dependendo de como “Fake News” foi abordado na redação, o aluno correu o risco de tangenciar o tema, isto é, falar perifericamente sobre o ele, mas não de fato.

Alguns professores consideraram o tema mais fácil do que no ano anterior. Em 2017 o tema foi a formação educacional de surdos no Brasil. Até comentamos algumas redações nota 1000 deste tema aqui no Beduka.

Quanto ao tema da redação do ENEM 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet -, foi considerado mais fácil que falar do problema dos surdos porque está consideravelmente mais presente no cotidiano de praticamente todos os que possuem acesso à internet.

Muitos candidatos, enquanto usuários das redes sociais, acompanharam o vazamento de dados do Facebook no início de 2018. Este é um exemplo de como os dados podem ser extraviados para serem usados por terceiros e conseguir manipular os usuários.

O problema é querer seguir simplesmente pelo tema das notícias falsas e ter a nota final afetada, por ter fugido do tema. Manipular o comportamento do usuário, usando o controle de dados na internet não se refere somente a enganar, mas a conduzir, oferecer o que mais se espera.

Aplicativos e redes sociais, mídias em geral e sites mantém o usuário em uma bolha, mostrando-o o que ele quer ver com base em suas pesquisas, curtidas, compartilhamentos e comentários.

Sites rastreiam o que os navegantes procuram e quando eles estão em uma página ou aplicativo totalmente diferentes de onde estavam anteriormente, lá está uma propaganda oferecendo o que foi pesquisado e suas variações.

Quem esperava temas ligados à internet não foi tão pego de surpresa. Muito professores trabalharam assuntos nesta área ao longo do ano.

O que realmente foi novidade foi a temática da “manipulação”. Pode-se falar de técnicas de marketing, da confiabilidade dos sites onde se faz cadastros deixando dados pessoais, cookies, etc.

Sobre os textos motivadores para se escrever sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Sendo este o tema da redação do ENEM 2018, precisamos recorrer aos textos base para saber como falar deste tema e não tangenciá-lo, ou seja, fugir dele.

Texto I

O primeiro texto motivador abordava um serviço de música digital que oferecia aos seus usuários as músicas que eles queriam ouvir. Este é um retrato de aplicativos e redes sociais que oferecem ao usuário, por meio de um “cérebro artificial”, mais do que ele já demonstrou gostar.

Algoritmos captam as informações deixadas pelos usuários quando estes navegam na internet ou usam as mídias e aplicativos. Guardam a informação e a utilizam. Segundo o texto, essa filtragem de informação, que bloqueia o que é oposto, o que não é do grupo ou relacionado, pode moldar a forma de pensar.

E mais, o usuário parece que é livre enquanto utiliza os meios tecnológicos, quando na verdade, está acessando o que os algoritmos escolheram para ele.

Texto II

Ainda para ajudar com o tema da redação do ENEM 2018, foram mencionados os moderadores localizados no Oriente Médio e Sul da Ásia que eliminam da internet determinados conteúdos com base na denuncia e nas sinalizações dos usuários.

Segundo o texto que tem o intuito de ajudar o aluno a escrever sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, o problema é que os algoritmos são opiniões embrulhadas em códigos. Por isso, máquinas estão decidindo as notícias a serem lidas ou não.

Texto III

Este já era um infográfico com as seguintes informações:

  • 64,7% das pessoas de 10 anos ou mais utilizaram a internet
  • 63,3% sendo homens
  • 65,5% sendo mulheres
  • Cerca de 85% dos jovens de 18 a 24 anos de idade e 25% das pessoas de 60 anos ou mais de idade utilizaram a internet
  • 94,2% usam a internet para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail
  • 73,3% usam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo
  • 76,4% usam a internet para assistir vídeos, inclusive programas, séries e filmes
  • 69,3% usam a internet para enviar ou receber e-mails

Texto IV

Este texto informa que não sabemos o critério usado para a filtragem de conteúdo importante ou não, relevante ou não. Notícias consideradas importantes são expostas, do contrário, não.

A transparência falta e o lado comercial também está envolvido na discussão. Segundo o autor há mais do que a questão “homem vs máquina” e sim “decisão informada vs obediência influenciada”.

Entendendo melhor o tema

Depois de todos estes textos base, finalmente o aluno pôde ver o tema da redação do ENEM 2018: manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

Ficou amplo, o aluno poderia caminhar por várias direções, mas o risco de não abordar o principal, que é a manipulação, era forte.

Alguns até poderiam ter pensado em abordar temas políticos, mas correndo risco. O tema é voltado para o comportamento humano no mundo virtual, costumes e ação das máquinas.

Ele também é importante para quem utiliza a internet para pesquisas acadêmicas, pois é preciso saber pesquisar e checar informações (origem/fonte). Os alunos que tentam o ENEM, em sua maioria, pretendem entrar na faculdade e por isso devem aprender a serem pesquisadores não tendenciosos.

Para que isso aconteça e não se falte com honestidade intelectual e para que as informações usadas na busca dos mais variados assuntos, o aluno deve saber que há algoritmos conduzindo-o pela internet.

Alguns especialistas insistem em afirmar que não sabemos ainda como realmente funcionam os algoritmos da maior parte das redes que mais usamos.

De acordo com o professor Thiago Braga em entrevista ao portal G1 é possível abordar também o tema da privacidade, afinal, segundo ele “ se você está na internet os seus dados são utilizados para que você seja conhecido e seja conduzido a determinado tipo de comportamento…” Neste caso, onde fica sua privacidade?

Proposta de intervenção

É comum no ENEM e um dos critérios de avaliação, que o aluno apresente uma proposta de intervenção.

Nesse caso, quais seriam as possíveis proposta de intervenção para este tema da redação do ENEM 2018?

Bem, as propostas devem ser reais e aplicáveis e devem ser plausíveis apresentando uma realidade possível para resolver o problema da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

O que mais favorece a perda de pontos nas propostas de intervenção são os famosos clichês. Espera-se que o aluno pense de forma criativa e não só repita o que pertence ao senso comum,

Possíveis propostas:

  • Leis que regulem o acesso que empresas têm aos dados dos internautas
  • Leis que tornem mais transparentes as bases de dados das empresas
  • Ações que eduquem as pessoas para saberem como se comportar na internet

O que é algoritmo?

Esta palavrinha apareceu em vários parágrafos deste artigo sobre o tema da redação do ENEM 2018. O que este tal de algoritmo tem a ver com a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet?

Algoritmo é como uma “receita” para uma tarefa ou para a resolução de um problema. Qualquer tarefa executada por um computador é baseada em algoritmos. Por isso, um algoritmo deve ser muito bem definido, já que é uma máquina que o executará e não uma pessoa.

Percebe? São regras definidas por pessoas e operam sozinhas depois disso.

Os algoritmos das redes sociais operam segundo uma “receita” ou códigos que alguém definiu, não você. E são eles que estão conduzindo as preferências das pessoas.

Esperamos ter ajudado explicando o tema da redação do ENEM 2018 sobre manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Estude este tema e os temas anteriores como forma de preparação para a redação do ENEM 2019.

Temas de redação que já caíram no ENEM

O Beduka surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de faculdades e cursos, privados e públicos, reconhecidos pelo MEC. Por meio de uma pesquisa rápida é possível descobrir os endereços, valores das mensalidades das universidades pagas, avaliações outros detalhes de cada curso/ instituição.

Veja também:

Redação ENEM corrigida e comentada – violência contra a mulher

Como fazer uma boa redação para o vestibular?

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador