X

Resumo da Região Sul do Brasil: Cultura, Características, Clima e muito mais

Resumo da Região Sul do Brasil

A Região Sul do Brasil é composta por três estados da federação brasileira: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sua população é composta principalmente por descendentes de imigrantes europeus, como italianos e alemães. Neste resumo da Região Sul do Brasil, você ficará sabendo as principais características dessa região, que podem ser cobradas no Enem.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este resumo da Região Sul do Brasil, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é a Região Sul do Brasil?

O Brasil é um país de dimensões continentais cuja divisão política é feita por unidades federativas. Elas são 26, mais o distrito federal, e as conhecemos também como estados.

Estes estados são agrupados em regiões para facilitar a integração e o estabelecimento de políticas conjuntas entre eles.

A Região Sul é uma dessas regiões. Ela é a parte mais a sul do país, tendo quase todo seu território abaixo do trópico de capricórnio. Faz fronteira ao sul com o Uruguai, a oeste com Argentina e Paraguai, a leste com o Oceano Atlântico e a norte com a região sudeste.

Uma das principais características desta região é seu clima frio e sua formação demográfica, em que a imensa maioria da população é branca (cerca de 70%).

Quais são os estados da região sul do Brasil?

A região sul é a menor região do Brasil, ocupando menos de 7% do território nacional. Ela está dividida em três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Paraná

Tem como capital a cidade de Curitiba e faz fronteira com São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. A população paranaense é de 11 milhões de habitantes, com cerca de 20% deles concentrados na capital.

Santa Catarina

A capital de Santa Catarina é Florianópolis, que tem a maior parte do seu território na Ilha de Santa Catarina. Este estado faz fronteira com a Argentina, o Paraná e o Rio Grande do Sul e tem 7 milhões de habitantes.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem Porto Alegre como capital. Nele, habitam cerca de 12 milhões de pessoas. É o estado mais a sul do país e faz fronteira com o Uruguai, a Argentina e Santa Catarina.

Resumo da história da Região Sul do Brasil

Os habitantes nativos da região eram povos indígenas, como os guaranis. Os primeiros europeus a se estabelecerem ali foram os padres jesuítas espanhóis. Eles fundaram missões e aldeamentos para catequizar os nativos.

Os índios, por sua vez, domesticavam animais para a pecuária, tornaram-se agricultores e aprendizes de ofícios.

Os aldeamentos foram abandonados tempos depois por causa dos ataques sofridos pelos bandeirantes paulistas, que buscavam capturar os índios para os venderem como escravos.

Aos poucos, os paulistas foram fundando cidades na região, principalmente no litoral. Eles também foram responsáveis pelo comércio de gado, levado principalmente da região do Rio Grande do Sul.

A coroa portuguesa manteve na região fortes militares, para garantir a sua presença contra possíveis tentativas de tomada de território por inimigos. Isso levou ao crescimento da população, que se estabelecia ao redor dos fortes.

O crescimento populacional foi intensificado após o século XVIII, com a chegada de populações portuguesas com origem na ilha dos Açores. Geralmente, vinham em famílias e recebiam uma pequena extensão de terra. Até os dias atuais a Região Sul é caracterizada pela pequena propriedade.

Os açorianos também trabalhavam com poucos escravos, fazendo ser diminuta a presença de africanos na região.

Ao longo do século XIX a região recebeu milhares de imigrantes de diversas regiões da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália.

Resumo da economia da Região Sul do Brasil

A região sul tem uma economia diversificada, com destaque em vários setores econômicos. As atividades estão distribuídas entre a agropecuária, a indústria e a prestação de serviços, presentes em toda a região.

A pecuária é forte na região das coxilhas (colinas elevadas e planas cobertas por pastagens). É uma região caracterizada pela grande propriedade e baixa densidade populacional, pois a demanda de mão-de-obra é pequena.

A agricultura é também muito importante para a região. Ela se divide de duas formas:

  • Monocultura: é realizada nas grandes propriedades cujos principais produtos são trigo, arroz, soja e erva-mate.
  • Policultura: majoritariamente realizada por pequenas propriedades familiares em que se cultiva milho, feijão, mandioca, maçã, batata, fumo etc.

Uma boa parte das indústrias que estão presentes na Região Sul migraram para lá após a desconcentração industrial do sudeste. No Paraná, chegaram muitas empresas do ramo automobilístico, principalmente na região de sua capital, Curitiba.

Os paranaenses também têm destaque na produção de papel e celulose. Já em Santa Catarina, as principais indústrias são do ramo alimentício e de vestuário.

O Rio Grande do Sul concentra suas indústrias na região de Porto Alegre e Caxias do Sul. Os ramos são variados, como os de vestuário, alimentos e vinhos, petroquímica e siderurgia.

A região Sul teve o segundo maior PIB do Brasil em 2018, com R$1,195 trilhões.

Resumo do clima da Região Sul do Brasil

O Brasil apresenta diversos tipos de clima devido a sua grande extensão territorial. Contudo, a maior parte de seu território se encontra sob o domínio do clima tropical, exceto a região sul.

Esta região apresenta, de modo predominante, o clima subtropical, com características de transição entre o tropical e o temperado. Deste modo, as temperaturas são mais baixas que no restante do Brasil, enquanto a variação térmica ao longo do ano é bem maior.

O inverno nesta região é muito frio, tanto que em regiões de altitudes mais elevadas há a possibilidade de nevar. As geadas são frequentes em quase toda a área da região. Isso se deve em partes aos ventos que sopram do Polo Sul sobre a região.

A Massa Polar Atlântica é outro componente que faz do clima da região sul ser mais frio que o das demais regiões.

Resumo da vegetação da Região Sul do Brasil

A vegetação de uma região é determinada principalmente pelo seu clima. Na Região Sul, onde o clima é frio, a vegetação apresenta uma adaptação a ele.

O tipo predominante é a Mata de Araucárias, que está presente em todos os estados da região. Tem uma importância econômica muito grande, com os pinheiros que a compõem sendo utilizados na construção civil e na extração de celulose, matéria-prima do papel.

Contudo, não é o único tipo de vegetação encontrado por ali. A Mata Atlântica, no litoral, e os pampas gaúchos também compõem paisagem da região. Ainda é possível notar a presença de mangues nas proximidades do litoral.

Como são o relevo e a hidrografia da Região Sul do Brasil?

A maior parte da Região Sul se encontra sobre o Planalto Meridional, conhecido também como Planalto das Araucárias. A elevação de maior destaque neste planalto é a Serra Geral, presente nos três estados da região, na Argentina e no Uruguai.

A Serra Geral fica na retaguarda da Serra do Mar. Esta se encontra no Planalto Cristalino e se estende desde o Rio de Janeiro até o nordeste do Rio Grande do Sul.

Além destas formações, a Região Sul apresenta também depressões e planícies. Os pampas se encontram nestas últimas.

O relevo da Região Sul é inclinado para o interior por causa da presença da Serras Geral e do Mar nas proximidades do litoral. Deste modo, a maioria dos rios desta região seguem o sentido leste-oeste.

Estes rios fazem parte de duas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Uruguai. O Rio Paraná é explorado para geração de energia elétrica. É nele que está uma das maiores usinas hidrelétricas do país e do mundo, a Usina de Itaipu.

Os rios que fazem o percurso até o litoral fazem parte de bacias secundárias, como as do Atlântico Sul e a do Atlântico Sudoeste.

Como é a população da Região Sul do Brasil?

A população da Região Sul é formada principalmente por descendentes de europeus que se mudaram para a região desde que ela começou a ser colonizada no século XVII.

Devido a isso, a maioria dos habitantes é formada de brancos. Contudo, as ancestralidades variam, como nas demais regiões do país, apenas com um grau menor de variação. Deste modo, é possível encontrar também a contribuição de indígenas e negros.

A população está distribuída de maneira desigual, concentrando-se principalmente nos grandes centros como Curitiba e Porto Alegre. Enquanto a Campanha Gaúcha apresenta a menor densidade demográfica do país.

Os sulistas são a parte mais alfabetizada da população brasileira. Além disso, apresentam a maior taxa de expectativa de vida do país, a menor desigualdade de renda e o mais alto nível de bem-estar social.

Resumo da cultura da Região Sul do Brasil

Devido à grande quantidade de imigrantes de países como Alemanha, Itália e Polônia, a cultura da Região Sul é muito particular com relação às demais regiões. Os europeus marcaram a forma de viver, falar, comer e festejar dos estados da região.

O Oktoberfest é uma das principais festas da região. Acontece em Blumenau, Santa Catarina, e tem inspiração germânica.

As comidas típicas mais conhecidas são a polenta e a minestra, de influência italiana; a cuca e a schmier, de origem alemã. Os descendentes de italianos produzem vinhos de modo tradicional também.

Contudo, a bebida mais característica é o chimarrão.

A música tem a milonga como representante dos gaúchos. Típica da cultura dos pampas, ela é partilhada também com argentinos e uruguaios.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso resumo da Região Sul do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.