Sisu 2024

Nota de corte Sisu 2024 | Entenda todos os detalhes aqui!

Como calcular nota de corte do Sisu?Como calcular nota de corte do Sisu?
Instagram Beduka

Está se preparando para o Enem com a intenção de se candidatar a uma vaga em uma instituição de ensino superior pública? Então esse artigo é para você! Nele vamos te explicar sobre o que é e como calcular a nota de de corte do Sisu.

A nota de corte do Sisu é a nota mínima para o estudante ser aprovado em uma determinada opção de inscrição do processo seletivo. Ela varia todos os anos, pois é baseada na nota do último colocado na disputa. Mas a variação é bem pequena e a nota dos anos anteriores pode servir de referência para saber quanto tirar no Enem.

Continue lendo este artigo e descubra tudo sobre a norte de corte do Sisu, além de ver quais foram as notas das edições passadas.

Algumas das informações sobre a nota de corte do Sisu que você encontrará nesse artigo são:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas, você consegue bolsas de estudos 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é a nota de corte Sisu?

A nota de corte do Sisu é a menor pontuação possível para um candidato conseguir a vaga que ele está disputando.

Ao final de cada dia do prazo de inscrição, o sistema calcula uma média e libera a nota de corte parcial. Ou seja, qual é o valor mínimo, até o momento, para se classificar.

Essa informação ajuda o candidato a avaliar se tem chances de ser selecionado. Caso tenha uma pontuação menor do que a nota de corte, é possível modificar as opções escolhidas (antes do encerramento dos 3 dias) e aumentar a probabilidade de conseguir uma vaga.

Após o encerramento do processo seletivo, o Sisu divulga as notas de corte finais. Elas correspondem à pontuação do Enem apresentada pelo último candidato classificado em determinado curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Se o candidato conseguir alcançar ou superar a nota de corte até o fim do período de inscrições, ele conseguirá passar e bastará esperar a divulgação dos resultados pelo MEC.

Por outro lado, se você não conseguir alcançar a nota de corte, não desespere! Isso não significa que você está automaticamente eliminado da disputa.

Há chances de que algum candidato aprovado na primeira chamada desista ou se matricule em outro curso. Aí haverá vagas “sobrando” e os melhores colocados abaixo da nota de corte serão chamados. Para que isso aconteça, você precisa participar da lista de espera.

Como calcular a nota de corte Sisu 2024?

No primeiro dia de inscrições do Sisu, as vagas disponíveis são divulgadas e os candidatos podem começar a se inscrever. As notas de corte parciais são divulgadas apenas a partir do segundo dia de inscrições, em que é feito uma média das colocadas anteriormente. 

Suponha que o curso que você deseja oferece 40 vagas e recebeu, no 1º dia, a inscrição de 100 candidatos.

Eles são ordenados por nota, começando da maior e indo até a mais baixa. Então, a nota do 40º inscrito determina a nota de corte naquele dia.

O MEC divulga os horários em que as notas de corte serão atualizadas durante o dia.

A cada dia, novos candidatos consultam a situação do curso que desejam. Se eles percebem que estão abaixo da nota de corte, muitas vezes escolhem outro curso ou outra instituição.

Você precisa estar sempre acompanhando a nota de corte de cada dia, pois no segundo dia você pode estar acima dela, mas no último não!

Variação da nota de corte Sisu

Para entender melhor a variação da nota de corte, vamos te explicar com exemplos.

Suponhamos que um candidato tenha uma média de 650 pontos e se candidatou a uma vaga no curso de Pedagogia na universidade X no primeiro dia.

Quando consultou o site do Sisu, o candidato viu que a nota de corte estava em 700. Sabendo que 50 pontos fazem muita diferença, o candidato preferiu garantir sua vaga mudando a primeira opção.

Ele manteve o curso mas selecionou outra universidade ou turno que tinha uma nota de corte de 600 pontos.

Cronograma de estudos

Por isso, a variação da nota de corte pode ocorrer ao mudar qualquer elemento da sua opção: curso, instituição, unidade, turno ou modalidade (cotas).

Agora que você já sabe o que é e como calcular a nota de corte do Sisu, entenda como consultá-la.

Como ver a nota de corte Sisu?

Aconselha-se que todos os dias após os horários estipulados pelo Ministério da Educação, o candidato se dedique a fazer login no site oficial do Sisu e atualizar a página, até que a nota de corte esteja atualizada. Abaixo das informações da sua inscrição estarão alguns dados, como:

  • a quantidade de vagas na modalidade que você escolheu (ampla concorrência ou qualquer uma das opções para cotistas);
  • a sua nota na modalidade escolhida;
  • a nota de corte na modalidade até a data da última atualização.

Assim, você pode saber se está na disputa. Caso não tenha alcançado a nota de corte, essa é a hora de escolher se você prefere concorrer a outro curso ou apostar na lista de espera.

Como você já percebeu, não há garantias de aprovação na primeira chamada, você só tem uma noção real no último dia de inscrições com a divulgação da nota de corte final.

Por isso, é importante monitorar os resultados todos os dias. Na verdade, parece uma imensa corrida. Nela, você tem que garantir que vai alcançar a linha de chegada entre os primeiros.

E mesmo que esteja classificado, lembre-se que isso não é garantia de vaga, portanto, permaneça acompanhando os resultados até o último dia. Atente-se para as datas de matrícula e não perca a vaga se for chamado!

O Enem 2023 vai contar para o Sisu 2024?

Sim! Como em todos os anos, a forma de ingresso pelo Sisu 2024 será a nota de corte de uma das duas edições mais recentes do Enem, ou seja, a de 2022 ou 2023. As provas referentes a 2023 foram aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro.

Confira as datas para inscrição na primeira edição do Sisu:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 01 a 07 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro a 07 de janeiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: depende de cada instituição.

Para mais informações, consulte o site oficial do Sisu.

Quanto ao próximo Enem, ele deve ocorrer apenas em novembro de 2024. Acompanhe nossas redes sociais e se mantenha informado. Enquanto isso, você já pode se preparar com o O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Quais são as menores notas de corte Sisu?

Se você ainda não definiu qual curso quer fazer e está procurando por cursos que sejam, digamos, menos difíceis de passar; é bom conhecer os cursos com as menores notas de corte.

Caso você já decidiu o curso e quer ter uma ideia da nota mínima para ingressar pelo Sisu, confira o ranking das menores notas de corte do Sisu 2023:

  • Administração = 749;
  • Ciências Contábeis = 722;
  • Farmácia = 701,58;
  • Enfermagem = 700,27;
  • Agronomia = 636,03;
  • Direito = 740,53;
  • Biomedicina = 790,00;
  • Nutrição = 705,35;
  • Odontologia = 750,15;
  • Gestão da Qualidade = 705,38;
  • Psicologia = 732,50;
  • Ciências Sociais = 639,82;
  • Pedagogia = 612,51;
  • Medicina = 797,31;
  • Engenharia Civil = 713,69;
  • Design = 635,00;
  • Fisioterapia = 714,53;
  • Ciências do Estado = 705,82;

Quais são as maiores notas de corte Sisu?

Agora, se você quer saber o que de mais difícil espera por você, então vale a pena olhar quais as maiores notas de corte do Sisu 2023 (ordem crescente, considerando todas as modalidades):

  • Medicina: 849
  • Engenharia da Computação: 800
  • Ciência da Computação: 803
  • Engenharia de Produção: 793
  • Engenharia da Aeronáutica: 792
  • Relações Internacionais: 774,7
  • Engenharia Mecânica: 755
  • Engenharia Ambiental: 744

Seja qual for o curso, o importante é estudar! A nota de corte do Sisu é apenas uma base, afinal, você precisa mirar no seu melhor resultado.

Gostou de saber sobre a nota de corte do Sisu? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar e melhorar sua nota com o o nosso Plano de Estudos, o mais completo da internet!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e receba conteúdos gratuitos para o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre como calcular a nota de corte Sisu.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.