X

Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni? Consiga sua bolsa!

Todo mundo quer uma bolsa de estudos, e a ansiedade pré-divulgação da lista de selecionados em qualquer programa deixa os estudantes a mil! Com o Programa Universidade para Todos não seria diferente, ele é um projeto do governo federal que dá bolsas de até 100%.

Tudo vai depender de alguns critérios relacionados principalmente a renda familiar (vamos te contar todos eles). Além disso, surgem muitas outras dúvidas em relação a estar apto ou não a participar.

Sabendo disso, preparamos esse artigo para te contar como funcionam as vagas remanescentes do Prouni e te dizer que há sim uma segunda chance! No final do artigo, temos uma surpresa para você.

Tem bastante conteúdo pela frente. Então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é Prouni?
  2. Quais são os pré-requisitos para ganhar uma bolsa do Prouni?
  3. Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni?
  4. Estude em faculdades privadas com desconto

Se você chegou a esse artigo, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Para isso, acesse o Raio X do Beduka, um teste vocacional que também te ajuda se conhecer melhor!

O que é Prouni?

É um programa governamental desenvolvido para conceder bolsas de estudo a estudantes que não possuem condições de pagar um curso universitário. Porém, para se inscrever é necessário se enquadrar em uma série de pré-requisitos.

O primeiro passo é ter feito o Enem, pois a pontuação que o candidato obteve nesse exame é obrigatória na hora da inscrição. 

Os demais requisitos você pode verificar no decorrer deste artigo, elaboramos um tópico exclusivo sobre eles. Afinal, não adianta participar sem cumprir os critérios.

O Prouni abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, incluindo Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Por meio dele você pode conseguir dois tipos de bolsas, a parcial e a bruta. A primeira equivale a um desconto de 50% no valor das suas mensalidades e a segunda arca com 100% do valor do seu curso.

Quando começam as inscrições do Prouni 2024?

A próxima edição do Programa Universidade para Todos será apenas no primeiro semestre do ano que vem e assim que o Inep divulgar as datas oficiais te contaremos em primeira mão. Então, continue nos acompanhado para não perder prazos e adiar o seu sonho.

Calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Resultado referente a primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 07 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Envio de documentos da lista de espera: 19 a 27 de março

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre o assunto. É só acessar:

Você deve estar se perguntando ” Mas como funcionam as vagas remanescentes do Prouni?”, vamos por etapas! O próximo tópico vai esclarecer muitas coisas para você.

Quais são os critérios para participar?

Antes de saber como funcionam as vagas remanescentes do programa , é preciso ter certeza que seu perfil se enquadra nos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Educação. Veja quais são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média no último Enem e não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Além dos critérios listados acima, ainda há outros  que você deve saber antes de entender como funcionam as vagas remanescentes do Prouni. Nesse caso, basta que os candidatos se encaixem em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No finalzinho de 2021, nos deparamos com uma mudança bastante significativa  para aqueles que fizeram todo ou parte do ensino médio na rede particular.  

Por meio de uma medida provisória sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro, foi determinado que os estudantes que concluíram o ensino médio em escola particular, sem bolsa de estudo, também terão o benefício de se inscrever no programa. 

A medida entrou em vigor no dia 16 de julho de 2022. Antes disso, apenas aqueles alunos que cursaram o ensino médio na rede particular de ensino, mas com bolsa, tinham esse direito.

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações. O manteremos informado.

Como funcionam as vagas remanescentes do Prouni?

As vagas remanescentes nada mais são que o nome dado a uma segunda lista de selecionados pelo Programa Universidade para Todos. É bastante semelhante às demais listas de espera que costumamos ver em outros vestibulares.

Funciona assim: depois desse processo inicial, aqueles que não foram convocados ganham outra oportunidade sem que seja necessário uma nova inscrição.

Como conseguir uma vaga remanescente do Prouni?

Bom, a verdade é que não há o que ser feito. Nesse momento, é ficar tranquilo e aguardar.

Como já dissemos, não existe uma nova inscrição e nem critérios diferentes em relação a essas vagas. Na verdade, são apenas vagas que sobraram. Logo, o processo é justamente para aqueles candidatos que já estavam cadastrados mas não foram selecionados.

Isso acontece porque independente da quantidade de inscritos, nem todas as vagas ofertadas são preenchidas. Os problemas são os mais variados, como desistências e documentações incompletas. Por isso, elas são disponibilizadas novamente. 

O importante é você ficar atento ao site do Prouni, pois o resultado relacionado às vagas remanescentes é divulgado nele. E, na hora que isso acontecer, será o momento de correr e se atentar aos prazos de confirmação de informações e fornecimento dos documentos solicitados! Eles durarão apenas 3 dias úteis.

Antigamente essas vagas eram disponibilizadas de acordo com a ordem de inscrição, porém esse modo de seleção foi alterado. Agora, a convocação é feita selecionando aqueles com maior pontuação no Enem. Então, é bom estudar bastante e se preparar.

Afinal, se você perder os prazos ou tirar uma nota baixa no Enem, não terá adiantado muito descobrir como funcionam as vagas remanescentes do Prouni.

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

A verdade é que há várias exigências para participar dos programas do governo federal, e você pode optar por não se preocupar com nenhuma delas. Pois, o Beduka tem a oportunidade perfeita para você! Melhor ainda, também não é preciso ter realizado o Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Uma plataforma que te dá bolsas de estudos de 65% de desconto para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. Tudo isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Eu quero entrar na faculdade pagando menos da metade nas mensalidades.

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre como funcionam as vagas remanescentes do Prouni, tenha te ajudado!

Sucesso e bons estudos.

Categorias: Prouni 2024
Tags: Prouni 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.