X

Posso me inscrever no Prouni já cursando a faculdade? Saiba agora se isso é possível

Posso-me-inscrever-no-Prouni-ja-cursando-a-faculdade

O Programa Universidade para Todos é um dos jeitos mais fáceis de entrar na faculdade sem comprometer a renda mensal. Através dele, estudantes de todo Brasil podem fazer uma graduação com bolsas que vão de 50% até 100% de desconto.

Porém, tudo depende da renda familiar. Caso a sua ultrapasse três salários mínimos, infelizmente não será possível ser contemplado pelo programa. Além disso, é preciso ter feito o Enem e não ter zerado a redação.

Já aqueles que já estão no ensino superior, provavelmente se perguntam “Posso me inscrever no Prouni já cursando a faculdade?”. Fomos atrás dessa informação para você e detalhamos ela no artigo para te ajudar. Confira!

Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Posso me inscrever no Prouni 2024 já cursando faculdade?
  2. Como solicitar o Prouni durante o curso?
  3. Tenho o Fies. Posso me inscrever no Prouni 2024?
  4. É possível participar do Prouni mais de uma vez?
  5. Quando são as inscrições do Prouni?
  6. Estude com bolsa sem o Prouni!

Prouni, Fies, Sisu, todos esses programas exigem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. E, quanto maior for a sua, mais chances terá de entrar na universidade dos seus sonhos. Por isso, criamos um cronograma completo que diz o que, como e onde estudar, além de dicas incríveis de redação e muito mais:

Adquira agora mesmo seu Plano de Estudos Enem para melhorar sua pontuação!

Posso me inscrever no Prouni 2024 já cursando a faculdade?

Sim! Se você já começou a faculdade em uma instituição particular, saiba que você pode concorrer a uma das mais de 16 mil bolsas oferecidas anualmente pelo programa.

Porém, é importante lembrar que para participar do programa os alunos precisam cumprir todos os requisitos exigidos para conseguir a vaga, além de obter a classificação necessária.

Ah, e mais um lembrete: alunos do ensino superior de instituições públicas, sejam federais ou estaduais, não podem ocupar mais de uma vaga pública, portanto se esse é o seu caso não será possível concorrer a uma vaga do Programa Universidade para Todos.

Confira outros artigos úteis sobre este assunto:

Como solicitar uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos durante o curso?

Para você que perguntava “posso me inscrever no Prouni já cursando a faculdade”, antes de tudo, precisa verificar se a sua instituição aderiu ao programa e possui bolsa disponível.

Se a sua faculdade tiver disponibilidade de vagas, podemos partir para o próximo passo, que é cumprir as exigências do edital do programa, que são os seguintes:

  1. Ter feito o Enem no ano anterior;
  2. Média das provas de no mínimo 450 pontos;
  3. Nota maior que 0 na redação;
  4. Ter concluído o ensino médio em escola pública ou bolsista integral em instituição particular;
  5. Não ser formado em outra graduação;
  6. Comprovar renda mensal familiar de até três salários mínimos por pessoa (para bolsa parcial 50%) ou até um salário mínimo e meio por pessoa (para bolsa integral 100%).

Então posso me inscrever no Prouni já cursando a faculdade em qualquer semestre? Sim! Você pode.

A inscrição é realizada exclusivamente no site oficial do projeto, seguindo as datas de abertura do processo do edital vigente. Portanto, fique ligado nessas datas!

Tenho o Fies. Posso me inscrever no Prouni 2024 já cursando a faculdade?

Se você já possui o financiamento estudantil e possui os requisitos necessários para o Programa Universidade para Todos, pode sim concorrer a uma vaga. 

Nesse caso, se conseguir a bolsa parcial (50%), poderá financiar a outra metade da mensalidade normalmente.

Entretanto, se você tiver uma boa pontuação e for selecionado para a bolsa integral de 100% do programa, deverá cancelar imediatamente seu contrato com o Fies.

Já participei uma vez. Posso me inscrever no Prouni já cursando a faculdade?

Bom, essa pergunta pode ter mais de uma resposta. Vamos ver em qual delas a sua dúvida se encaixa:

  • Você pode concorrer a uma bolsa do programa quantas vezes quiser, contanto que siga as exigências do edital.
  • Se você possui uma bolsa do programa mas quer mudar de curso (e ele não se encaixa nas condições para a transferência), pode se inscrever novamente sem problemas.
  • Mas se você já foi bolsista e concluiu o curso, não poderá concorrer de novo, pois um dos requisitos do programa é justamente não ter diploma de graduação.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas! Boa sorte!

Quando são as inscrições do Prouni?

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Resultado referente a primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 07 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Envio de documentos da lista de espera: 19 a 27 de março

Estude com bolsa sem o Prouni

Você quer cursar a faculdade mas não consegue uma bolsa de jeito nenhum? É porque você ainda não conhece o Beduka Bolsas!

Uma plataforma gratuita que te dá bolsas de estudo para que você entre na faculdade imediatamente! 50% é o bastante? Que nada, temos algo muito melhor!

Garanta agora mesmo sua vaga na graduação com 65% de desconto + matrícula gratuita.

Não precisa fazer uma prova e não há nenhum tipo de exigência.

Sempre que você tiver alguma dúvida como “quem já está cursando faculdade pode se inscrever no Prouni?”, procura a gente! Vamos fazer questão de te responder. Você também pode nos mandar um direct no Instagram.

Bons estudos!

Categorias: Prouni 2024
Tags: Prouni 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (26)

  • Ja estou cursando a faculdade, mas se eu ganhar a bolsa prouni eu posso aplicar sobre o meu curso q ja esta esta sendo cursado?

    • Juliete, o prouni é um processo seletivo para a vaga em um novo curso. Dessa forma, ao que parece, não tem como aplicar em uma matrícula que já existe.

  • Boa noite, informação incorreta e perigosa! No próprio site do ProUni informa que "É vedado ao estudante usar a bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles." Ou seja, o aluno matriculado em universidade pública, PODE SIM CONCORRER À UMA VAGA NO PROUNI, porém, antes de se matricular na instituição privada, terá de cancelar a matrícula na universidade pública. Por favor revisem essa desinformação para que ninguém se prejudique.

    • Olá, Douglas! Veja, essa informação está no começo do texto: " alunos do ensino superior de instituições públicas, sejam federais ou estaduais, não podem ocupar mais de uma vaga pública, portanto se esse é o seu caso não será possível concorrer a uma vaga do Prouni." Então, já fizemos a ressalva.

    • é vedado fazer uso simultâneo, mas se você está matriculado em uma particular que aceita prouni você pode concorrer a bolsa e que sabe não ter que pagar as mensalidades, pois tem gente que paga uma particular fazendo das tripas corações pra conciliar o gasto

  • Estou estudando em uma faculdade atualmente, é possível eu fazer Prouni e transferir a bolsa para outra faculdade? Sem alterar o curso ?

  • Oi! Eu consegui uma bolsa no Prouni e agora só preciso da matricula, mas já estou cursando na Universidade Pública. No caso, eu quero esperar a matricula dar certo pra aí eu cancelar o curso na Universidade Pública. É possível eu fazer isso?

    • Gabriel, pelo que sabemos não é possível. Uma das coisas que são avaliadas é se você está matriculado em alguma universidade pública.

  • Estou cursando em uma faculdade atualmente, se eu conseguir prouni posso trancar essa faculdade e fazer outro curso pelo prouni ou só posso transferir a que eu já faço?

    • Amanda, quem está matriculado em uma faculdade particular pode obter o benefício para outro curso, sim.

  • Estou no terceiro semestre sendo bolsista 100% prouni,porém me inscrevi novamente e fui pré-selecionada para outro curso em outra instituição bolsa de 100% tbm. Sei que para poder ganhar essa nova bolsa eu terei que abrir mão da atual,mas será que tem alguma forma de negociar com a instituição para que eu possa terminar pagando as mensalidades,um novo “contrato” pra que eu continue cursando? Eu queria iniciar na outra com a bolsa e terminar essa pagando 🥲 será que dá ?

    • Brenda, você terá de ver com a própria faculdade se existe essa opção. As disciplinas que você já fez até aqui não serão perdidas, inclusive você poderá usá-las no novo curso se a grade permitir, para não precisar fazer de novo. Mas é preciso ver se a faculdade permite.

  • Estou cursando em uma universidade privada na Anhanguera, consegui a bolsa pelo prouni em outra universidade “unicid”. Nesse caso eu tenho que já trancar o curso antes de enviar a documentação? Ou devido ser em outra universidade eu posso perder a bolsa?

    • Lana, a bolsa do Prouni só é perdida se você estiver matriculado em alguma universidade pública.

  • Faço faculdade pública, entrei por vagas remanescente, mesmo se eu quiser cursar uma outra faculdade ao mesmo tempo só que particular não consigo aderir o ProUni?

    • Luzia, quem está matriculado em qualquer universidade pública não pode receber bolsas do Prouni. Vai ser preciso fazer uma opção entre uma e outra. Agora, é possível fazer dois cursos ao mesmo tempo, mas sem a bolsa do governo. Você pode conferir 90 opções de bolsa com nosso programa Beduka Bolsas, acesse aqui.

  • Uma amiga tem 50% de bolsa por "bolsas agora" em universidade privada
    Pode concorrer a 100% de bolsa do prouni?
    Se sim, pode continuar cursando ou tem que voltar para o primeiro período

    • O Prouni não pode ser acumulado com outros benefícios do governo federal e vaga em universidade pública. De resto, parece não haver impedimentos. Mas é bom averiguar com a faculdade e o MEC, pelo número: 0800 616161. E mesmo que sua amiga troque de faculdade, ela não precisa fazer todas as matérias novamente, pois pode pedir dispensa das que já fez.

  • eu estou cursando direito em uma universidade privada e estou na metade do curso, eu posso continuar cursando so que com a bolsa prouni?

    • É possível, sim. Mas veja se você cumpre os requisitos e sua faculdade faz parte do programa. Ah, e vai ser preciso aguardar a abertura de novas vagas.