EnemResultado

Quer saber que dia sai o resultado do Enem 2023? Descubra as principais informações agora!

Quer saber que dia sai o resultado do EnemQuer saber que dia sai o resultado do Enem
Cronograma do que estudar

Deixa eu adivinhar: você está se preparando para o Enem e a ansiedade está a mil. Tudo que você mais quer é saber que dia sai o resultado do Enem 2023 e definir logo seu futuro, não é mesmo?! Mas vamos com calma! Existem outras informações importantes que você precisa saber durante a sua preparação! Vamos te falar tudo! 

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é uma prova que funciona como um ticket de entrada dos estudantes no Ensino Superior brasileiro.

Ao contrário do que o nome diz, o Enem não é exclusivo para os estudantes que estão terminando o Ensino Médio nas escolas brasileiras. Estudantes que já concluíram o Ensino Médio podem se inscrever no exame e, consequentemente, concorrer por vagas no Ensino Superior.

No final das contas, o Enem funciona como um grande vestibular nacional.

Além do Enem, existem programas que auxiliam no ingresso dos estudantes nas universidades brasileiras. São eles:

  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil
  • Prouni: Programa Universidade Para Todos
  • SiSU: Sistema de Seleção Unificada

Como o SiSU possui relação direta com a nota do Enem, iremos falar um pouco mais sobre ele logo abaixo!

O que é o SiSU?

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada que foi proposto pelo MEC para servir como método de inserção dos alunos nas faculdades públicas. Desse modo, seu objetivo é democratizar a entrada dos estudantes em faculdades espalhadas por todo Brasil.

Para participar do SiSU você precisa ter feito o Enem do ano anterior. É aqui que está a relação direta entre as duas coisas! No SiSU, você irá utilizar a sua nota para concorrer a uma vaga no Ensino Superior na faculdade e no curso que você deseja. 

Não existe nota mínima para concorrer a uma vaga. Contudo, quanto maior a sua nota, maiores serão as suas opções e chances de entrar na faculdade. 

Por isso, você precisa ficar atento às datas de inscrição e as notas de corte dos anos anteriores do curso e faculdade que você deseja.

Para acessar essas notas de corte você deve entrar no site da própria faculdade e conferir as listas de chamada para entrada dos estudantes. 

As notas de corte não são pré estabelecidas, por isso, considera-se a nota do último estudante que conseguiu uma vaga para entrar na faculdade.

  •  Atenção! O Brasil possui um sistema de cotas e você pode ser abrangido por ele! Acesse nosso artigo e saiba tudo sobre as cotas!

Qual a data do Enem 2023?

O Enem 2023 ocorrerá nos dias 05 e 12 de novembro! O exame acontece em dois domingos seguidos e você precisa ficar atento às provas que ocorrem em cada um desses dias. São elas:

Cronograma de estudos
  • Primeiro dia de prova (05 de novembro): prova de Ciências Humanas, Linguagens e Redação.
  • Segundo dia de prova (12 de novembro): prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Para dicas de estudo e resumos ilustrados, acesse o Pinterest do Beduka!

O que devo levar para o Enem?

Este tópico é muito importante! Fizemos uma listinha para você lembrar de todos os itens necessários para você realizar uma boa prova. São eles:

  • Documento de identificação com foto
  • Caneta preta feita de material transparente – sem essa de levar caneta azul!
  • Comprovante e número de inscrição
  • Máscara de proteção (vejamos como estarão as questões relacionadas a pandemia até lá)
  • Lanche – a prova possui uma longa duração, vale a pena levar um lanche simples caso você tenha fome.

Que dia sai o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem 2023 será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.

Nesta data, os alunos já poderão consultar o boletim com suas notas individuais de cada uma das quatro provas prova (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação).

Acompanhe o Beduka em todas as redes sociais para ficar bem informado! 

  • Nós, do Beduka, separamos todas as informações para você! Entre no nosso Blog e busque os assuntos que você ainda tiver dúvidas!

Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Agradecemos por ter lido nosso artigo sobre que dia sai o resultado do Enem 2023.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.