Sisu 2024

Que dia abrem as inscrições do Sisu 2024? Confira as datas!

Que dia abrem as inscrições do Sisu Calendário CompletoQue dia abrem as inscrições do Sisu Calendário Completo
Instagram Beduka

O Sisu é a maior porta de entrada para as universidades públicas do Brasil. Por isso, é normal ficar ansioso e na expectativa de realizar sua inscrição. Perder esse prazo seria muito ruim, pois a porta ficaria fechada.

Então preparamos esse artigo com o cronograma completo de todas as fases do programa, para você não ficar de fora de nada!

Então continue lendo e descubra que dia abrem as inscrições do Sisu, quem pode se inscrever no programa e outras informações importantes.

Neste texto, vamos te informar que dia abrem as inscrições do Sisu 2024. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Se você chegou a esse artigo querendo saber que dia abrem as inscrições do Sisu, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é o Sisu?

O Sisu é um programa que permite você tentar ingressar na universidade federal usando apenas a pontuação obtida no Enem. É o famoso Sistema de Seleção Unificada, uma plataforma criada pelo MEC que disponibiliza vagas em universidades estaduais e federais.

Ele simplifica muito a vida do estudante que não quer focar a tentativa em uma única universidade pública. Sendo assim, não é preciso enfrentar os vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias instituições. 

Ainda há uma outra vantagem, se a universidade escolhida for em outro estado da federação não será preciso viajar para fazer a prova. Basta realizar o Enem na cidade que você mora, aguardar a abertura de inscrições do Sisu e submeter sua nota.

Não esqueça de ficar ligado em que dia abrem as inscrições do Sisu e aproveitar essa oportunidade. Mais a frente vamos te dar essa informação completa!

Quem pode se inscrever no Sisu? 

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de saber  que dia abrem as inscrições do Sisu, é que tudo será feito apenas com a nota que você tirou no Enem. Logo, para participar esse é o critério fundamental.

Só que há um porém, a edição que o candidato participou precisa ter sido a mais recente, ou seja, a anterior ao ano de inscrição no Sisu. Logo, se você vai tentar em 2024, deve ter realizado as provas aplicadas em 2023. 

Cronograma de estudos

Outra informação importante é que o Sisu abre inscrições duas vezes por ano. As notas de corte, dependendo do curso escolhido, podem ser bem elevadas. Isso porque pessoas de todo país que cursaram escolas particulares e públicas, também concorrem às vagas.

Também é preciso ter concluído o ensino médio. Nesse caso, os treineiros não podem se inscrever.

Quer entender melhor o Sisu 2024? Leia nossos melhores artigos sobre o programa:

Também tenha em mente que quem zera a redação é automaticamente desclassificado. No próximo tópico você vai descobrir que dia abrem as inscrições do Sisu.

Que dia abrem as inscrições do Sisu?

As inscrições para a primeira edição do Sisu em 2024 abrem provalmente no final de janeiro, mas as datas ainda não foram divulgadas.

Veja abaixo todas as datas importantes do Sisu 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Matrículas da chamada regular: 01 a 07 de fevereiro
  • Lista de espera: 30 de janeiro a 07 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição: depende de cada instituição.

Para mais informações, siga o Beduka no Instagram. Vamos te atualizar de tudo o que acontecer envolvendo o Sisu e outros programas do governo.

Conheça outros meios de estudar com desconto

Se você quer pular a parte burocrática (regras, datas e muita coisa para preencher) de que dia abrem as inscrições do Sisu, eu vou te contar um método muito mais simples e que qualquer pessoa pode participar.

Nesse caso, não é necessário Enem e nem outro vestibular. Pois, o Beduka vai te dar uma oportunidade imperdível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de comprar bolsas de estudos de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta entrar no site, encontrar sua bolsa, gerar sua carta matrícula e pronto! Já pode estudar com desconto.

Espero que nosso artigo, sobre que dia abrem as inscrições do Sisu, tenha ajudado!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.