Como estudar para o ENEM

Veja como estudar para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova muito importante para a grande maioria dos alunos do Ensino Médio, principalmente para aqueles que pretendem começar sua vida universitária. E para isso é necessário se preparar bem.

Muitos concorrentes passam anos se preparando para conseguir uma boa nota. Se você pretende ter sucesso rápido, precisa otimizar o seu tempo e estudar da maneira mais proveitosa possível.

Nesse artigo te daremos algumas dicas de como estudar para o ENEM. Confira abaixo!

Saiba que temos um Simulado do Enem gratuito e online com as questões dos últimos 6 anos do exame. É fácil de fazer, o resultado com as informações do seu desempenho saem na hora e há três formas de realizá-lo:

  • Por dia: Segue o padrão do ENEM com as 90 questões do primeiro e 90 do segundo dia.
  • Por caderno: São cadernos com 45 questões das 4 áreas do conhecimento e você escolhe qual quer fazer.
  • Modular: Você decide quantas questões quer no seu simulado personalizado e de quais matérias.

Defina metas

Esse passo pode ser um pouco chato, mas é muito importante ter suas metas definidas quando você for estudar para o exame. Fazendo isso, você consegue manter o foco nas atividades que realmente importam, evitando distrações.

Provavelmente, sua maior meta é ser aprovado na faculdade de escolha. Mas ter metas de curto e médio prazo também é importante.

Por isso, procure definir as metas do dia, da semana e do mês. Além de ajudar a organizar a sua agenda, as metas te mantém motivado e interessado.

Por que estou estudando para o ENEM?

Na hora em que você for definir as suas metas de curto, médio e longo prazo, a primeira coisa que se deve pensar é no seu motivo maior para estudar para o ENEM.

Ter em vista o seu grande objetivo, é uma ótima maneira de compensar pensamentos negativos, quando bate aquele desânimo e você pensa em desistir. Tenha claro para você o porquê de estar se sacrificando tanto.

Quais minhas motivações?

Quando pensamos nas nossas motivações para alcançar o grande objetivo, normalmente temos em mente quais as recompensas virão após cruzarmos essa linha final. Suas motivações são o combustível para as longas jornadas de estudo até o dia da prova.

Defina seu método de estudos

Há várias maneiras de criar uma rotina de estudos. Por isso, na hora de criar a sua, é necessário lembrar que as pessoas são diferentes umas das outras e cada um tem a sua maneira de estudar e absorver os conteúdos.

Saiba qual o seu estilo de aprendizagem

Algumas pessoas conseguem aprender melhor a partir de recursos visuais, outras com meios auditivos e existem ainda aqueles que são sinestésicos.

É fundamental entender exatamente em qual grupo você se encaixa para, então, buscar o melhor método para estudar.

Vamos explicar abaixo os tipos de aprendizado:

Aprendizado visual

Há alguns alunos que têm mais facilidade de entendimento com recursos visuais. Essas pessoas podem, e devem, procurar recursos que valorizem esse tipo de aprendizado. Veja alguns passos que facilitarão:

  • Fazer resumos, gráficos, tabelas, fluxogramas e desenhos;
  • Visualizar os gestos feitos pelo professor durante a aula;
  • Construir imagens mentais sobre o assunto estudado;
  • Valorizar as leituras que lançam mão de recursos gráficos.

Aprendizado auditivo

O aprendizado auditivo engloba aqueles estudantes que possuem facilidade para ouvir aulas e absorver conteúdos auditivos. Pessoas que tem essa facilidade podem aproveitar para:

  • Gravar o áudio das aulas e palestras;
  • Escutar as gravações frequentemente, principalmente ao acordar e antes de dormir;
  • Fazer resumos e gravar a sua leitura;
  • Escutar as aulas e escrever menos, prestando atenção ao que o professor fala;
  • Procurar “audiobooks” que abordem os assuntos estudados;
  • Ler os textos e materiais em voz alta;
  • Conversar com colegas sobre os temas discutidos em sala de aula.

Aprendizado sinestésico

Uma pessoa sinestésica é aquela que costuma misturar emoções e sentidos. Ou seja, quando alguém diz que “ouve cores”, “sente sons”, normalmente tende a expressar uma personalidade sinestésica.

Na prática dos estudos, esse tipo de aluno costuma necessitar de movimento e recursos mistos. Por isso, é importante:

  • Valorizar aulas de professores dinâmicos, que alternam o seu tom de voz, se movimentam, escrevam no quadro, entre outros;
  • Estudar lendo os conteúdos em voz alta e caminhando pela sua casa;
  • Fazer experiências práticas;
  • Memorizar por meio de gestos;
  • Mudar de posição durante as sessões de estudo.

Entendendo melhor qual o seu perfil enquanto aluno, você poderá se programar de maneira mais eficiente para os períodos de estudo, usando os recursos que melhor se adaptam a você.

Saiba o que estudar

A prova do ENEM é muito vasto e vários assuntos diferentes são cobrados em cada área de estudo. Por isso, é fundamental saber o que estudar para que você não fique muito perdido em meio a tanto conteúdo. Querer dominar todos os assuntos dentro do programa da prova é um grande erro.

É fundamental saber os assuntos que mais caem, os que não caem com tanta frequência assim e, principalmente, aquilo que nunca é cobrado.

Assim, você poderá se planejar para estudar priorizando os assuntos mais frequentes e que você possui maior dificuldade.

O ENEM costuma ter alguns temas que sempre são cobrados nas provas. A prova de matemática, por exemplo, dificilmente não trará questões sobre trigonometria e probabilidade.

Em biologia, temas como ecologia também são presença certa . Sabendo disso, você já inclui esses temas como obrigatórios na sua lista de estudos.

Crie um planos de estudos

O plano de estudos é a ferramenta mais importante na hora de se preparar para o Enem. Você pode criá-lo sozinho ou buscar por ferramentas e plataformas que fornecem esse tipo de material personalizado de acordo com as suas necessidades.

O Beduka possui um plano de estudos voltado para o ENEM que é completamente personalizável e o melhor: totalmente gratuito. Confira!

Estude com dedicação

Não adianta nada saber exatamente qual o tipo de aluno você é, ter um planejamento bem construído e desenvolver sua rotina e plano de estudos se não começar a colocar em prática tudo que teorizou.

Para conseguir ter uma rotina de sucesso, o mais importante é colocar tudo em prática. Faça exercícios, revise conteúdos e pratique com o simulado do Beduka. Apenas com muita prática você terá segurança no dia do grande teste.

Disciplina é essencial

Assim como a prática é essencial para que você tenha sucesso na sua rotina de estudos, a disciplina é tão importante quanto.

Se você não entender que precisará sacrificar algumas coisas durante os meses de estudo e acabar por interromper as sessões em busca de momentos de lazer, dificilmente alcançará as suas metas.

Tem mais alguma dúvida sobre o ENEM? Acesse nosso Guia completo sobre o exame.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a relação todas as faculdades (privadas e públicas) da região. Rapidamente é possível ter acesso aos diferenciais de cada uma, localização, preços das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas disponíveis, opiniões de alunos, salário médio das profissões e muito mais. As opções de filtro e ordenação permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda vários canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e construção do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e Vídeos sobre as Profissões.