X

Como pedir a isenção do Enem 2023? Confira o passo a passo e as datas

Como pedir a isenção do Enem

Você é uma das pessoas que pode fazer o Enem de graça? Pois é, ele tem uma taxa que precisa ser paga por causa dos gastos com impressão e aplicação da prova. A do ano passado foi 84 reais, mas esse dinheiro pode fazer diferença para algumas famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Se for o seu caso, veja agora mesmo o passo a passo para saber como pedir a Isenção do Enem!

Durante a leitura, você encontrará todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto:

  1. Quem pode pedir isenção?
  2. Qual é o prazo para fazer o pedido?
  3. Passo passo: como pedir a isenção do Enem?
  4. Quais são os documentos que eu preciso entregar?
  5. Posso pedir isenção na hora da inscrição?
  6. Quem foi isento precisa se inscrever?
  7. Negaram o meu pedido de isenção. E agora?
  8. O que acontece se eu for isento e faltar na prova?

Ainda não sabe qual profissão seguir? O Raio-X do Beduka faz uma análise da sua personalidade e mostra quais são as carreiras que mais combinam com você!

Quem pode pedir a isenção do Enem?

Antes de saber como pedir a isenção do Enem, é importante ver se isso é possível no seu caso. Imagina você perder tempo com os procedimentos e depois ser negado?

Então dá uma olhada se você ou um conhecido seu está nas condições de quem pode pedir:

  • Estudantes que estão no 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública.
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Esses são declarados em situação de vulnerabilidade socioeconômica porque têm renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Não minta jamais! Se você não estiver nessas condições e fizer o cadastro, vai dar problema… Assim que o pedido é feito, você não pode mudar as informações que colocou e ainda terá que comprovar tudo com documentos.

Qual é o prazo para pedir a isenção de taxa do Enem 2023?

Se você faz parte de um dos grupos sociais acima, saiba que só conseguirá fazer o pedido de isenção se estiver dentro prazo. 

Esse período sempre acontece cerca de 2 meses antes da inscrição do Enem. Ele é o primeiro procedimento que abre na edição daquele ano, então temos que ficar muito atentos às datas!

Para o ano de 2023, as datas de início e término dos pedidos de isenção da taxa no Enem são:

  • Início: ainda não foi divulgado
  • Encerramento: ainda não foi divulgado.

E quando sai o resultado?

O resultado do pedido de isenção também sai antes do período de inscrição do Enem. Isso porque as pessoas podem entrar com recurso se o pedido for negado. Aí vai ter o tempo de analisar o recurso e de divulgar esse segundo resultado.

Neste ano de 2023, o dia do resultado ainda não foi divulgado.

Nos tópicos a frente vamos te contar mais detalhes. Agora vamos ao que interessa, que é saber como pedir a isenção do Enem:

Passo a passo: como pedir a isenção do Enem?

Você deve ter notado que desde 2020 o Enem tem exigido que os participantes sejam previamente cadastrados no Gov.br. Pois é, mas o início do pedido de isenção de taxa não precisa desse cadastro. 

Só que no final das contas vai precisar. Até porque, se você quer pedir a isenção é porque vai se inscrever no Enem, onde pedem esse cadastro. Então o nosso conselho é: faça o cadastro antes de tudo para não ter dor de cabeça depois!

A partir daí é só seguir os passos:

  1. Acesse a Página do Participante e clique no botão “Justificativa de ausência/isenção”.
  2. Em seguida, aponte a imagem solicitada para dar seguimento.
  3. Insira seus dados pessoais (CPF e data de nascimento).
  4. Clique no botão “Iniciar a justificativa de ausência/isenção”.
  5. Você será direcionado para uma página com os critérios para solicitar a isenção. Se você se enquadrar nos requisitos, clique em “Li e concordo” e, depois, em “Próximo”.
  6. Confira seus dados e clique em “Próximo”.
  7. Forneça o seu CEP e complete as informações do seu endereço. Clique em “Próximo”.
  8. Se você não compareceu aos dois dias de Enem do ano anterior, deverá justificar a ausência antes de continuar. Clique em “Próximo”.
  9. Informe o motivo da ausência e anexe a documentação. Clique em “Próximo”.
  10. Detalhe a sua situação em relação ao ensino médio e qual tipo de escola frequentou. Clique em “Próximo”.
  11. Informe se obteve o certificado do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Clique em “Próximo”.
  12. Informe o tipo de ensino que teve e o ano de conclusão. Clique em “Próximo”.
  13. Informe o seu Número de Identificação Social (NIS). Clique em “Próximo”.
  14. Verifique todas as informações, descendo a barra de rolagem da tela e confirme a solicitação de isenção da taxa.
  15. Responda ao Questionário Socioeconômico.
  16. Após confirmar as respostas, informe os dados solicitados (telefone, celular e e-mail).
  17. Envie uma foto para personalizar sua Página do Participante do Enem.
  18. Por fim, confira as informações, descendo a barra de rolagem da tela, e clique em “Enviar solicitação”.

Quais são os documentos que eu preciso para pedir a isenção no Enem?

Durante o passo a passo sobre como pedir a isenção do Enem, nós já te contamos quais são os documentos. Mas vamos listar eles separadamente aqui, aí fica mais fácil de você ir dando um check nos que já tem em mãos:

  • Cédula de Identidade do participante e dos demais familiares
  • Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.
  • No caso de participante bolsista, declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Atenção! Só aceitarão os documentos se estiverem nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Antes de finalizar, vamos responder a outras 4 dúvidas comuns que surgem quando falamos sobre como pedir a isenção do Enem. Veja só:

Posso pedir a isenção na hora da inscrição do Enem?

De jeito nenhum! Desde 2018 o pedido de isenção só pode ser feito dentro do prazo e esse prazo vem sempre antes da inscrição.

Você pode aproveitar o intervalo entre o pedido de isenção e o de inscrição para continuar estudando. Vamos até te presentear com um Simulado Gratuito, que é personalizável com as matérias que você quiser!

Quem foi isento ainda precisa se inscrever no Enem 2023?

Com certeza sim! Você viu que o processo de isenção e o de inscrição acontecem em períodos diferentes, então exigem cadastros diferentes. Se você conseguiu a isenção, precisa continuar atento às datas.

Quando chegar o momento, o prazo da inscrição abrirá e você deverá se inscrever da mesma forma que todos os interessados em fazer a prova. Se não fizer a inscrição dentro deste prazo, não poderá participar do exame e a isenção deste ano terá sido em vão.

Negaram o meu pedido de isenção. O que fazer?

Parece brincadeira, mas isso já aconteceu. Pense que há milhares de brasileiros pedindo ao mesmo tempo, então tem uma taxa de erro aí! 

Também pode ter acontecido de preencher alguma informação errada ou faltar algum documento. Independente do motivo, sempre há esperança porque você pode pedir recurso.

Em 2023 ainda não saíram as datas em que isso poderá ser feito.

Você vai precisar entrar no site novamente e clicar no botão de recurso. Aí terá que anexar novamente os documentos que forem pedidos. É importante conferir também em qual das categorias de isenção você se encaixa para enviar a documentação correta. 

Se depois do recurso a isenção for novamente negada, aí acabou. Você só conseguirá se inscrever se pagar a taxa mesmo.

O que acontece se eu for isento e faltar na prova?

Pense só: o governo teve o maior trabalhão para cadastrar você, te dar a isenção, conferir documentos, fazer sua inscrição, imprimir sua prova, etc. Então se você faltar, correrá o risco de perder a isenção no ano seguinte.

É claro que os motivos para não ir podem ser vários. Se você faltou por causa de um imprevisto, deve justificar a ausência para conseguir a isenção no próximo ano! É por isso que você viu no passo a passo falando para colocar a justificativa do ano anterior. 

Confuso? Veja o exemplo prático:

Vamos supor que você ganhou a isenção para o ano de 2022 e faltou porque estava doente (Deus te livre!). Aí, na hora de pedir a isenção do Enem 2023, precisará anexar os documentos que justificam sua falta no Enem 2022.

Curtiu saber melhor sobre como pedir a isenção do Enem? E se eu te contar que nós temos um perfil no Instagram cheio de posts e stories diários para ajudar os vestibulandos? Não deixe de ir lá conferir!

Categorias: Dicas Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.