X

Melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil

Melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil

Pretende cursar Ciências Contábeis mas ainda não escolheu onde irá se graduar? Confira nossa lista com as melhores faculdades do Brasil para esse curso!

Este é o profissional responsável por cuidar das finanças de cada empresa, ele fará planejamento e análises constantes para manter as contas em dia e também sinaliza sobre situações arriscadas. Separamos aqui uma lista dos melhores cursos de ciências contábeis do Brasil. Escolha onde será a sua graduação!

Você conhece o curso de ciências contábeis? Se você é um especialista dos números e se identifica com planejamento, essa será a sua profissão, mas que tal conhecer um pouco mais sobre a área?

Como saber quais são os melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil?

Para elaborar a lista dos melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as principais graduações das maiores universidades brasileiras

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  3. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  6. Universidade de São Paulo (USP)
  7. Universidade de Brasília (UnB)
  8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  10. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Veja mais detalhes de cada um dos melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Ciências Contábeis da UFMG forma profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Macaé, Duque de Caxias e Itaperuna

O curso de Ciências Contábeis da UFRJ tem como proposta não apenas formar profissionais capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico que possam processar informações inteligentes e demonstrações financeiras sofisticadas, mas também profissionais que tenham formação humanística, valores éticos e que sejam cientes de sua responsabilidade perante a sociedade.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do estado de São Paulo e um em Sorocaba.

O curso de Ciências Contábeis da PUCSP prepara o estudante para uma carreira em expansão, com prestígio nacional e internacional, capacitando-o para atuar em organizações que visem o lucro e em organizações sem finalidades econômicas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Ciências Contábeis da UFRGS forma profissionais que deverão ter uma capacidade tanto para atualização em conhecimentos específicos de sua área, como atuar em equipes interdisciplinares em empresas.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

A UFSC é a pioneira no curso de Ciências Contábeis em Santa Catarina e possui uma tradição de mais de quatro décadas. O futuro profissional formado pela faculdade torna-se capaz de orientar estratégias empresariais, realizar auditorias e perícias, prestar assessoria e controlar o fluxo financeiro de uma empresa.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo. Além disso, possui campus nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

O curso de Ciências Contábeis da USP tem como objetivo formar profissionais capacitados para assumirem qualquer uma das possíveis atribuições da profissão.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e pelo Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Ribeirão Preto.

7ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Ciências Contábeis da UnB é ofertado desde 1977 e, atualmente, pode ser cursado no turno diurno e noturno. É possível ingressar na UnB através do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a instituição com concepção de universidade mais antiga do Brasil. É uma instituição pública sediada na cidade de Curitiba e com campus nas cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

O curso de Ciências Contábeis da UFPR, criado no ano de 1957, mantém-se na vanguarda por sua tradição e pela excelência no ensino. O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal, sediada em Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de Ciências Contábeis da UFPE prepara profissionais de nível superior capacitados para programar, acompanhar e controlar o processo de gestão orçamentária e financeira, coordenando, coletando, registrando, analisando e interpretando os fenômenos que produzem alterações na situação econômica, financeira e patrimonial das empresas.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa. 

O curso de Ciências Contábeis da UFC foi criado em 1949 e é oferecido nos turnos diurno e noturno. O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais os melhores cursos de Ciências Contábeis do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Cursos Faculdades
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.