X

Está ansioso para saber o resultado da primeira fase da Unesp? Descubra aqui

Está ansioso para saber o resultado da primeira fase da Unesp Descubra aqui

Quem tentou uma vaga na Universidade Estadual Paulista está ansiosamente aguardando para saber se foi aprovado. Sabemos disso! Exatamente por esse motivo, preparamos esse artigo para que você tenha acesso exclusivo ao resultado da primeira fase da Unesp. 

Neste texto, para você que quer descobrir o resultado da primeira fase da Unesp, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é Unesp?
  2. Como funciona o vestibular da Unesp? Primeira e segunda fase
  3. Qual o calendário completo do vestibular da Unesp 2024?
  4. Que dia sai o resultado da primeira fase da Unesp?
  5. Quantas vagas Unesp oferece?
  6. Estude em faculdades privadas com desconto

Se você chegou a esse artigo querendo saber o resultado da primeira fase da Unesp, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é Unesp?

A Unesp é uma universidade pública estadual de São Paulo, também conhecida como Universidade Júlio de Mesquita Filho. Possui 24 campi distribuídos da seguinte forma: 21 em cidades do interior, um na capital e um no litoral paulista. 

Ela está entre as melhores e mais cobiçadas universidades do país, isso faz com que o seu vestibular seja bastante disputado. Sua atuação em relação à pesquisa e serviços à comunidade também ocupa papel de destaque. 

Em relação aos cursos de graduação, a instituição oferece 136 diferentes tipos. Nas seguintes áreas: 17 na área de Biológicas, 24 na área das Exatas e 23 na área das Humanidades. 

Como funciona o vestibular da Unesp?

O vestibular da Unesp é composto de duas fases, sendo que só passa para a segunda os alunos aprovados na primeira. É por isso que todos os candidatos devem ficar de olho no dia que sai o  resultado da primeira fase da Unesp.

Veja a seguir detalhadamente como funciona cada uma delas.

Primeira fase do vestibular da Unesp

A primeira fase do vestibular da Unesp aplica uma prova objetiva com 90 questões, todas referentes ao conteúdo programático do ensino médio, assim como o Enem. 

Veja a seguir as áreas do conhecimento que são cobradas na primeira fase.

  • Linguagens e Códigos: (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa; Educação Física e Arte);
  • Ciências Humanas: (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e Matemática: (Biologia, Química, Física e Matemática).

Para ingresso na instituição em 2024, os alunos responderão a prova no dia 15 de novembro de 2023. Ao todo, foram 69.031 inscritos. 

Caso você queira tentar uma vaga para 2024, comece a ficar atento ao site da instituição a partir de setembro. E, não esqueça que todos os candidatos dependem do resultado da primeira fase da Unesp para seguir na seleção.

Segunda fase do vestibular da Unesp

O candidato que passar para a segunda etapa do vestibular da Unesp, vai enfrentar mais 36 questões discursivas, além da redação. Lembrando que só poderão fazer essa prova, aqueles que tiveram seu nome divulgado no resultado da primeira fase da Unesp.

Essas 60 questões também serão referentes a todas as áreas do conhecimento, as mesmas da primeira fase. O diferencial é a elaboração da redação, que assim como a do Enem deve seguir o padrão dissertativo argumentativo.

Quanto aos locais de prova, não é só em São Paulo que é possível realizá-las. Fora os 24 campi da instituição, os exames também são aplicados em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Santo André e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

 A segunda fase do vestibular da Unesp 2024 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2023. 

Caso você queira saber como funcionam os vestibulares de outras instituições, os artigos abaixo podem ajudar: 

Qual o calendário completo da Unesp 2024?

As inscrições para tentar uma vaga na Unesp no ano letivo de 2024 Elas costumam acontecer no mês de setembro e as provas geralmente são aplicadas em dezembro. 

Geralmente a instituição costuma seguir um padrão referente ao calendário. Então, caso você queira tentar uma vaga para estudar na Unesp em 2024, se atente a essas datas.

Veja abaixo o calendário completo:

  • Inscrição: 4 de setembro a 9 de outubro.
  • Pedidos de isenção: 28 de agosto a 3 de setembro
  • 1ª fase: 15 de novembro.
  • 2ª fase (todos os selecionados): 10 e 11 de dezembro
  • Resultados: a definir.

Que dia sai o resultado da primeira fase da Unesp?

Como você já sabe, a prova da Universidade Estadual Paulista é composta por duas fases. Para participar da segunda etapa, é preciso ter sido classificado na primeira. Logo, está todo mundo ansioso para saber o resultado da primeira fase da Unesp.

Porém, ele ainda não foi divulgado! Mas levando em consideração a data da segunda fase, deve ser uma semana antes dela. Lembrando que todo o processo para tentar uma vaga no ano letivo seguinte, acontece ainda no ano anterior. 

Tudo isso vai se repetir esse ano, mas agora, para candidatos que quiserem entrar na universidade em 2024. Se é seu sonho, aguarde e se atente ao calendário que costuma ser muito semelhante no decorrer dos anos! 

Quantas vagas a Unesp oferece?

Além de saber o resultado da primeira fase da Unesp, também é importante descobrir como funciona a oferta de vagas pela instituição. Em relação ao acesso em 2024, foram disponibilizadas 7.680 vagas.

Como funciona o sistema de cotas da Unesp?

Das 7.680 vagas, 50% é destinado para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Essa reserva é exclusiva para alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Já 35% é reservado para aqueles candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou  indígenas. 

Veja abaixo a oferta de vagas de acordo com a localização do Campus. 

  • Araçatuba (140 vagas);
  • Araraquara (855);
  • Assis (405);
  • Bauru (1.085);
  • Botucatu (600);
  • Dracena (80);
  • Franca (410);
  • Guaratinguetá (310);
  • Ilha Solteira (470);
  • Itapeva (80);
  • Jaboticabal (280);
  • Marília (475);
  • Ourinhos (90);
  • Presidente Prudente (640);
  • Registro (80);
  • Rio Claro (485);
  • Rosana (80);
  • São João da Boa Vista (80);
  • São José do Rio Preto (460);
  • São José dos Campos (120);
  • São Paulo (185);
  • São Vicente (80);
  • Sorocaba (80);
  • Tupã (120).

Conheça outros meios de estudar com desconto em faculdades privadas

Se você não quiser se preocupar com coisas do tipo “resultado da primeira fase da Unesp” e nem tem tempo para uma preparação tão intensa de vestibular, saiba que o Beduka tem a oportunidade perfeita para você! Sem provas e totalmente desvinculada do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você pode comprar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo, sobre que dia sai o resultado da primeira fase da Unesp, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.