X

Como fazer o pedido de isenção do Enem? 17 passos fáceis

Como fazer o pedido de isenção do Enem

Nem todo mundo tem condições de desembolsar 85 reais para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Devido a isso, há a possibilidade de solicitar isenção. Por isso, elaboramos esse artigo te explicando o passo a passo de como fazer o pedido de isenção do Enem.

Neste texto, você vai ver todos os passos de como fazer o pedido de isenção do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem?
  2. Quais os critérios para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem?
  3. Quando começa isenção do Enem 2023?
  4. Passo passo de como fazer o pedido de isenção do Enem

Se você chegou a esse artigo, sobre como fazer o pedido de isenção do Enem, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem?

Na página do participante do Enem é possível solicitar isenção da taxa de inscrição. Essa é uma alternativa disponível para que todos tenham a oportunidade de participar. 

Uma forma de democratizar a porta de acesso ao nível superior (fazer com que seja acessível também para aqueles que não podem pagar).

O valor que será cobrado em 2023 é o mesmo dos anos anteriores, ou seja, 85 reais. Os candidatos que não estiverem aptos para solicitar isenção terão até 27 de maio de 2023 para realizar o pagamento da taxa.

Caso você faça parte dos estudantes de baixa renda, o Inep te garante o direito de solicitar Isenção. Essa é a primeira informação que você deve ter antes de saber como fazer o pedido de isenção do Enem!

Quais são os critérios exigidos para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem?

Claro que a possibilidade de solicitar isenção não é para todos, mas sim para quem realmente precisa. Por isso, há alguns critérios nos quais o candidato deve se enquadrar. Veja quais são:

1- Aqueles estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escola pública tem o direito de não pagar a taxa de inscrição. Ela será concedida automaticamente.

Basta informar os dados cadastrais e responder ao questionário socioeconômico. 

Na prática, isso quer dizer que sua solicitação não vai passar por uma análise e não corre o risco de ser negada. Contudo, a informação dada pelo inscrito deve ser verdadeira.

Também não será possível alterar dados e as respostas do questionário após o envio, então, fique atento!

2- A isenção deve ser concedida a todos os candidatos que se encaixem na Lei Federal  nº 12.799/2013. Essa lei determina que estudantes de escolas públicas ou de escolas particulares com bolsa integral tenham direito a solicitar isenção. 

Mas não é só isso, também é preciso ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

3 – Por fim, todos os inscritos que fazem parte do Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) têm o direito à isenção determinado pelo Decreto nº 6.135/2007.

Ele estipula a concessão a estudantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda total de 3 salários mínimos por família.

Quando começa a isenção do Enem 2023?

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 ainda não começou. Antes de saber como fazer o pedido de isenção do Enem, confira o calendário completo referente a essa solicitação:

  • Prazo para solicitação de isenção de taxa: data ainda não foi confirmada.
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição: data ainda não foi confirmada.
  • Recurso da solicitação da taxa de inscrição: data ainda não confirmada.
  • Resultado do recurso da solicitação de isenção: data ainda não confirmada.
  • Essas mesmas datas servem para justificativa de ausência.

Os candidatos que tiveram seus pedidos de isenção aceitos no Enem 2022, mas não compareceram para realizar as provas, devem justificar antes de solicitar a isenção para o Enem de 2023.

No próximo tópico, descubra como fazer o pedido de isenção do Enem.

Passo a passo de como fazer o pedido de isenção do Enem

Sabemos que muitas vezes são tantas opções em sites de inscrições, que muita gente acaba se enrolando e não conseguindo fazer suas solicitações. Pensando nisso, descrevemos cada passo que você deve dar para solicitar isenção de taxa.

Afinal, saber como fazer o pedido de isenção do Enem é fundamental.

Confira abaixo:

  1. Acesse a página do participante do Enem e clique na opção: isenção. Para iniciar basta clicar no link abaixo:

Caso você ainda não tenha uma conta no Gov.com, saiba que será necessário criar uma. Logo, deverá clicar na opção “Entrar com Gov.br”, assim você será direcionado a uma página para criar sua conta.

2. Resolva o desafio, ele serve para que o site tenha certeza que os dados não estão sendo preenchidos por um programa de computador. Então, clique na imagem solicitada.

3. Insira os dados cadastrais solicitados pela assistente virtual (CPF e data de nascimento)

4. Clique na opção: iniciar solicitação de isenção.

5. Verifique se você se encaixa nos pré-requisitos apresentados pela assistente virtual, caso se enquadre, clique em “Li e concordo” para aceitar os termos expostos. Logo depois, selecione a opção: Próximo

6. Verifique se os dados que você informou estão corretos. Caso estejam, basta clicar em “Próximo”

7. Informe o seu CEP e endereço. Caso não saiba o seu CEP, é possível pesquisá-lo no site dos CORREIOS.  Depois, basta clicar “Próximo”;

8. Informe seu nível de escolaridade. Em seguida, clique em “Próximo”;

9. Responda se concluiu o Ensino Médio em escola particular ou pública. Caso tenha sido em escola particular, diga se foi com ou sem bolsa.

10. Responda se obteve o certificado do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Depois, basta clicar em “Próximo”;

11. Informe o tipo de ensino (EJA ou regular) e o ano de conclusão do seu ensino médio. Após, clique em “Próximo”;

 12. Informe o seu NIS, o  Número de Identificação Social. Em seguida, clique em “Próximo”;

13. Verifique se todas as informações foram digitadas corretamente. Se estiver tudo certo, basta confirmar a solicitação de isenção da taxa;

14. Responda o Questionário Socioeconômico;

15. Depois de responder ao questionário, preencha os demais dados solicitados (telefone, celular e e-mail);

16. Envie uma foto para constar como perfil na sua Página do Participante. As regras são as mesmas exigidas para foto da carteira de identidade.

17. Por fim, confira todas as informações inseridas anteriormente. Se estiver tudo certo, finalize clicando em  “Enviar solicitação”.

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber como fazer o pedido de isenção do Enem te ajudou bastante! Até porque são tantas informações que é sempre bom um auxílio. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre algum assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.