X

Exercícios de Ondulatória com gabarito

Exercícios de Ondulatória com gabarito

A matéria de ondulatória está dentro da física e estuda características das ondas. As ondas são perturbações que possuem a qualidade de transportar energia. Leia o resumo e faço os exercícios de ondulatória com gabarito.

Aprenda a matéria de física com os exercícios de ondulatória que preparamos para você. Teste seus conhecimentos de física com o nosso simulado e revise o conteúdo com nossos resumos.

Antes de testar seus conhecimentos revise a matéria com o resumo sobre ondulatória abaixo!

Resumo sobre Ondulatória

Ondulatória é o ramo da física que estuda as ondas, que são perturbações que se propagam em um meio.

Um objeto que possui a propriedade de gerar ondas é denominado fonte. A onda é energia, ela é responsável pela transferência de energia cinética da fonte até o meio. Sendo assim, a onda não transporta matéria.

As ondas são classificadas de acordo com a sua natureza, o tipo de vibração e quanto à direção da propagação. 

Classificação quanto à natureza

  • Ondas mecânicas: Necessitam de um meio material para se propagar, como por exemplo, as ondas sonoras, ondas do mar, etc;
  • Ondas eletromagnéticas: Não necessitam de um meio material para se propagar, ou então podem se propagar em meios materiais, como a luz, raio-x, etc.

Direção da propagação das ondas

  • Ondas unidimensionais: Se propagam em apenas uma única direção (dimensão). Ex: onda de uma corda;
  • Ondas bidimensionais: Podem ser propagadas em duas direções (x e y do plano cartesiano). Ex: onda quando algo cai na água;
  • Ondas tridimensionais: Se propagada em todas as direções. Ex: ondas de luz.

Direção de vibração das ondas

  • Ondas longitudinais:  A fonte possui uma vibração que é paralela ao deslocamento da onda. Ex: ondas sonoras;
  • Ondas transversais: A vibração nesse caso é perpendicular à propagação da onda. Ex: ondas eletromagnéticas.

Principais características das ondas

  • Frequência: Responsável pela representação do grau de oscilação dos pontos do meio que a onda é propagada. Sua medida é em Hz (hertz);
  • Período: O período é o tempo necessário para que a fonte consiga gerar uma onda completa. Ele é a relação entre frequência (f) com o período (T), surgindo a seguinte equação:
  • Comprimento da onda: Como próprio nome já diz, é o tamanho da onda e ele pode ser medido de crista a crista, ou seja, parte mais alta de uma onda, do seu início até o fim. Pode também ser medido de vale a vale, ou seja, parte mais baixa da onda. A crista é representada pela letra grega lambda (λ);
  • Velocidade: A velocidade que uma onda leva até se propagar. Para medir a velocidade é necessário a seguinte equação:
  • Amplitude: Distância que há entre o vale e a crista da onda, parte mais baixa e parte mais alta, sendo a “altura” da onda.

Preparado para colocar em prática o que aprendeu? Então agora faça os exercícios de ondulatória! 

Exercícios de Ondulatória

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (FAMEMA-SP) – Com o objetivo de simular as ondas no mar, foram geradas, em uma cuba de ondas de um laboratório, as ondas bidimensionais representadas na figura, que se propagam de uma região mais funda (região 1) para uma região mais rasa (região 2).

Sabendo que, quando as ondas passam de uma região para a outra, sua frequência de oscilação não se altera e considerando as medidas indicadas na figura, é correto afirmar que a razão entre as velocidades de propagação das ondas nas regiões 1 e 2 é igual a:

a) 1,6.

b) 0,4.

c) 2,8.

d) 2,5.

e) 1,2.

2 – (IFGO) – As ondas são formas de transferência de energia de uma região para outra. Existem ondas mecânicas – que precisam de meios materiais para se propagarem – e ondas eletromagnéticas – que podem se propagar tanto no vácuo como em alguns meios materiais. Sobre ondas, podemos afirmar corretamente que

a) a energia transferida por uma onda eletromagnética é diretamente proporcional à frequência dessa onda.

b) o som é uma espécie de onda eletromagnética e, por isso, pode ser transmitido de uma antena à outra, como ocorre nas transmissões de TV e rádio.

c) a luz visível é uma onda mecânica que somente se propaga de forma transversal.

d) existem ondas eletromagnéticas que são visíveis aos olhos humanos, como o ultravioleta, o infravermelho e as micro-ondas.

e) o infrassom é uma onda eletromagnética com frequência abaixo da audível.

3 – (UFMG) – Uma pessoa toca no piano uma tecla correspondente à nota mi e, em seguida, a que corresponde a sol. Pode-se afirmar que serão ouvidos dois sons diferentes porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas têm:

a) amplitudes diferentes

b) frequências diferentes

c) intensidades diferentes

d) timbres diferentes

e) velocidade de propagação diferentes

4 – (UFPE) – Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:

a) 17 m

b) 34 m

c) 68 m

d) 170 m

e) 340 m

5 – (Mackenzie SP/2006) – As antenas das emissoras de rádio emitem ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera com a velocidade da luz (3,0.105 km/s) e com frequências que variam de uma estação para a outra. A rádio CBN emite uma onda de frequência 90,5 MHz e comprimento de onda aproximadamente igual a:

a) 2,8 m

b) 3,3 m

c) 4,2 m

d) 4,9 m

e) 5,2 m

Respostas dos Exercícios de Ondulatória

Exercício resolvido da questão 1 –

d) 2,5.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) a energia transferida por uma onda eletromagnética é diretamente proporcional à frequência dessa onda.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) frequências diferentes

Exercício resolvido da questão 4 –

d) 170 m

Exercício resolvido da questão 5 –

b) 3,3 m

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios de ondulatória? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Física
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

    • Fala, Igor! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo, mas não recomendamos a cola na prova. Mostre como você consegue chegar às respostas apenas com seus estudos, muito melhor, não acha!?