X

As 18 Melhores questões sobre Congresso de Viena com Gabarito

Exercícios sobre Congresso de Viena

Após Napoleão tentar dominar a Europa e fracassar, os países precisavam decidir como seguir adiante. Para planejar essa remontagem, os principais governantes envolvidos no conflito se reuniram na capital da Áustria e essa reunião ficou conhecida como o Congresso de Viena. Leio o resumo e resolva as questões sobre o Congresso de Viena que separamos. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre positivismo, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que motivou o Congresso de Viena?

As Guerras Napoleônicas desfiguraram completamente a Europa em vários sentidos:

  • Os reis foram depostos e substituídos por familiares de Napoleão;
  • Os territórios foram reconfigurados e anexados a outros países;
  • As fronteiras foram desfeitas.

Além disso, nessa época estavam havendo vários movimentos revolucionários como as revoltas liberais e nacionalistas motivadas pela própria Revolução Francesa. Eles estavam ameaçando a ordem monárquica na Europa

Em meio a esse cenário de instabilidade, os governantes da Inglaterra, Áustria, Rússia, Prússia e da própria França, se reuniram na capital da Áustria para organizar as coisas. Essa reunião ficou conhecida como o Congresso de Viena

Os objetivos principais dos monarcas ali reunidos eram:

  • Redesenhar as fronteiras;
  • Conter os movimentos revolucionários.

Como toda reunião de pessoas poderosas, o Congresso foi marcado por conflitos de interesses

Também é necessário mencionar que, enquanto Inglaterra e França já eram monarquias parlamentares, Prússia, Rússia e Áustria ainda eram absolutistas. Isso agravava ainda mais a tensão entre as nações. 

A atmosfera ficava ainda mais tensa por causa da presença da Inglaterra, uma monarquia que apoiava os movimentos de independência na América Espanhola. Um dos objetivos de seu representante era evitar o nascimento de um “Novo Napoleão”.

Os monarcas precisavam chegar a um consenso sobre como gerir aquela situação, então eles estabeleceram três princípios para nortear as discussões. Foram eles:

Princípio da Restauração

Esse princípio definia que aqueles que foram depostos por Napoleão deveriam voltar aos seus respectivos cargos

Foi por causa dele que as famílias reais francesa e espanhola puderam voltar ao trono. O mesmo ocorreu com a família portuguesa que havia fugido para o Brasil. 

Princípio da Legitimidade

Esse princípio reforçava o direito dos monarcas de governar mesmo após as revoluções liberais. 

Princípio do Equilíbrio

O princípio do equilíbrio estabelecia uma relação de igualdade entre os países para evitar que algum se colocasse acima dos outros motivando, dessa forma, novas guerras.

O que foi a Santa Aliança?

Mapa das nações participantes do Congresso de Viena

O Tratado da Santa Aliança foi um pacto entre as três monarquias mais fechadas da Europa na época. Estas eram: Rússia, Prússia e Áustria

Ele foi assinado em setembro de 1815 e previa intervenções caso alguém desrespeitasse o que foi estabelecido no Congresso de Viena.

Posteriormente, a Inglaterra se juntou ao grupo, tornando-o, assim, a Quádrupla Aliança. Ela fez isso para evitar que o nome “Santa Aliança” pudesse fortalecer a ideologia católica na Europa. As portas também estavam abertas para a França se juntar no futuro. 

Contudo, mais uma vez, os conflitos de interesses impediram os governantes da Santa Aliança de realizar plenamente seus objetivos. 

A própria Inglaterra rompeu parcialmente com o princípio da restauração ao apoiar as colônias americanas e sua liberdade econômica. Ela fez isso para garantir uma ampliação de mercado para seus produtos.  

Por fim, apesar do Congresso de Viena ter conseguido redesenhar as fronteiras, ele não foi capaz de conter as revoltas liberais e nem evitar conflitos por muito tempo

Questões sobre o Congresso de Viena com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (PUC RJ/1994) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios.

a) Liberalismo, democracia e industrialismo.

b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal.

c) Restauração, legitimidade e equilíbrio-europeu.

d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo.

e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo.

Questão 2- (FURG RS/2002) O Congresso de Viena teve por intento restaurar a conjuntura político-ideológica europeia alterada pelas transformações advindas do processo revolucionário na França.

A este Congresso relacionam-se:

I. a redefinição do mapa europeu, com a criação de novos países;

II. a utilização do princípio da legitimidade para garantir a reintegração das casas reinantes em alguns dos países libertados do domínio francês;

III. a Doutrina Monroe, estabelecida pelos Estados Unidos, que pretendia combater a restauração do regime colonial na América;

IV. o estabelecimento de um equilíbrio europeu, visando atenuar as disputas entre as potências do continente;

V. a formação de um bloco para combater algumas das aspirações liberais e nacionalistas, conhecido como Santa Aliança;

VI. as medidas estabelecidas pelos vencedores, representando uma sobrevivência temporária do Antigo Regime, que viria a perecer definitivamente no século seguinte.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II, III e IV

b) II, IV, V e VI

c) I, II, IV e V

d) II, III, IV e VI

e) Todas

Questão 3- (UFJF MG/1997) “O século dezenove produziu um fenômeno sem precedentes nos anais da civilização ocidental, a saber, uma paz que durou cem anos (…) sob formas variadas e ideologias mutáveis (…) o resultado conseguido era sempre o mesmo, e a paz foi preservada”

(POLANYI, K. A grande transformação.)

Numa das tentativas mais conhecidas de preservar a paz no século XIX e promover a chamada “Restauração” após as guerras napoleônicas, realizou-se o Congresso de Viena e criou-se a Santa Aliança, em relação aos quais é CORRETO afirmar:

a) com o firme propósito de evitar grandes conflitos, a Santa Aliança sempre orientou os governos restauradores no sentido de buscarem, através de negociações pacíficas, um acordo com os insurgentes da década de 20;

b) os congressistas de Viena consideravam o maior desafio do período da Restauração a supressão das revoluções, que ameaçavam a realização dos ideais liberais;

c) apesar dos objetivos pacifistas, “restauradores” e de manutenção da ordem por parte do “Congresso”, ocorreram várias alterações nas condições internas e externas de potências e Impérios no decorrer do século XIX;

d) o Congresso de Viena marca o início de um período de cem anos de ausência total de conflitos envolvendo nações ocidentais;

e) ao lado do objetivo maior de preservar a paz, a emancipação das pequenas nacionalidades reunidas no Império austro-húngaro estava entre as principais metas do Congresso de Viena.

  • Você já fez um sexto das questões sobre o Congresso de Viena. Continue assim!

Questão 4- (UFJF MG/2000) A Revolução Francesa marcou o colapso do Antigo Regime e o advento do Liberalismo. Mas, essas transformações não se processaram sem recuos. A fase da Restauração europeia e do Congresso de Viena constitui evidência dessa afirmativa.

Sobre esta fase assinale a alternativa CORRETA:

a) restaurou-se a ordem burguesa europeia, consagrando-se os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;

b) restabeleceu-se o “sistema europeu” sob a égide da Alemanha, possuidora de vasto império naval;

c) procurou-se restaurar o princípio da legitimidade das dinastias reinantes do Antigo Regime, gerando uma barreira conservadora em torno da França, o que beneficiou, principalmente, a Inglaterra;

d) o Congresso de Viena, contrário à restauração dos Bourbons, consagrou a reorganização europeia sob o domínio napoleônico.

Questão 5- (UNIFOR CE/1998) Os movimentos liberais e nacionais que ocorreram na Europa entre o Congresso de Viena e 1850 foram:

I. formas de reação da burguesia contra o modelo imposto pelas forças de conservação, no Congresso de Viena.

II. explosões burguesas contra o desenvolvimento do capitalismo industrial.

III. expressões de duas orientações distintas, uma que revela as lutas contra o domínio estrangeiro, como é o caso da Bélgica, e outra que acentua as contradições internas de classe das sociedades burguesas.

IV. concretizações do avanço do conservadorismo na Europa, anunciando a falência da Revolução Francesa e indicando uma volta ao feudalismo, que se realiza em 1870 na França com a derrota da Comuna de Paris.

Pode-se afirmar que SOMENTE:

a) I e II estão corretas.

b) I e IV estão corretas.

c) I e III estão corretas.

d) I, III e IV estão corretas.

e) II, III e IV estão corretas.

Questão 6- (UNIFOR CE/2003) O Congresso de Viena, realizado com o apoio de países como a Áustria, a Inglaterra, a Rússia, a Prússia e a França nos anos de 1814 e 1815, foi considerado de cunho conservador na medida em que se opôs aos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

Corresponde às principais medidas tomadas pelo Congresso de Viena, a:

a) aprovação do Código Napoleônico elaborado para atender parte das aspirações da burguesia como forma de mantê-la sob o domínio e o controle dos reis absolutistas.

b) reformulação das constituições das monarquias absolutistas que, convertidas em repúblicas, passaram por profundas transformações estruturais.

c) formação de uma Liga das Nações para impedir o avanço imperialista do exército revolucionário de Napoleão Bonaparte, que pretendia dominar toda a Europa.

d) união política e militar entre as tradicionais monarquias europeias com a intenção de reprimir as revoluções liberais e nacionais inspiradas pela Revolução Francesa.

e) concessão de empréstimos à França para reconstruir o país após os prejuízos e danos causados, em virtude da Revolução e das sucessivas guerras napoleônicas.

Questão 7- (FGV/2000) A reconstrução da Europa, após as guerras napoleônicas, foi direcionada pelo Congresso de Viena.

É incorreto afirmar que ele estabeleceu a:

a) criação de um pacto militar internacional (Santa Aliança) para intervir onde houvesse manifestações revolucionárias;

b) devolução dos territórios conquistados pela França, desde a Revolução;

c) desobrigação de pagamento de indenização pelos franceses por terem ocupado territórios de outros países;

d) restauração da monarquia dos Bourbon na França;

e) autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia húngara.

Questão 8- (UNIMONTES MG/2005) NÃO era objetivo do Congresso de Viena (1815):

a) Redefinir a política europeia segundo os interesses conservadores e dificultar a expansão das ideias revolucionárias.

b) Desenvolver uma política de neutralidade, onde quer que o regime absolutista estivesse ameaçado.

c) Reorganizar o mapa político europeu, profundamente alterado durante a expansão napoleônica.

d) Reconduzir aos tronos europeus os “legítimos soberanos” que Napoleão havia deposto.

Questão 9- (FGV/2005) Entre 1814-1815, representantes das nações europeias reuniram-se no chamado Congresso de Viena.

As principais discussões desses encontros giraram em torno:

a) Da adoção do Código Napoleônico por todos os Estados europeus, como forma de modernizar as instituições sociais e adequá-las ao desenvolvimento capitalista do período.

b) Da reorganização da Europa após as guerras napoleônicas, procurando garantir à burguesia os avanços conquistados após anos de revoluções.

c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da ideia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.

d) Da necessidade de banir definitivamente os princípios fundamentais do Antigo Regime, tais como a desigualdade jurídica, a dominação aristocrática e o absolutismo.

e) Da implementação do Parlamentarismo como a única forma de garantir a dominação aristocrática e a restauração das dinastias destronadas pelas revoluções.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre o Congresso de Viena. Continue fazendo o restante.

Questão 10- (UFPI/2006) Após a derrota de Napoleão, as grandes potências europeias – Rússia, Áustria, Inglaterra e Prússia – se reuniram no Congresso de Viena (1815), para discutir a situação europeia. Dentre os princípios discutidos no Congresso, está:

a) A decisão de difundir, por toda a Europa, os ganhos realizados pelos movimentos revolucionários.

b) A restauração, no comando dos Estados europeus, das Dinastias legítimas, que reinavam no período pré-revolucionário.

c) A restauração apenas das Monarquias que eram do interesse das duas grandes potências: Inglaterra e Prússia.

d) A restauração de todos os Princípios feudais revogados pela Revolução Francesa.

e) O auxílio aos movimentos revolucionários ocorridos na América, desde que implantassem regimes monárquicos como forma de Governo.

Questão 11- (FGV/2008) Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em que eles viam o herdeiro da Revolução, e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para a sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução e a dinastia dos Habsburgos era o símbolo da ordem tradicional, da Contrarreforma, do Antigo Regime.

(René Remond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)

Acerca do Congresso de Viena (1815), é correto afirmar que

a) tornou-se a mais importante referência da vitória do liberalismo na Europa, na medida em que defendia a legitimidade de todas as dinastias que aceitavam a limitação dos seus poderes por meio de cartas constitucionais.

b) países como a Inglaterra, Portugal e a Espanha, os mais prejudicados com o expansionismo napoleônico, defendiam que a França deveria tornar-se republicana, com o intuito de evitar novos surtos revolucionários.

c) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade – que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

d) presidido pelo chanceler austríaco Metternich, mas controlado pelo chanceler francês Talleyrand, decidiu-se por uma solução conciliatória após o

caos napoleônico: haveria a restauração das dinastias, mas não a volta das antigas fronteiras.

e) criou, a partir da sugestão do representante da Prússia, um organismo multinacional, a Santa Aliança, que detinha a tarefa de incentivar regimes absolutistas a se modernizarem com o objetivo de sufocar as lutas populares.

Questão 12- (UFC CE/2008) Entre 1792 e 1815, a Europa esteve em guerra quase permanente. No final, os exércitos napoleônicos foram derrotados. Em seguida, as potências vencedoras, Rússia, Prússia, Grã-Bretanha e Áustria, conjuntamente com a França, reuniram-se no Congresso de Viena, que teve como consequência política a formação da Santa Aliança.

A partir do comentário acima, marque a alternativa que contenha duas decisões geopolíticas aprovadas pelo citado Congresso:

a) defesa do liberalismo e auxílio aos movimentos socialistas na Europa.

b) restabelecimento das fronteiras anteriores a 1789 e isolamento da França do cenário político europeu.

c) valorização das aristocracias em toda a Europa continental e ascensão dos girondinos no governo da França a partir de 1815.

d) reentronização das casas reais destituídas pelos exércitos napoleônicos e criação de um pacto político de equilíbrio entre as potências europeias.

e) apoio aos movimentos republicanos e concentração de poderes na coroa britânica, permitindo a esta a utilização da sua marinha de guerra como instrumento contrarrevolucionário.

  • Ufa! Ainda faltam dois sextos das questões sobre o Congresso de Viena. Descanse um pouco e depois volte para fazê-las.

Questão 13- (FEI SP/2008) Legitimidade, Restauração e Equilíbrio entre os Estados são as metas a serem alcançadas pelo:

a) Tratado de Westfália.

b) Tratado de Santo Ildefonso.

c) Conferência de Bandung.

d) Congresso de Viena.

e) Tratado de Versalhes.

Questão 14- (UNICID SP/2009) Após a derrota de Napoleão Bonaparte, foi convocado o Congresso de Viena, cujas resoluções apresentaram um caráter

a) liberal, à medida que consolidaram os valores republicanos e anti-absolutistas da burguesia europeia.

b) conservador e representaram um retrocesso em relação aos avanços liberais trazidos pela Revolução Francesa.

c) socialista, pois representaram a materialização dos anseios econômicos e sociais do proletariado urbano europeu.

d) conservador, à medida que não aceitaram os princípios burgueses da legitimidade e do equilíbrio, impedindo a criação da Santa Aliança.

e) liberal, pois com a criação da Santa Aliança foram preservados os direitos adquiridos pela burguesia a partir do êxito da Revolução Francesa.

Questão 15- (ESPM/2011) Após a derrota de Napoleão, os representantes dos países vencedores reuniram-se em um congresso na cidade de Viena para solucionar os problemas surgidos em consequência da Revolução Francesa.

Esse congresso contou com a participação de quase todos os estados europeus afetados pelas conquistas napoleônicas.

Aproveitando-se das rivalidades entre os quatro grandes, Talleyrand, representante da França, invocou o princípio de legitimidade.

(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais)

A partir da leitura do texto aponte a alternativa que apresenta os quatro grandes países vencedores e a definição do que foi o princípio da legitimidade:

a) Inglaterra, Áustria, França e Espanha – aliança militar para defender o conservadorismo e combater o liberalismo;

b) Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – modificação do mapa da Europa em benefício da Inglaterra;

c) Inglaterra, Áustria, Rússia e França – organização da chamada Confederação Germânica;

d) Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – restauração das dinastias reinantes antes da Revolução Francesa e remanejamento das fronteiras dos países europeus ao que eram antes de 1789;

e) Inglaterra, Prússia, Rússia e Espanha – princípio das intervenções que autorizou os quatro grandes a imporem seus interesses pela força.

Questão 16- (UNESP SP/2014) O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou

a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja.

b) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime.

c) na validação da nova divisão política da Europa, definida pelas conquistas napoleônicas.

d) na derrubada dos regimes republicanos e na restauração monárquica na França e na Inglaterra.

e) na defesa dos princípios do livre comércio e da emancipação das colônias na América.

Questão 17- (FURG RS/2007) A Santa Aliança, após o Congresso de Viena (1814-1815), adotou uma política em relação às colônias hispano-americanas, que visava a:

a) impor os princípios da Doutrina Monroe sobre todos os Estados europeus.

b) restabelecer o antigo sistema colonial espanhol.

c) difundir as ideias político-sociais da Revolução Francesa de 1789.

d) obrigar D. João VI a entregar a Província Cisplatina a Fernando VII da Espanha.

e) incentivar os movimentos nacionalistas de caráter separatista na América do Sul.

Questão 18- (FGV/2013) Restauração é o nome do regime estabelecido na França durante quinze anos, de 1815 a 1830, mas essa denominação convém a toda a Europa. Ela é múltipla e se aplica a todos os aspectos da vida social e política.

(René Rémond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo)

Reconhece-se a Restauração no processo que

a) restituiu o poder aos monarcas europeus alinhados a Napoleão Bonaparte, provocando a generalização da contrarrevolução na América colonial, que havia sido varrida pelas independências nacionais.

b) alçou a Inglaterra à condição da nação mais poderosa do mundo, com capacidade de reverter a proibição do tráfico de escravos africanos para a América e de defender a recolonização de espaços coloniais espanhóis americanos.

c) restabeleceu as bases do sistema colonial na América e na Ásia, com a recriação de companhias de comércio marcadas pela rigidez metropolitana, além da prática do “mar fechado” e do porto único.

d) permitiu a volta das antigas dinastias ao poder, que o haviam perdido com as guerras napoleônicas, e que criou a Santa Aliança, nascida com o intuito de reprimir movimentos revolucionários.

e) ampliou os direitos trabalhistas em toda a Europa, condição que provocou as revoluções de 1820 e 1830, eventos fundamentais para a retomada dos valores políticos anteriores à Revolução Francesa.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre o Congresso de Viena. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre o Congresso de Viena

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Restauração, legitimidade e equilíbrio-europeu.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) Todas

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) apesar dos objetivos pacifistas, “restauradores” e de manutenção da ordem por parte do “Congresso”, ocorreram várias alterações nas condições internas e externas de potências e Impérios no decorrer do século XIX;

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) procurou-se restaurar o princípio da legitimidade das dinastias reinantes do Antigo Regime, gerando uma barreira conservadora em torno da França, o que beneficiou, principalmente, a Inglaterra;

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) I e III estão corretas.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) união política e militar entre as tradicionais monarquias europeias com a intenção de reprimir as revoluções liberais e nacionais inspiradas pela Revolução Francesa.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) autonomia da Itália e da Alemanha, divididas e submetidas à hegemonia húngara.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: b) Desenvolver uma política de neutralidade, onde quer que o regime absolutista estivesse ameaçado.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da ideia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) A restauração, no comando dos Estados europeus, das Dinastias legítimas, que reinavam no período pré-revolucionário.

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: c) foi orientado, entre outros, pelo princípio da legitimidade – que determinava a volta ao poder das antigas dinastias reinantes no período pré-revolucionário, além do recebimento de volta dos territórios que possuíam em 1789.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: d) reentronização das casas reais destituídas pelos exércitos napoleônicos e criação de um pacto político de equilíbrio entre as potências europeias.

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: d) Congresso de Viena.

Exercício resolvido da questão 14 –

Alternativa correta: b) conservador e representaram um retrocesso em relação aos avanços liberais trazidos pela Revolução Francesa.

Exercício resolvido da questão 15 –

Alternativa correta: d) Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia – restauração das dinastias reinantes antes da Revolução Francesa e remanejamento das fronteiras dos países europeus ao que eram antes de 1789;

Exercício resolvido da questão 16 –

Alternativa correta: b) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime.

Exercício resolvido da questão 17 –

Alternativa correta: b) restabelecer o antigo sistema colonial espanhol.

Exercício resolvido da questão 18 –

Alternativa correta:d) permitiu a volta das antigas dinastias ao poder, que o haviam perdido com as guerras napoleônicas, e que criou a Santa Aliança, nascida com o intuito de reprimir movimentos revolucionários.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre o Congresso de Viena? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.