X

Como eram as ferramentas do Período Neolítico? Aprenda sobre os instrumentos que começaram a civilização

Como eram as ferramentas do período Neolítico?

A Revolução Neolítica é um dos marcos da pré-história e trouxe uma série de inovações que facilitaram a vida humana e tornaram possível o surgimento das civilizações. Entenda como eram as ferramentas do Período Neolítico e como elas foram fundamentais para o nosso desenvolvimento.

Este é um resumo de como eram as ferramentas do período Neolítico e você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir direto ao conteúdo:

Depois de ler este artigo, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que foi o período Neolítico?

O Período Neolítico é uma das divisões tradicionais da Pré-História, identificado com o fim desta era da vida humana. Nele, houve grandes modificações ao ponto de alguns historiadores o chamarem de Revolução Neolítica.

Seu antecessor é o período Paleolítico, que ganha esse nome graças ao principal material utilizado na fabricação de suas ferramentas e armas, que eram as lascas de pedra. Estima-se que o Paleolítico teve início há 2.5 milhões de anos e chegou ao fim por volta do ano 10.000 a.C, quando o período neolítico começa.

A palavra neolítico significa pedra nova. Ela nomeia o período porque a fabricação de ferramentas de pedra se tornou mais complexa e sofisticada, ou seja, ganhou uma forma nova.

Esse período se estende até o ano 3.500 a.C., quando a escrita foi inventada na antiga Mesopotâmia e marcou o fim da pré-história.

Na sequência, vamos ver como eram as ferramentas do período Neolítico e quais eram as mais utilizadas.

Como eram as ferramentas do Período Neolítico?

O período neolítico é identificado com os progressos técnicos que ocorreram nele, fundamentais para o início das primeiras civilizações. Foi durante este período que houve o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, que permitiram a sedentarização do homem, que era nômade até então.

Isso se deve em parte ao desenvolvimento de ferramentas com pedra polida, utilizada em machados, lanças e outros instrumentos. Ela era mais efetiva do que as lascas de pedra. Uma lâmina de pedra polida podia cortar ossos com mais facilidade e perfurar carne com mais profundidade.

Isso foi essencial para a caça e a fabricação de outras peças importantes, como a própria vestimenta dos indivíduos.

Contudo, a pedra polida não foi o único material usado. Se quisermos entender como eram as ferramentas do período neolítico, é preciso saber que elas eram diversas. A madeira e os ossos continuaram servindo como matéria-prima para muitas delas.

Além disso, o neolítico vivenciou o desenvolvimento da cerâmica, usando barro e argila para a produção de recipientes em que armazenavam água, sementes, grãos e produtos moídos. Com elas, também se pôde cozinhar.

Algumas peças eram fabricadas com fibras, principalmente o vime. Elas eram tecidas no fuso ou no tear, que são invenções neolíticas feitas de madeira.

Agora que já vimos como eram as ferramentas do período neolítico, vamos conhecer as mais utilizadas.

Quais eram as 8 principais ferramentas do Período Neolítico?

Como as ferramentas do neolítico eram principalmente de pedra polida, esse é o material que mais vai se repetir nesta lista. As ferramentas mais usadas eram:

  • Raspadores: pedaço plano de pedra com uma borda maior e curvada. Eram usados para matar e separar a carne da pele dos animais.
  • Lâminas: eram mais compridas e finas que os raspadores, por isso podia ser inserida profundamente na carcaça e cortar ao longo de um osso.
  • Flechas e lanças: eram instrumentos mais sofisticados, com ponta de pedra habilmente polida em forma triangular. Os arcos de madeira também já eram utilizados neste período.
  • Machados: tornaram mais fácil a limpeza do solo, o que ajudou a desenvolver a agricultura. Eram feitos de pedra polida e serviam também como armas.
  • Enxós: composto por um cabo de madeira e uma lâmina de pedra polida, semelhante a uma enxada, mas utilizado no manuseio da madeira, como na construção de canoas.
  • Martelos: eram feitos arredondando uma pedra e fixando-a a um cabo, com cordas ou encaixes. Eram utilizados para trabalhar com madeira também.
  • Cinzéis: eram feitos com uma pedra afiada posta na ponta de um bastão rígido.

Depois deste resumo sobre como eram as ferramentas do Período Neolítico, teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Pré-história que separamos.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo de como eram as ferramentas do Período Neolítico!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.