X

O que é Princípio Fundamental da Contagem? Entenda essa importante ferramenta da Análise Combinatória + o que é Fatorial!

Entenda o Princípio Fundamental da Contagem, que é a iniciação na Análise Combinatória!

O Princípio fundamental da contagem (PFC), conhecido como princípio multiplicativo, é um dos tipos de cálculos da Análise Combinatória. Ele aponta que para achar o total de possibilidades de um evento com etapas sucessivas e independentes, devemos multiplicar entre si os números das possibilidades presentes em cada etapa.

Neste artigo sobre o Princípio fundamental da contagem, você encontrará:

  1. O que é Análise Combinatória
  2. O que é Princípio Fundamental da Contagem e como calcular
  3. Para quê serve Fatorial, como utilizar e calcular?
  4. Exemplos ilustrativos com diagrama!

O que é Análise Combinatória

A Análise Combinatória é a área da Matemática que estuda as formas de resolver problemas relacionados à contagem de elementos ou às possibilidades de algo ocorrer. 

Por exemplo, se queremos saber de quais modos diferentes podemos organizar pessoas na fila ou qual o número de senhas que podemos formar com 3 letras e 3 números.

Cada questão criará um contexto diferente, com elementos e objetivos distintos. Assim, você deverá saber qual método usar em cada caso!

O que é Princípio Fundamental da Contagem (PFC)

O princípio fundamental da contagem é o primeiro e mais básico método de resolver as questões da Análise Combinatória. 

Ele também é conhecido como Princípio Multiplicativo e, como o próprio nome aponta, sua “lei” diz que devemos multiplicar o número de opções que há em cada etapa apresentada.

  • De forma mais completa:

“Quando um evento é composto por etapas sucessivas e independentes, sendo as possibilidades da primeira etapa representadas pelo X e as da segunda por Y, o total de possibilidades será dado pelo produto entre X e Y.”

Ainda tem dúvida? Vamos a um exemplo ilustrado para facilitar:

Exemplo

Questão 01

O kit de uma lanchonete é formado por suco, sanduíche e sobremesa. As opções de suco são laranja, morango ou uva; os sanduíches podem ser de frango ou boi e a sobremesa é chocolate ou bala. Quantos kits diferentes um cliente pode montar?

Para resolver essa questão de forma fácil, vamos utilizar um diagrama de árvore:

Observe que há duas possibilidades de sanduíche, e cada uma delas possui 3 possibilidades de suco. Por sua vez, cada uma dessas tem sua possibilidade de sobremesa.

Ao todo, enxergamos 12 possibilidades!

  • Contudo, nem sempre teremos espaço e tempo para desenhar as possibilidades, então precisamos entender os cálculos ques nos permitem fazer essa análise!
  • Por isso existe o Princípio Fundamental da Contagem, veja como seria a resolução utilizando ele:

Foi dito que existem 3 opções de suco, 2 de sanduíche e 2 de sobremesa. Observamos que são 3 etapas independentes entre si e com um número de opções em cada uma. Por tanto, multiplicamos os seguintes fatores:

Questão 02

Juninho brincava com um dado e notou que também possuía uma moeda em seu bolso. Como era um garoto muito esperto e amava matemática, decidiu descobrir quantas possibilidades de resultados distintos há ao lançar uma moeda e um dado. Qual foi o número corretamente encontrado por ele?

Ao lançarmos uma moeda e um dado temos as seguintes possibilidades:

Moeda: cara ou coroa (2 possibilidades)

Dado: 1, 2, 3, 4, 5, 6 (6 possibilidades)

Observando o ocorrido, vemos que para cada uma das 2 possibilidades da moeda há outras 6 no dado. Portanto, o evento tem duas etapas com 2 possibilidades na primeira e 6 na segunda

Fazendo 2 x 6 encontramos o total de 12 possibilidades totais!

Questão 03

O prefeito da Transitolândia deseja criar placas para os automóveis. Elas devem conter placas de exatamente 3 dígitos. Somente os algarismos pares podem ser utilizados e não pode haver repetição de algarismos em uma mesma placa. Quantas possibilidades de placas distintas ele terá?

Os algarismos pares são: 0,2,4,6 e 8 (4 opções) e há 3 dígitos para serem preenchidos. 

Como são placas, não existe uma ordem correta para começar ou terminar. Portanto, pode colocar qualquer um dos 4 números na primeira casa. Sobrará 3 números para a segunda casa e 2 para a última, já que não pode haver repetição em uma mesma senha.

Assim, teremos que 5 x 4 x 3 = 60, logo há 60 opções de placas distintas, seguindo essas exigências do prefeito.

ATENÇÃO:

Atente-se para os detalhes dos comandos da questão! 

  • Se fossem permitidas repetições de números em uma mesma placa, seria um resultado diferente.
  • Se fosse dito que o número da placa como um todo deve ser par e pudesse utilizar todos os algarismos de 0 a 9, deveríamos ter o cuidado de colocar primeiro os algarismos pares no último dígito da placa. Assim, garantiríamos a condição que foi dada e calcularíamos as demais possibilidades.

Para quê serve Fatorial, como utilizar e calcular?

O fatorial é uma ferramenta matemática utilizada para simplificar os cálculos matemáticos. Ele é muito utilizado na Análise Combinatória e no PFC!

O seu símbolo é o mesmo que o do sinal de exclamação “!”, e toda vez que aparecer diante de um número, significa que faremos o fatorial dele.

Observe:

  • Portanto, consiste em multiplicar o número com o fatorial, por todos os seus antecessores inteiros até chegar ao 1.

Utiliza-se muito o fatorial nos cálculos de anagramas de uma palavra. Lembre-se  que anagrama é a quantidade de novas palavras formadas (com ou sem sentido) utilizando as letras de outra palavra. 

Exemplo

Se quisermos determinar todos os possíveis anagramas da palavra PEDRA, teremos: 

A palavra é formada por 5 letras não repetidas e há 5 espaços para serem preenchidos com uma letra em cada. Portanto, podemos colocar 1 letra qualquer, dentre as 5, no primeiro espaço.

Restará 4 para o segundo, 3 para o terceiro, 2 para o quarto e 1 para o quinto. Dessa forma, se utilizarmos o PFC, teremos: 5 x 4 x 3 x 2 x 1, ou seja, o mesmo valor de 5!

Assim, sabemos que PEDRA possui 120 anagramas!

Gostou do nosso artigo sobre o Princípio Fundamental da Contagem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Matemática
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (4)

    • Obrigado pelo comentário, Eliane! É uma satisfação imensa saber que você conseguiu aprender. Todos os dias temos conteúdos novos, consulte sempre que quiser.

  • Na questão 3, em relação às placas dos carros em Transitolândia, creio que houve um equívoco, pois a questão menciona que as placas contém apenas três dígitos diferentes e que todos devem ser pares.

    "O prefeito da Transitolândia deseja criar placas para os automóveis. Elas devem conter placas de exatamente 3 dígitos. Somente os algarismos pares podem ser utilizados e não pode haver repetição de algarismos em uma mesma placa. Quantas possibilidades de placas distintas ele terá?"

    Sendo assim, quando falamos em algarismo consideramos de 0 à 10: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
    E, destes algarismos temos cinco que são pares: 0, 2, 4, 6, e 8.
    Portanto a resposta seria 5. 4. 3 = 60 placas diferentes.

    Vale salientar que existem muitas discussões em relação ao algarismo 0 (zero), como também várias evidências de que ele seja considerado par. Dentre as justificativas:
    Todo número terminado em zero é par, portanto ele é par;
    Todo número que dividido por 2 é um número inteiro é par, logo 0 : 2 = 0, então é par;
    Todo número do tipo 2n é par, como 2 . 0 = 0, logo ele é par;
    E ainda todo antecessor de um número ímpar é par, como o 0 vem antes do 1 que é ímpar, concluímos que ele é par.