X

Temas de redação que já caíram no ENEM- Conheça todos eles!

TEMAS DE REDAÇÃO QUE JÁ CAÍRAM NO ENEM

Já ouviu falar que não há nada melhor para ver o futuro do que entender o passado? Esse ditado popular funciona muito bem com o Enem, inclusive em relação aos temas de redação.

O Exame Nacional do Ensino Médio, apesar de sempre trazer um assunto que surpreende todo mundo e vira até meme, segue um padrão: leva em consideração questões que de alguma forma afetam a sociedade. E como sabemos disso? Observando os temas de redação que já caíram no Enem.

Sabendo disso, preparamos este artigo para que você tenha noção do que é exigido na prova de redação. Assim, você entenderá como é possível chegar ao dia do Exame preparado independentemente de qual seja o tema.

Este vai te mostrar quais os temas de redação já caíram no Enem para que você saiba como se preparar. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Por que conhecer os temas de redação que já caíram no Enem pode me ajudar?
  2. Temas de redação que já caíram no Enem nas primeiras edições
  3. Temas de redação que caíram no Enem nas últimas edições
  4. Mude de vida com ajuda do Beduka (bolsas de até 65%)

Quer entrar na faculdade sem precisar fazer o Enem 2023? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de até 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

Por que conhecer os temas de redação que já caíram no Enem pode me ajudar?

Saber os temas de redação que já caíram no Enem é importante para que você tenha uma ideia do que é exigido e possa se preparar melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Todo ano, muitos professores e cursinhos tentam adivinhar qual será o tema da redação, e não será diferente em relação ao Enem 2023. Mas não há necessidade de prever o futuro assim, o mais importante é saber e entender o padrão seguido pelo exame.

É exatamente por isso que é indispensável conhecer os temas cobrados nas edições anteriores, pois isso nos permite identificar o que todos eles tem em comum: ser de cunho social e contemporâneo.

Sabendo disso, você descobre logo a primeira coisa essencial na hora da preparação: acompanhar notícias e saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Você poderá usar os temas que já caíram no Enem para praticar em suas redações e também para excluir da sua lista de assuntos, já que até hoje o exame nunca repetiu uma abordagem.

Importante: o Exame Nacional do Ensino Médio surgiu em 1998. Fizemos uma relação de todos os temas de redação que já caíram no ENEM desde a primeira edição e, a partir de 2010, teremos um detalhamento mais completo sobre os assuntos abordados.

Temas de redação que já caíram no ENEM nas primeiras edições

Os temas a seguir são de edições bem antigas do Enem, mas, desde a década de 90, já é possível notar como o exame sempre levou em consideração questões ligadas a dilemas sociais.

1998 – “Viver e Aprender”

1999 – “Cidadania e participação social”

2000 – “Os direitos da criança e do adolescente”

2001 – “Desenvolvimento e preservação ambiental”

2002 – “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”

2003 – “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”

2004 – “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação”

2005 – “Trabalho infantil”

2006 – “O poder de transformação da leitura”

2007 – “O desafio de se conviver com as diferenças“

2008 – Ações para preservar a floresta Amazônica

2009 – “O indivíduo frente à ética nacional”

Além destes temas acima, fizemos também uma redação nota 1000 corrigida e, ao final deste artigo, tem um vídeo que produzimos explicando detalhes sobre os livros que você deve ler para o ENEM 2023.

Temas de redação que já caíram no ENEM – Últimas edições

Os temas de redação do Enem foram se tornando mais complexos com o tempo, e é possível observar isso através dos temas que já caíram no Enem a partir do ano de 2010. Porém, observe como o padrão sobre o qual já conversamos continuou sendo seguido.

Redação ENEM 2010O Trabalho na Construção da Dignidade Humana.” Para que os participantes deste ano tivessem uma base, o ENEM 2010 disponibilizou dois textos de apoio, um sobre o futuro do trabalho e outro sobre o trabalho escravo.

Redação ENEM 2011Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.A prova do ENEM 2011 apresentou uma tirinha satirizando a questão da internet e da privacidade para ajudar os participantes a desenvolverem o tema.

Redação ENEM 2012 – “Movimento imigratório para o Brasil no século 21.” A prova incluía dois textos sobre a imigração dos bolivianos e dos haitianos para o Brasil, assim como um outro texto do Museu da Imigração. Era interessante argumentar sobre as causas desse movimento e os contextos que os envolveram.

Redação ENEM 2013 – “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.” Os participantes deveriam falar sobre a lei que limita a tolerância em relação ao nível de álcool permitido no organismo de motoristas que estivessem dirigindo, assim como todas as polêmicas envolvendo o “bafômetro”. Foi um assunto muito popular na época.

Redação ENEM 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil.” O participante deveria escrever o texto argumentando se a publicidade infantil deveria ou não ser proibida e sobre como as crianças são os consumidores do futuro.

Redação ENEM 2015 – “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.“ O participante precisou escrever sobre todo o contexto envolvendo a mulher na sociedade, o machismo, o feminicídio e os aspectos relacionados a violência doméstica. Foi um dos temas mais polêmicos e muitos tiveram suas redações zeradas por ferirem os direitos humanos.

Redação ENEM 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.” Devido a ondas de violência contra religiões minoritárias no país, os participantes precisavam argumentar e criar propostas sobre como diminuir essa intolerância e elevar o respeito às diferentes crenças.

Redação ENEM 2017 –  “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.” O tema deveria ser abordado levando em conta dados sobre a formação educacional dos alunos surdos, o preconceito que envolve muitas vezes a contratação de profissionais com este tipo de deficiência, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o fato de que todos têm direito à educação.

Redação ENEM 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.” O tema da redação do ENEM 2018 tratou das questões envolvendo o uso da rede e da coleta de dados dos usuários para direcionamento de campanhas ou mesmo interpretação do comportamento das pessoas no mundo virtual.

Para muitos, o tema era uma conexão com as “fake news”, mas se o estudante caiu nesta temática, ele correu grande risco de tratar superficialmente o assunto proposto pelo Inep.

Redação ENEM 2019– “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O tema trazido pelo INEP exigia do aluno que dissertasse sobre o acesso ao cinema no Brasil. Além disso, o aluno nota 1000 precisava ressaltar que o direito a ir ao cinema é uma forma de validar a democracia e a igualdade no Brasil.

Redação ENEM 2020– “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.” Um tema muito pertinente em meio à pandemia da Covid-19, as doenças mentais foram pauta no Enem de 2020. O tema exigia que o aluno falasse sobre os estigmas, isto é, os preconceitos com as pessoas que possuem doenças mentais na sociedade brasileira.

O que achou dos temas de redação que já caíram no ENEM? Sempre bem amplos e atuais, certo? Não deixe de ficar ligado nas notícias, redes sociais, jornais, guias de atualidades, etc. Estar bem informado é estar preparado para arrasar em qualquer assunto que venha em sua direção.

Você também pode aproveitar outros conteúdos que te ajudam a fazer uma redação, acesse :

Mude de vida com a ajuda do Beduka (bolsas de até 65%)

Estudando sobre os temas de redação que já caíram no Enem, temos certeza que você viu a trabalheira que é se preparar para o exame. Não que seja impossível, nós sempre damos um jeito de te ajudar de forma simples e eficiente.

Dessa vez, o Beduka conseguiu algo ainda mais incrível para te oferecer! Através do Beduka Bolsas, você ganha uma bolsa de até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita.

Não é preciso fazer provas, não precisa preencher pré-requisitos e o início é imediato! Essa é a chance que você tanto esperou.

Agora, se o seu objetivo é mesmo fazer o Enem 2023, estaremos aqui trazendo conteúdos exclusivos e produzidos de uma forma super fácil de entender. Conte conosco.

Antes de terminarmos, confira o vídeo abaixo com algumas dicas imperdíveis de livros para o Enem 2023.

Qualquer dúvida, estamos também no Instagram. Esperamos seu direct.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Redação
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (1)

  • Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !